A edição do Diario de Pernambuco deste domingo traz uma reportagem com os bastidores da criação do galo gigante que vai reinar no carnaval do Recife deste ano. A alegoria, de 27 metros e aproximadamente 33 toneladas, está sendo gestada no município de Igarassu. Para o galináceo ganhar forma, artesãos comandados pelo artista plástico Sávio Araújo estão trabalhando duro.

Um dos símbolos do carnaval do Recife, a escultura gigante do galo reina no meio da Ponte Duarte Coelho desde 1995, quando se pensou numa forma de comemorar a inclusão do clube de máscaras Galo da Madrugada, que começou de forma familiar em 1978, no Guinness Book of Records como o maior bloco de rua do mundo.

Tradição também é estampar o bicho na capa do Diario de Pernambuco na sexta-feira, um dia antes do desfile no sábado de Zé Pereira que mobiliza os foliões. Desafio para os fotógrafos do jornal, que têm que buscar um novo ângulo a cada ano. Na “Galoeria” abaixo, confira as transformações do galináceo ao longo de todos estes anos.

Fotos: Peu Ricardo/DP

CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO PARA TER ACESSO À GALERIA DE 22 IMAGENS NO FLICKR

Galoeria