Com duas reportagens vencedoras nas categorias impresso e digital, além de uma menção honrosa pelo tema abordado, o Diario de Pernambuco foi eleito o Veículo do Ano pela Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip), na 14ª edição do seu prêmio nacional de jornalismo.

Os trabalhos do Diario, dos repórteres André Clemente, Rochelli Dantas e Thatiana Pimentel (Economia) e Alice de Souza e Anamaria Nascimento (Local), todos publicados na superedição de fim de semana, com versões para o portal diariodepernambuco.com.br, concorreram com 180 matérias publicadas em jornais e revistas e veiculados em rádios, tevês e internet em todas as regiões do país.

O resultado mostra que a aposta do Diario em um jornalismo diferenciado, com profundidade e tratamento gráfico de revista, ganha reconhecimento nacional. Somente neste ano, o jornal foi vencedor em quatro categorias da 23ª edição do Cristina Tavares de Jornalismo e do 2º Prêmio de Jornalismo Literário, uma das mais importantes premiações do Norte/Nordeste.

No âmbito estadual, O Diario foi contemplado em duas categorias da 13ª edição do Prêmio Urbana de Jornalismo. Além disso, foi finalista do Prêmio Roche de Jornalismo, o maior da América Latina na área de saúde. A festa de premiação da Abecip ocorrerá no dia 26 de outubro, no Museu da Casa Brasileira, em São Paulo.


Publicada originalmente na superedição dos dias 8 e 9 de outubro de 2016, a reportagem “A multiplicação verde pelo Recife” apresentou, em três páginas, um quadro de como a capital pernambucana vem tentando reatar os laços com a natureza, quatro séculos depois da criação do primeiro jardim público pelo conde Maurício de Nassau. A repórter Alice de Souza apontou as diferenças existentes entre 660 espaços públicos dos seus 94 bairros. As fotos foram produzidas por Peu Ricardo. O material foi vencedor do Prêmio Abecip 2017 na categoria versão impressa.


A reportagem “Canteiros sem cinza”, de André Clemente, Rochelli Dantas e Thatiana Pimentel, foi publicada originalmente na superedição de 26 e 27 de agosto de 2017. Em duas páginas, a equipe apresentava as soluções encontradas por empresas de construção civil pernambucanas para reduzir a quantidade de resíduos. Baseado nos quatros elementos (terra, fogo, água e ar), o trabalho ganhou conteúdo extra na internet e acabou sendo contemplado com o Prêmio Abecip 2017 na categoria versão digital.


De autoria da repórter, Anamaria Nascimento, a reportagem “Capibaribe: um rio à espera por sua cidade” foi publicada na superedição do Diario de 21 e 22 de janeiro de 2017. Em três páginas, o material apresentou a atual situação do principal rio que corta o Recife, principalmente em relação à sua navegabilidade, através de relatos de personagens que vivem às suas margens. Pela relevância do tema, a comissão julgadora do Prêmio Abecipe, formada por quatro jornalistas especializados na área financeira e quatro especialistas em economia e crédito imobiliário, contemplou o trabalho com uma menção honrosa na categoria digital.