IMG_7899

Crédito: Roberto Ramos/DP

O repórter fotográfico Paulo Paiva, do Diario de Pernambuco, foi um dos vencedores do 5º Prêmio Abear de Jornalismo na categoria especial de fotojornalismo. Foi a primeira vez que a Associação Brasileira das Empresas Aéreas resolveu distinguir este segmento entre os 176 trabalhos inscritos, que envolveram matérias veiculadas em qualquer tipo de plataforma jornalística, como veículos impressos, rádio, TV e internet.

Intitulada pelo autor como “Em busca de voos mais verdes”, a imagem premiada retrata a sombra de um avião sobre a copa de árvores e foi registrada por Paulo Paiva em uma viagem de retorno ao Recife de Petrolina. “Fiz a imagem quando estávamos sobrevoando a mata do Curado, já perto do Aeroporto dos Guararapes”, afirmou.

A fotografia foi publicada no Diario de Pernambuco na edição de 7 de agosto de 2017, integrando a reportagem “Biocombustíveis, uma ideia que ainda não ‘decolou’”, de autoria do repórter Ed Wanderley, finalista na categoria Inovação e Sustentabilidade. A imagem ainda concorre ao Grande Prêmio Abear, que só será entregue na solenidade marcada para novembro ao trabalho que obtiver maior pontuação dentre os vencedores das seis categorias oficiais.

O Prêmio Abear foi o terceiro conquistado por Paulo Paiva como repórter fotográfico do Diario. Ele já havia sido vencedor, neste ano, do Prêmio Fecomércio com as imagens que ilustraram a reportagem “Um Novo Caminho de volta à antiga casa”. Em 2013, ele foi contemplado com o troféu Adilson Couto de Jornalismo Esportivo, da Secretaria Estadual de Esportes, por uma foto que ilustrava a reportagem “É Tempo de esportes”, enfocando os Jogos Escolares de Pernambuco.

A vitória de Paulo Paiva foi anunciada um dia depois do Diario ser considerado o Veículo do Ano pela Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip), na 14ª edição do seu prêmio nacional de jornalismo. Com duas reportagens vencedoras nas categorias impresso e digital, além de uma menção honrosa pelo tema abordado, o jornal se destacou entre as 180 matérias publicadas em jornais e revistas e veiculados em rádios, tevês e internet em todas as regiões do país.

100717pp122

Crédito: Paulo Paiva/DP