celular

A Previdência Social ainda deixa muito a desejar na prestação do serviço à população, mas aos poucos vem melhorando. Uma praticidade que está disponível para população, embora não muito conhecida, é o sistema de acompanhamento dos processos administrativos via celular e-Recursos. Ao invés de ir até o posto do INSS e enfrentar filas, o trabalhador pode ver o andamento do seu caso de qualquer lugar e ver se houve julgamento via aparelho celular. O e-Recursos é uma ferramenta da Previdência Social que possibilita aos usuários acompanhar todas as etapas processuais de recurso que contesta decisão do INSS.

O acesso é gratuito e permite ao trabalhador receber notificações do andamento processual em tempo real.
Usuários de smartphones da Apple Store têm acesso à ferramenta por meio de aplicativo. O e-Recursos pode ser baixado no iPhone, iPad e iPod, para quem tem aparelhos com plataforma da Apple. A partir desse ano, o aplicativo e-Recursos passou a ser disponibilizado na versão 2.3.3 também para usuários dos smartphones com sistema Android.

O sistema permite redução do prazo na tramitação dos processos, já que substitui a papelada por processo eletrônico, o que facilita para o trabalhador e para aqueles que vão julgar o recurso. Mas o prazo continua sendo de 85 dias para ser julgado, assim que chegar na Junta de Recursos.

Para realizar a consulta processual, é necessário ter o número do protocolo, número do benefício, CPF do recorrente ou CADSENHA. Com essa senha, o usuário pode ter acesso a ver todos os documentos digitalizados no processo. O sistema pode ser baixado de qualquer computador pelo sítio “erecursos.previdencia.gov.br/” ou pelo aparelho celular. Até a próxima.