País de Borá

BoráVamos viajar um pouco nos números. Ou quem sabe na maionese mesmo. Como já foi amplamente divulgado, a delegação olímpica do Brasil em Pequim é a maior que o país já enviou para os Jogos, desde a sua primeira participação, em 1920. Ao todo, foram 469 integrantes, sendo 277 atletas (representando 32 modalidades).

O expressivo número representa 58,3% da população da simpática Borá (foto), no interior de São Paulo. Borá foi emancipada de Paraguaçu Paulista em 1964 e conta com apenas 804 habitantes, sendo assim o menor município do país, segundo o IBGE. E olhe que eram 795 moradores em 2000… Nos últimos 15 anos aconteceram apenas um assassinato e um furto. Nos dois casos os acusados foram presos. Em tempo: Borá é uma espécie de abelha típica da região.

Brasil na Olimpíadas/2008
Total: 469 integrantes
Atletas: 277 (145 homens e 132 mulheres)
32 modalidades

Borá
População: 804 habitantes
IDH: 0,794
PIB per capta: R$ 13.948

Obs. O post só foi possível por causa da colaboração da repórter rubro-negra Ana Braga, do Diario. Que provavelmente não conhece Borá. E que caso um dia apareça por lá, acabará chamando a atenção da polícia, sempre atenta à presença de forasteiros nesse projeto de metrópole.

Site do Comitê Olímpico Brasileiro: http://www.cob.org.br/
Site da Prefeitura de Borá: http://www.bora.sp.gov.br/
Trailer de Borat (sem relação alguma com Borá): http://www.youtube.com/watch?v=9IIJxix5nuo

2 Replies to “País de Borá”

  1. Visitei Borá dia 07 de junho de 2010. Fui muito bem recebido pela família de D. Júlia e Sheila que são mãe e irmã do meu amigo Donizete. Não sei se esta resposta chegará até Borá,porém,Borá já está vinculada em minhas boas lembranças.Abraços carinhosos.                                                                                          . Reinaldo   Jardim Elba    São Paulo    Capital

  2. Pingback: Só relógio atômico salva | Blog de Esportes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*