Grandes demais para a Série D

Santa Cruz 4 x 4 Remo, no Arruda, pela Série B de 2007Santa Cruz e Remo ainda terão que disputar a vaga, mas a provável participação dos dois na 4ª divisão do Brasileiro, em 2009, mostra o quanto foi polêmica a fórmula de descenso nesta Terceirona. Além de serem rivais tradicionais (há mais de 70 anos), os dois clubes são verdadeiros campeões de público no Nacional.

Os dois times deixaram a Série C como primeiro e segundo lugares em média de público (Santa com 19.894 e Remo com 13.366 torcedores). E olhe que o Santa Cruz também foi o recordista na Segundona de 2007, quando o clube teve uma presença média de 28.228 torcedores nos 19 jogos no Arruda. Nos dois anos, porém, o apoio não adiantou, pois o Tricolor acabou sendo rebaixado. Na foto acima, o empolgante empate por 4 x 4, no Arruda, em 2007.

Segundo os dados do pesquisador Carlos Celso Cordeiro, a Cobra-Coral e o Leão Azul já se enfrentaram em 41 jogos. A primeira partida aconteceu em 14 de julho de 1935, em Belém. Goleada do Remo por 6 x 2. Apesar da larga vantagem na estréia, o histórico é bem equilibrado. Outros dois duelos imporantes aconteceram em 1967, quando o Mais Querido ganhou o Torneio Hexagonal Norte-Nordeste (Santa 9 x 0 Remo e Remo 2 x 1 Santa). Veja abaixo o retrospecto geral (os jogos pela Série A estão entre parêntese):

Santa Cruz x Remo: 41 jogos (8)
16 vitórias do Santa (5) – 72 gols
9 empates (1)
16 vitórias do Remo (2) – 67 gols

O possível confronto na Série D no ano que vem irá contrastar bastante com o passado de Santa (24 títulos pernambucanos) e Remo (42 estaduais), que já duelaram 8 vezes pela Série A, com boa vantagem para o Santa.

Último jogo pela Série A: Remo 3 x 1 Santa Cruz, em 27 de outubro de 1993. Naquele ano, o time paraense fez a sua melhor campanha na elite, ficando em 8º lugar. A melhor participação do Santa foi em 1975, quando ficou na 4ª colocação.

Curiosidade: Paulista, Santa Cruz, Remo e Ituano estavam na Série B de 2007, mas acabaram rebaixados. Neste ano, os quatro clubes voltaram a decepcionar a suas torcidas, e caíram de novo, dessa vez para a Série D. O Paulista foi eliminado ainda na primeira fae, enquanto os outros três foram os lanternas em seus respectivos grupos na fase seguinte.

Teria sido coincidência ou uma reação em cadeia de desorganização?

Foto: Arquivo/DP

15 Replies to “Grandes demais para a Série D”

  1. Eu sou torcedor do time mais querido da Paraíba o Treze e tambem estou decepcionado assim como toda sua torcida em ter que disputar a série D um time tão tradicional como o Treze que chegou a ficar em 9° lugar na série A acabou caindo para a série D. Mas nos temos que apoiar o time para que esse ano possamos voltar a série C que é o minimo que nós merecemos.

    Obs: Como poderam se esquecer do Treze uma das maiores torcidas do Nordeste.
    De: Raiffy fiel torcedor trezeano

  2. Existe um clube que não foi citado e que por sua grandeza também não poderia está na 4ª divisão que é o CSA – AL,clube esse que foi duas vezes vice-campeão da taça de prata e o unico clube do norte nordeste a participar da comebol(torneio internacional)onde neste se consagrou vice-campeão do mesmo.Além de ser o maior detentor de titulos estaduas (38 vezes campeão).por isso é que o nosso clube nunca poderia está nesta situação.

  3. Isso não é verdade… embora não tenha conquistado no campo, o título de 87 pertence a loucura de Homero Mentirinha, que brigou com deus e todo mundo. O Flamengo achando que as coisas iam ficar por isso mesmo deixou pra lá (porém conhecendo o caráter das peças não duvido do acordo). Agora que quis a taça de penta nacional por conta das vitórias do São Paulo reavivou o folclore. Já a entrada nos 13 se deu por conta do patrocinador da época. Mesmo assim são treze mais 7 (uns baba-ovos covardes que atuam como prostitutas. Estão sempre de calças abaixadas para os 13, ganhado menos que os demais pra tentar fazer onda localmente). Essa é a tradição do Ex-port… e de quem veste a sua camisa.

  4. Se estes clubes tivessem o mesmo tratamento dos clubes dos 13, certamente eles não estariam nesta condição! é uma vergonha que o futebol brasileiro seja patrocinador de competição tipo GOLIAS x david. Pena que futebol não se faz por meio de FÉ!

  5. sou santa cruz e sei que o santa csruz so esta nessa situaçao devido a seu ex presidente edinho pois nao sei porque nao fizerao uma cpi com o meliente  ; mais agora eu sei que nosso santinha vai sair dessa pois agora nos temos um cara homem no comando do santa cruz para bens meu presidente sou tricolor junto c/ o senhor

  6. Sou um baiano que vive em São Paulo. A torcida dos nordestinos esclarecidos é para todo o time do Nordeste, além do seu time de origem, no meu caso o Bahia.
    Assim, estamos torcendo fervorosamente para o SPORT nesta copa LIBERTADORES. O SPORT é o Nordeste na Libetadores. Ou melhor o SPORT é o BRASIL na Libertadores. Porque o PALMEIRAS é a ITÁLIA. É assim que eles se auto-intitulam: São descendentes de italianos; cantam o hino da itália e odeiam os nordestinos. Por que? Porque os Nordestinos são os brasileiros; os que não tiveram terras férteis para cultivar; os derrotados; os vencidos. Aqui em São paulo toda a imprensa já considera o Palmeiras na final da Libertadores. O SPORT? … é apenas mais um clube nordestino.
    Por isso que queremos toda a raça e gana dos jogadores do SPORT.
    Obrigado.
    CLEMENTO VIEIRA

  7. Eu acho que time grande como o Santa Cruz chegar a serie D de uma forma tão rápida isso mexe com todos os tricolores e pensar que o sport esta na libertadores,campeão da copa do Brasil é de desanimar mas vamos com fé em Deus sair dese posso escuro e sem fim porque a esperança é a ultima que morre mas nesse caso nunca morrerar.
    dale santaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa meu amor por você não tem divisão 

  8. Eu sou do Santa Cruz e acho que um time grande como remo paulista ituano e Santa cruz cairem para série D é normal; por que um time não ganha todas estamos na série d mas isso é temporairo.

  9. Não existe isso sou torcedo do santa cruz é muito ruim ver uma coisa dessa o santa um time qui tem umas das maiores torcida do brasil passar por uma coisa  dessa

  10. isso é mais uma prova que o futebol do brasil e mal organizado! o meu santa cruz é muito grande  pra passar po isso. times como santa cruz e remo times de tradição no brasil não devia sair da serie a. os dirigentes do futebol brasileiro mindão vergonha!    “avante santa cruz tu é grande como tua torcida”

  11. Sou torcedor do paulista de jundiaí e a decepção com o time é muito grande, visto q o time chegou a ser vice campeão paulista da serie A, campeão da copa do brasil, participou de uma libertadores e só não disputou a serie A do campeonato brasileiro por um ponto, e tudo isso muito recentemente.
    A revolta foi maior ao torcedor que frequentou o estadio Jaime cintra durante os 19 jogos do paulistão pagando cerca de 50 reais para ver o clube que antes era orgulho da cidade do interior de São Paulo escapar do rebaixamento com o mesmo número de pontos que o 17º colocado. Uma vitória foi a salvação do grupo para que seu torcedor em grande maioria já desiludido com a equipe não desse as costas ao time no campeonato brasileiro. Esperemos maior competencia na administração deste patrimonio do interior paulista.

  12. COMO PODE TIMES DA GRANDEZAS DELES SEREM TAO MAUTRADADOS PELOS SEUS DIRIGENTES UM TIME QUE COLOCA MAS DE 28000 TORCEDORES NA SERIE C O REMO 13000 E PAULISTA PODE ESTA NESTA SITUAÇAO MAS FELISMENTE SOU TRICOLOR ATE MORRE (SANTA CRUZ)

  13. sou torcedor do santa cruz é time grande de torcida vcs ver pelo classico santa e sport o sport na libertadores não ganhou do santa cruz faz 3 anos sem ganha do santa como diz a musica da inferno.

    E eu não para não paro não sou santa cruz sou tricolor de coração ÔÔÔÔÔÔÔÔÔÔÔ

  14. Eu gostaria de saber se a serie D vai de fato ocorrer, eu nao acho justo a CBF criar um oficio informando sobre a serie D NO MEIO DO CAMPEONATO (a serie C de 2008)

  15. eu sou torcedor do clube do Remo. Esses 4 clubes grandes não podia cair para a serie D, mas como caiu. . . Esses 4 clubes não tiveram organização na serie C.Mas tenho fé em Deus que esse 4 clubes ainda vão se enfrentar num campeonato brasileiro da serie A e brigar pelo título.

    Renan Moreno, 13 anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*