Mundial manchado

Título gaúcho de 1979, o "maior" da carreira de Paulo Cezar Lima pelo GremioA resposta parece óbvia.

Qual é o título mais importante, o Mundial Interclubes ou o Campeonato Gaúcho?

O Mundial, na minha opinião. Na sua também? É claro que sim…

Mas não foi para o ex-ponta esquerda carioca Paulo Cezar Caju.

Campeão gaúcho em 1979 e mundial em 1983, já com 34 anos, pouco antes de encerrar a carreira.

Ele vestiu a camisa do Grêmio nas duas conquistas.

Durante o evento Toque de Classe, na noite de terça-feira, eu questionei o ex-craque sobre a denúncia feita por ele em sua biografia – lançada em 2006 -, na qual os gremistas teriam se dopado na final do Mundial, em 11 de dezembro de 1983, quando o Tricolor Gaúcho venceu o Hamburgo (ALE) por 2 x 1.

Como a denúncia acabou rendendo uma série de ameaças de processo por calúnia e difamação (dos ex-companheiros e do presidente do clube, Paulo Odone), Paulo Cezar se esquivou, mas nem por isso deixou de alfinetar o maior título do clube de Porto Alegre.

Paulo Cezar, hoje colunista, critica bastante a Seleção Brasileira atual“Eu passei duas vezes pelo Grêmio (em 1978/1979 e em 1983), e a minha maior conquista lá foi, sem dúvida, o Estadual de 79. Muito mais que o Mundial. Aliás, aquilo não era o Mundial, mas sim a Copa Toyota. Um jogo no Japão para ganhar dinheiro, sem times da África e da Ásia. No campeonato gaúcho foi diferente. Lá, a gente sofreu muito. Apanhamos muito no interior, onde é difícil demais de jogar. Torcida próxima, pressão. Aquele título me marcou. Não o Mundial”, afirmou o polêmico Paulo Cezar Lima, que ganhou o apelido por ter pintado o cabelo de acaju na década de 1970.

Abaixo, o trecho do livro autobiográfico no qual o ex-atacante denunciou o suposto doping. Depois, o trecho foi cortado pela editora, a pedido de Paulo Cezar. Confira:

“Na véspera do jogo, dois jogadores sugeriram que nós tomássemos bolinhas para aumentar o rendimento. Eu fiquei revoltado e muito triste e não admiti isso. Sempre fui limpo e não podia aceitar aquilo. Mas não adiantou e alguns jogadores tomaram a droga”.

Atualmente, Paulo Cezar Caju, de 59 anos, assina uma coluna esportiva nas terças-feiras no Jornal da Tarde (do Rio), onde começou a trabalhar em maio deste ano. Ele faz questão de dizer que aproveita todo o espaço de suas colunas para mostrar a sua indignação com o atual momento do futebol brasileiro.

“Hoje a bola está maltratada. Antes, até zagueiro era bom de bola. Jogava bonito. O jogo era mais bonito. Atualmente, não temos uma Seleção Brasileira. Temos é uma Seleção gaúcha, desde 2002. É só porrada. A bola não corre de jeito nenhum”.

Mundial de 1983. Doping? História – Paulo Cezar Lima foi um dos jogadores mais polêmicos da história do futebol brasileiro. Nascido na favela carioca da Cocheira, fincada no bairro de Botafogo, o jogador concretizou o sonho de virar profissional na Estrela Solitária. E de mudar de vida também.

Bicampeão carioca em 67 e 68, acabou indo para a Seleção. E com 21 anos, numa ascensão meteórica, foi campeão da Copa do Mundo de 1970. Alheio a esse crescimento, o jogador, ainda conhecido como “Paulo Cezar”, começava a sua fama pela noite carioca.  Carros, mulheres… e até futebol. Craque nos campos, o ponta-esquerda não abria mão do perfil “bon vivant”.

Após uma saída conturbada do Botafogo, acabou indo para o Flamengo em 1972. A partir dali, ele passou a mudar constantemente de equipe. “Sempre troquei de time por interesses profissionais”, disse Caju à revista Placar, em 1979. Um jogador com uma visão de mercado bem à frente de seu tempo.

Curiosidade – Apesar das dificuldades relatadas por Paulo Cezar, o Grêmio foi campeão estadual em 1979 com uma campanha avassaladora. Foram 52 jogos, com 42 vitórias, 9 empates e apenas 1 derrota. Você pode conferir essa campanha AQUI.

O Mundial de 1983 foi conquistado na prorrogação. Naquela final, Paulo Cezar foi substituído por Caio. Veja ficha da partida AQUI.

6 Replies to “Mundial manchado”

  1. Grêmio sempre fez assim.. foi em 1977 gauchão(caso trimedal)..depois em 1983..e agora novamente foi condenado por doping em 2013..

  2. QUE VERGONHA ESTE TIME DO GREMIO, O INTER GANHOU DO BARCELONA COM UM GOL DE UM JOGADOR RESERVA O GABIRU, NÃO PRECISOU FAZER ESTA FIASQUEIRA DE SE DOPAR, TEM QUE TIRAR A TAÇA TOIOTA DESTE TIMÉCO DO GREMIO, VOCES SÃO A VERGONHA DO RIO GRANDE DO SUL, SEUS SEGUNDINOS.

  3. QUE VERGONHA PARA OS GAYMISTAS, ELES SE ACHAM MELHOR QUE TODOS,
    SEMPRE HUMILHANDO O INTER, ESTÁ AI O CAJU DIZENDO A VERDADE QUE SE DOPARAM PARA GANHAR O TITULO DA TOIOTA, É A VERGONHA DO RIO GRANDE DO SUL ESTE TIME DO GAYMIO, E AINDA POR CIMA CAIRAM DUAS VEZES PARA A SEGUNDA DIVISÃO, É VERGONHOSO SUAS GAZELAS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*