Craque da Comunidade – Michel Souza

Segue neste post a 3ª matéria da série “Craque da Comunidade”, do jornal Aqui PE. Dessa vez, quem assina a reportagem é Rodolfo Bourbon. O craque, que já atuou como profissional, domina as partidas nos campos de Roda de Fogo.

Michel, que já jogou contra Nildo. Bons temposCaneleiro, não

Jogando como volante, posição pouco valorizada, Michel, o craque da comunidade de Roda de Fogo, sonha com o Flamengo

Futebol, para o estudante Michel Souza Lacerda, 25 anos, ultrapassa a barreira do mero lazer. Como atleta, já chegou a atuar nos clubes Ferroviário de Serra Talhada, Catende e Corinthians de Caicó. Duelou contra ícones como Souza, ex-meia do São Paulo, e Nildo, antigo ídolo do Sport Recife – time de coração do jovem. Hoje, sucumbe ao anonimato como peladeiro da Roda de Fogo, comunidade situada no bairro dos Torrões, Zona Oeste do Recife. Conserva humildade. Apesar de, após o par ou ímpar, quase sempre, ser o primeiro a compor um dos times.

Craque da simplicidade, Michel arranca olhares entusiasmados do público com marcações cerradas e jogadas de efeito. As observações no campinho de várzea, no entanto, jamais partiram de olheiros ou empresários. “A nossa comunidade está cheia de bons jogadores. Mas falta investimento. Não se pode jogar à noite, por causa dos refletores queimados há mais de três anos. Não tem espaço para acomodar a torcida. Quem vai ficar se sujeitando a essas condições?”, questiona. As reivindicações não param por aí. “Sem rede nas laterais, a bola acaba batendo nos pedestres. Com a falta de vestiários, ficam todos ‘peladões’ na frente de mulheres e crianças”, critica.

Enquanto não arruma contrato com um clube, Michel mantém a forma com partidas amadoras e corridas diárias. “Estou tentando ir jogar em alguma equipe de Fortaleza. Não desisto. Penso em, um dia, entrar no Maracanã lotado, vestindo a camisa do Flamengo”, sonha o jovem, entusiasmado ao falar da paixão pelo esporte. “Quando dei meus primeiros passos, já comecei a chutar uma bola”, brinca.

No campo da Roda de Fogo, o jogo é 11 contra 11. “É na base dos dez minutos ou um gol. Aqui, o ‘couro come’! Apanha, levanta, dá lapada”, resume o bom de bola e volante, posição pouco aclamada pela torcida. “Caneleiro” é um título que o jogador diz não sustentar. “Gosto de armar jogadas, partir no mano-a-mano, com velocidade e habilidade. E, se bobear, belisco e mando a pelota para o fundo das redes”, explica. Inserido no padrão de medidas oficiais, com terra batida e relativamente plana, o espaço tem condições de sediar a formação de craques como Michel. Basta mais zelo.

Foto: Cecília de Sá Pereira

6 Replies to “Craque da Comunidade – Michel Souza”

  1. tenho um filho com 16 anos ,goleiro e vem se destacando a cada jogo que ele vai ,estou pedindo para o aqui pe entrevista-lo se possivel .mora na vila são miguel-afogados 5° rua n. 66 nome Madson Alexsuel .ja agradecida

  2. olá, vcs que fazem parte da assistência dessa rede de comunicação, venho apresentar duas crianças que estão se destacando muito bem com a bola nos pés. eles residem na rua Ana Aurora em frente a linha férrea. qualquer informação, procurar na Funerária Joana D’arc em Areias com Sra, Lindinalva ou Glaucy. eles dois se chamam: JEFFERSON E MATEUS GOMES DO NASCIMENTO. Por favor, torne os sonhos de duas crianças se tornarem realidades. Eles querem se tornar jogadores profissionais. Obrigado!

  3. estou indicando dois garotos que querem se tornar jogadores profissionais. Seus sonhos é participarem de uma escolinha de futebol profissional; por favor realizem o sonho dessas crianças que querem se profissionalizar.
    Eles são: Jefferson e Mateus Gomes de Oliveira… residentes em Areias, na rua Ana Aurora 23, próximo a linha férrea, informações sobre eles na funerária Joana D’arc, ao lado da linha. procurar Lindinalva ou Glaucy Gomes. obrigado!

  4. vocês entrevistando ele o jornal irá vender muito jd.paulita todo vai querer comprar!!
    muito obrigado pela atenção

  5. quero dizer que tem um moleque que vem jogando muito ele é lateral direito,tem 1,74 de altura e 15 anos . ele precisa de uma oportunidade e eu vim aqui para fazer um pedido para que o jornal aqui pe possa fazer uma entrevista com ele.
    ele mora na rua 7 nº111 jd.paulita baixo (pe).

  6. tem um garoto que joga barbaridade eo nome dele é alex alves ele mora em jardim paulita baixo-paulista (PE) queria que o aqui pe entrevistasse ele!!!!!naõ vão se arrepender.ele mora nara 7 nº111

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*