Os dois irmãos

Sport, a primeira metadeSport, a segunda metadeA família Bivar tem mais de 50 anos de história no Sport. O primeiro, Milton Lyra Bivar, foi presidente do Rubro-negro em 1952.

Em 1989, o seu filho mais velho, Luciano, assumiu o Executivo do clube pela primeira vez. O mesmo Luciano que na festa do título do cinqüentenário (em 1955), então com 11 anos, vestiu a faixa “O Sport do amanhã”.

Ele ganharia o pleito mais 4 vezes. No último deles, em 2006, indicou o irmão mais novo, Milton, para dar continuidade aos trabalhos na Ilha. Gestões vitoriosas, aliás, com os títulos estaduais de 97, 98, 99, 2000, 06, 07, 08, Série B de 90, Nordestão de 2000 e Copa do Brasil de 2008. Dez taças, dez voltas olímpicas, quase 1/4 de todos os títulos do Sport.

Luciano Bivar, de 63 anos, e Milton Bivar, de 57, ambos recifenses, farão aniversário no próximo dia 29 de novembro. Mas a união entre os dois parece estar abalada. Esse racha teria sido a pedra fundamental da séria briga política que se desenha para a eleição do Rubro-negro em 16 de dezembro, visando o biênio 2009/2010.

Fontes próximas aos irmãos Bivar acreditam que os dois estão mesmo brigados, e que o apoio de Luciano à chapa de Homero Lacerda será pra valer. Duas composições para a chapa da oposição já foram ventiladas, com Luciano como vice de futebol em uma e presidente do Conselho Deliberativo na outra. Mas sempre presente.

O racha teria acontecido no começo de 2007, logo no início da gestão de Milton. No final daquele ano, Homero Lacerda também se desligou da diretoria. Nenhum dos três nunca confirmou isso, mas Homero já não esconde mais que Luciano está no seu grupo.

O maior temor da torcida em relação a tudo isso é porque em 2000, quando o Sport também vivia um momento fantástico, houve uma briga ainda maior, que resultou na derrocada do Sport por um grande período.

Há oito anos, o Sport foi pentacampeão pernambucano, bi do Nodestão, vice da Copa dos Campeões e 5º lugar no Brasileirão. Em dezembro, a acirrada eleição presidencial foi marcada pelas brigas entre “talibãs” e “urubus”, como eram chamados os grupos de Luciano Bivar e Wanderson Lacerda (com vitória do primeiro).

Pois um ano depois, o time perdeu o hexa estadual, foi rebaixado no Nacional como lanterna (28º lugar) e acabou a temporada atolado em dívidas (muitas delas em aberto até hoje). No meio disso, a confusão seguia no Leão, com denúncias de irregularidades e brigas nos bastidores, resultando na renúncia de Luciano Bivar.

E, é claro, em 5 longos anos na Série B.

Período que só acabou quando o Sport se uniu novamente.

  • Saiba mais sobre a história das eleições do Sport clicando AQUI.
  • Saiba mais sobre os “candidatos” Milton Bivar e Homero Lacerda clicando AQUI.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*