Pentacampeão em 1 dia

Ceará é penta!O Fortaleza passou muito, mas muito tempo tentando ultrapassar o rival Ceará no número de títulos estaduais. Finalmente conseguiu esse feito – o maior orgulho do clube até então – em 2004, quando virou o placar (34 x 33). 😀 Com o bi neste ano, o Tricolor chegou ao 37° título cearense, abrindo três taças de vantagem sobre o Vovô.

Mas o Ceará, valente, fez valer o apelido… Passou 89 anos lutando por não um, mas 5 títulos cearenses. Seguidos, entre 1915 e 1919. Um pentacampeonato esquecido nos velhos jornais e em relatos que passaram de geração para geração. E de forma incrível, o Ceará ganhou uma batalha histórica na justiça desportiva, que oficializou todas as competições. 😎

O caso foi julgado no pleno do TJD cearense na quarta-feira (16), e na quinta foi homologado pelo presidente da federação local, Mário Degésio. A vitória foi muito festejada pela diretoria do Vovô, que provocou bastante com a retomada da soberania.

39 x 37 😯

A rivalidade do Clássico-Rei (como é chamado o choque entre os dois rivais) deve estar mais quente do que nunca em Fortaleza. Pentacampeão em um dia! Quase na velocidade da luz. Se bem que foram 89 anos para dar a “volta olímpica”…

Ata dando os 5 títulos ao CearáConfira abaixo o texto da ata da FCF sobre os 5 campeonatos, que foram organizados pela extinta Liga Metropolitana.

Ato N° 11/2008

Por determinação do presidente do Tribunal de Justiça Desportiva de Futebol do Estado do Ceará – TJDF-CE -, conforme decisão proferida no Processo N° 204/08 proclamo o Ceará Sporting Club, Agremiação filiada a esta Federação, Campeã Cearense de Futebol nos Anos de 1915, 1916, 1917, 1918 e 1919, campeonatos organizados pela Liga Metropolitana de Cearense de Futebol, antecessora da atual Federação Cearense de Futebol, conforme acórdão do referido processo.

Registre-se e publique-se.

Veja a lista de campeões cearenses clicando AQUI.

5 Replies to “Pentacampeão em 1 dia”

  1. Isso é uma vergonha!eram metropolitanos e transformam em estaduais kkkk
    Ainda bem q o leão é hexa : 2000 – 2005(de 2002 na justiça)
    na época   desse “penta fantasma “nem time existia 
    nem federação tbm 

  2. Essa é a maior VERGONHA do futebol cearense, como transformam 5 títulos de torneios metropolitanos em títulos estaduais??? Como a Federação Cearense é capaz de julgar uma coisa que nem ela existia na época, é o mesmo que eu testemunhar em defesa de uma pessoa, sem ter estado com ela no dia do crime, oura, se eu nasci em 1983, como vou testemunhar a favor de alguém que cometera um crime em 1982 ??? Impossivel, e foi isso que aconteceu graças ao “presidente” Mário Degesio, que antes de morrer omologou essa pouca vergonha !

  3. Justo? uma liga metropolitana em que os times que não chegaram a final cederam jogadores para os finalistas..!!, a rivalidade aqui no Ceará é muito grande e essa sequência foi dada pq o presidente da federação era alvinegro. Achar justo dar 5 títulos de uma vez ainda mais no contexto atual em que se gasta muito na busca de um título é de uma irresponsabilidade profunda. Para se ter ideia, não concordo quando a federação literalmente deu o título de 2004 para o meu Fortaleza sem ter jogado a final pq que ambos se negaram alternadamente a fazer o último jogo. Esse fato de “penta campeão” é ridículo e graças a Deus esse fardo de ganhar títulos num campo onde se jogava descalço, sem redes no gol, e os times não se chamavam nem Ceará e Fortaleza é realmente muita pretenção.

  4. Iasmine, os campeonatos foram organizados pela Liga Metropolitana de Cearense de Futebol, antecessora da Federação Cearense. Em outros estados, como Rio de Janeiro e São Paulo, essas competições de ligas diferentes foram reconhecidas. Lá no Ceará, só agora.

    O curioso é que não foi uma competição paralela. Foi antes, com clubes que anos depois disputaram o atual Estadual. Conhecendo esses detalhes, acho que foi um reconhecimento justo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*