Brasileiro Sub-20 garantido até 2011

Campeonato Brasileiro Sub-20Apesar do avançado estado do profissionalismo no futebol, o Brasil ainda não contava com um Campeonato Brasileiro Sub-20 até 2006. Até ali, os juniores disputavam apenas a Taça Belo Horizonte e a Copa São Paulo, apontada como a mais tradicional, mas que nos últimos anos vem ganhando o apelido de “campeonato de empresários”, devido ao enorme número de equipes sem peso algum, que jogam apenas para “olheiros” de clubes da Europa. E que se desmancham logo depois.

Foi aí que a Federação Gaúcha de Futebol (FGF) se articulou com a CBF para organizar a primeira edição oficial de um Nacional de juniores. E a entidade máxima do futebol brasileiro delegou a competição aos gaúchos, que firmaram uma parceria com o governo estadual, que vem dando suporte financeiro. No primeiro ano foram 30 times, com critérios ainda em formação. Desde 2007, porém, somente os times da Série A são convidados, reduzindo para 20 times. Neste ano, Corinthians e Juventude participaram porque São Paulo e Vasco desistiram.

E nesse ano, novas promessas apareceram: o meia Mithyuê no Grêmio (esse aí jogava apenas futsal até o começo do ano), os atacantes Marquinhos do Inter e Anderson Lessa do Náutico, e o volante Xinho, no Sport. A FGF já tem contrato assinado para organizar o Brasileiro Sub-20 até 2010. De olho no sucesso da competição, Minas Gerais já sinaliza uma candidatura para 2011, segundo a imprensa gaúcha. E assim, o Nacional irá crescer, cravar o seu nome no calendário da bola. Até mesmo porque trata-se de um campeonato enxuto, com apenas 16 dias de duração e distribuído em 4 subsedes (sendo duas em Porto Alegre).

Quem sabe Pernambuco não se candidata no futuro também? Sugestão: 2 grupos no Recife, um em Caruaru e outro em Garanhuns. 😀

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*