Vale a pena secar 2 – A Missão

Por Fred Figueiroa*

A derrota do Sport para o Palmeiras fechou a 3ª rodada e o turno de ida do Grupo 1 da Libertadores. No dia do sorteio, este já foi definido como o “grupo da morte”. Depois do resultado de ontem, mais ainda.

Por isso, não há tempo para lamentações. Se o Sport teria a vaga nas mãos com uma vitória sobre o Palmeiras, é hora de refazer os cálculos. E é preciso ser rápido, para ajustar a matemática e a torcida. A vida segue no temido Grupo 1.

Às 17h, LDU e Colo Colo abrem a 4ª rodada. O jogo será em Quito. E a pergunta é imediata: Qual seria o melhor resultado para o Sport?

Depois de fazer todas as projeções, a resposta é a mais óbvia mesmo: empate. Não só pela matemática simples de que, com o empate, um ponto “some” do grupo…

A verdade é que, caso não haja vencedor entre LDU e Colo Colo, aumentaria significativamente a chance de um clube se classificar na 2ª posição com apenas 9 pontos. Ou seja: bastaria ao Sport vencer o Colo Colo na Ilha que, na pior das hipóteses, disputaria a 2ª vaga no saldo de gols.

Sem falar que, possivelmente (dentro é claro da lógica e da incerteza de qualquer uma previsão), a LDU estaria eliminada no último jogo, quando receberia o Sport em Quito.

Veja a simulação com resultados mais lógicos. Considerando, inclusive, uma derrota do Sport no Palestra e a vitória sobre o time chileno na Ilha.

Caso LDU e Colo Colo empatem hoje (já abrindo a 4ª rodada) a situação ficaria bem interessante para o Sport, mesmo que perca do Palmeiras no estádio Palestra Itália, na próxima quarta-feira.

Vejam só:

Libertadores-2009: Colo Colo 3 x 0 LDU4ª rodada: LDU x Colo Colo (empate)
4ª rodada: Palmeiras x Sport (Palmeiras)

Classificação:
Colo Colo – 7;
Sport e Palmeiras – 6;
LDU – 4

5ª rodada: Palmeiras x LDU (Palmeiras)
5ª rodada: Sport x Colo Colo (Sport)

Classificação:
Sport e Palmeiras – 9;
Colo Colo – 7;
LDU – 4 – eliminada.

6ª rodada: LDU (eliminada) x Sport (9) – Um empate já classificaria Sport.
6ª rodada: Colo Colo (7) x Palmeiras (9) – Empate ou vitória do Palmeiras classificaria os dois brasileiros. Caso o Colo Colo vencesse e o Sport perdesse, os dois brasileiros decidiriam no saldo de gols com o Palmeiras.

A foto acima foi na vitória do Colo Colo sobre a LDU por 3 x 0, em Santiago. Foto: site oficial do Cacique

*Fred Figueiroa é editor-assistente do Diario e colaborador do blog

4 Replies to “Vale a pena secar 2 – A Missão”

  1. Podemos nos classificar antes da última rodada, veja como:

    Mesmo o Sport perdendo pro Palmeiras lá em São Paulo, tudo vai se decidir no jogo contra o Colo Colo e podemos sim já nesta partida garantir a classificação para a próxima fase antes da última rodada. Se perdemos pro Palmeira novamente, ficaremos com 6 pontos igual ao Palmeiras e 1 ponto atrás do Colo Colo, entretanto, basta uma combinação de resultado, ganharmos do Colo Colo e o Palmeiras empatar com a LDU na penúltima rodada, que já garantimos a classificação, isso porque, iríamos a 9 pontos e Palmeiras iria a 7 pontos e ficaria igual ao Colo Colo, como eles se enfrentarão na última rodada, uma mata o outro e com o empate com o Palmeiras a LDU ficaria só com 5 pontos e não chegaria mais, só iria cumprir tabela com o SPORT, sei que uma combinação, porém não é muito difícil, por isso digo, mesmo se perdemos pro Palmeiras novamente, tudo vai depender do jogo aqui na ilha com o Colo Colo.

  2. a ganância dos dirigentes da coisa mostra o quanto eles pensam pequeno. 19 Mil na ilha, renda de quase 1 milhâo. 47 mil hoje no Morumbi, renda de menos de 500 mil. A diferença? A torcida do são Paulo empurrou o time pra virada Ee classificação antecipada para a 2ª fase.. TORCIDA GANHA JOGO!

  3. a suzy vai perder na quarta de novo. o juiz não é pernambucano e bode rouco não dirige a commembol. kkkkkk.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*