“Quem será o maior da história?”

Por Lucas Fitipaldi*

Há alguns dias, Lionel Messi afirmou: “Uma vitória em Roma e este será o melhor Barça de todos os tempos”. Além de contundente, muitos podem considerar a declaração subjetiva. Polêmica nem precisa dizer, afinal, quantos esquadrões inesquecíveis já passaram pelo Camp Nou. Mas a frase de Messi tem sentido. Se vencer o Manchester United na tarde desta quarta-feira, o time catalão será plenamente coroado.

Sentado no trono e com o pedestal em punho, receberá a sonhada tríplice coroa. Objeto de desejo até então inacessível aos súditos “culés”, em mais de um século de história que fazem do Barcelona um dos maiores clubes do planeta. Nunca, numa mesma temporada, vieram os três títulos: Liga Espanhola, Copa do Rei e Champions League. Este ano, os dois primeiros já estão na conta. Falta o mais importante. Conquistar a Europa seria o Gran Finale para um time que encantou o mundo nos últimos meses. A junção, na prática, do chamado “jogo bonito” com o futebol resultado.

A autoria da declaração de Messi, porém, poderia ser do português Cristiano Ronaldo, estrela maior do Manchester United. Logicamente, adaptada: “Uma vitória em Roma e este será o melhor Manchester de todos os tempos”. Atual campeão do torneio, o time inglês busca um feito inédito. Nunca um mesmo clube levantou o caneco duas vezes consecutivas, desde que a antiga Copa dos Campeões virou Liga dos Campeões, em 1992. Seria o 4º título dos Diabos Vermelhos, campeões também em 1968 e 1999.

O terceiro de Sir. Alex Fergunson, treinador do Manchester desde a década de 80. Ao lado de Bob Paisley, comandante do Liverpol nas conquistas de 77, 78 e 81, o escocês se tornaria o maior vencedor na história da competição. Nunca é demais lembrar: ano passado, os diabos alcançaram a cobiçada tríplice coroa. Além da Champions, venceram também o Campeonato Inglês e a Copa da Inglaterra. Uma breve reflexão, e a certeza de que a frase adaptada de Messi estaria totalmente contextualizada.

Duelo à parte

O texto acima já seria suficiente para ressaltar a importância do jogo. Para muitos pode vir a ser a maior final de todos os tempos. Expectativa compreensível. Em campo estarão os dois melhores times do mundo na atualidade, incontestavelmente. Em campo estarão os dois melhores jogadores do mundo na atualidade. Talvez aí surja algum tipo de contestação. Ao meu ver, equivocada. Cristiano Ronaldo e Messi são os grandes destaques do momento. Eis a cereja do bolo: na tarde desta quarta-feira, além da cobiçada taça, provavelmente estará sendo decidida a eleição individual da FIFA. Quem será o dono desta outra coroa no final do ano?

BARCELONA
Valdés; Puyol, Touré, Piqué e Sylvinho; Busquets, Xavi e Iniesta; Messi, Eto’o e Henry. Técnico: Josep Guardiola.

MANCHESTER UNITED
Van der Sar; O’Shea, Ferdinand, Vidic e Evra; Carrick, Anderson, Giggs (Scholes), Park e Cristiano Ronaldo; Rooney. Técnico: Alex Ferguson.

Estádio: Olímpico de Roma (ITA). Data: 27/05/2009. Horário: 15h45. Árbitro: Massimo Busacca (SUI). Auxiliares: Matthias Arnet (SUI) e Francesco Buragina (SUI). TV: ESPN e Record

* Lucas Fitipaldi é repórter do Diariodepernambuco.com.br e colaborador do blog

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*