A paixão de quem não via os jogos

Hoje em dia é possível assistir aos jogos dos 3 times do Recife pela TV com certa facilidade. O Estadual é transmitido ao vivo pela TV aberta desde 1999. As partidas da Copa do Brasil também, com o apoio da TV por assinatura. O mesmo ocorre no Campeonato Brasileiro.

Adilson CoutoMas até 1998 poucos jogos passavam. Era uma exibição maciça de partidas dos grandes clubes do Rio e de São Paulo. Assim, torcer sem ir ao estádio era basicamente via rádio mesmo.

Mesmo assim, milhares de torcedores foram “formados” durante muito tempo. Gerações inteiras! Não sei precisar se faço parte da última, mas sou, no mínimo, de uma das últimas gerações de torcedores “pé-de-rádio”.

E uma das vozes mais marcantes nos anos 90, para mim, foi a de Adilson Couto, narrador da Rádio Jornal. O Grau 10 Internacional. Capaz de empolgar o mais insosso dos jogos. Capaz de manter forte a paixão de um torcedor que sequer via a cor do gramado, a camisa do seu time.

Aos 62 anos, Adilson faleceu nesta noite (veja mais aqui). Ele trabalhou durante 17 anos na Rádio Jornal. O jornalismo esportivo pernambucano está de luto.

“A bola vai, vai, vai…” ou “O coração faz tum-tum-tum”.

Enquanto eu escrevia esse post, o meu amigo Filipe Porto (alvirrubro) abriu um chat no msn. A primeira frase dele: “Que notícia triste, cara. Acabei de ler”. Para quem vive o futebol pernambucano há algum tempo, nem foi preciso perguntar o assunto…

As torcidas de Sport, Náutico e Santa Cruz também estão de luto. Os torcedores dos três times devem ter gols gravados na memória com a voz de Adilson Couto. Vitórias suadas, títulos históricos, golaços.

Eu, com certeza, tenho…

Foto: Tom Cabral/JC Imagem (cortesia)

6 Replies to “A paixão de quem não via os jogos”

  1. Pingback: Quando o futebol passou a ter voz | Blog de Esportes

  2. Escutava Adilson Couto desde a rádio Clube. Quando migrou para a Jornal, o acompanhei. Ouvir jogo do Sport, só tinha graça com ele narrando. Se estivesse em companhia de Luiz Cavalcante, então, melhor ainda. Bordões como “que vergonha…”, entre outros, jamais serão esquecidos.

  3. Grande perda pro futebol pernambucano, principalmente p aqueles q sempre ouviram e se emocionaram com as locuçoes de Adilson. Diversas vezes tirei o audio da tv e acompanhei o jogo com a voz do “grau 10”, alem de ter no meu celular varias narraçoes suas de gol do “timba”. Ouvir jogos sem esses famosos jargões, citados acima por cassio, nao será a mesma coisa. Principalmente p mim, que cresci escutando Adílson Couto, e comemorando ao ouvir o barulho da torcida, que sempre precedia a narração do gol.

    “Futebol..haha é aquip.”

  4. Pois é Cassio,
    como você tembém fico a voz do Grau 10 guardada na lembrança.
    Vou aos jogos desde pequenininha e meu pai sempre levou o bom e velho radio de pilha para os estádios (herdei esse vício dele, como mt gente) e sempre, enfatizo SEMPRE escutava o grande Adilson na transmissão dos jogos.
    Vai ficar guardado na memória e na conquista de vários gols e campeonatos anunciados pelo seu gogó.
    Grande perda

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*