A paixão vem de 1 jogo

Paraná Clube

Por Simone Rugilo*

De uma feita, fui convidada pelo Cassio a escrever para esse blog que acompanho com carinho praticamente todos os dias. Não sabia sobre o que escrever visto que nem sou tão boa nem com números nem com esportes. Mas lendo o blog e vendo como nosso amigo sempre cita minha cidade – Curitiba (Eco-estádio), os adversários do meu Paraná Clube (Arena da Baixada) e agora, meu próprio time sendo citado (A Ilha pulsa, menos…), pensei ser uma boa oportunidade de contar aos amigos um pouco do que é ser torcedora paranista.

Tenho 33 anos e até 2006 nunca havia entrado em um estádio de futebol, acompanhava futebol pela TV, mas como meu pai é corintiano, assim também eu era. O pessoal aqui em casa (na casa da minha mãe), tios, avós, etc, sempre torceram e foram para estádios e como eu não tinha nenhuma ligação com os times locais apenas acompanhava de longe e havia uma certa “disputa interna” para ver quem me levaria a torcer para o seu clube.

Aconteceu no dia 9 de maio de 2006. Meu tio paranista me levou ao estádio para ver a final entre o Paraná Clube e a então equipe de Campo Mourão Adap (hoje Adap-Maringá). Foi um empate, mas fomos campeões estaduais e ver aquele monte de gente lotar o Pinheirão (pois o nosso estava em reforma) foi o que bastou pra mim…

Mas esse blog gosta de números também, então vamos a eles: O Paraná Clube foi fundado a 19 de Dezembro de 1989 (data da emancipação política do estado do Paraná – o que não é uma coincidência). Daí pra frente, o Tricolor já trouxe muitas alegrias pra sua torcida, que segundo consta por aqui cabe numa kombi – mas podemos afirmar categoricamente que, no mínimo, são duas ( 😯 ). São 19 anos, 17 finais  e 11 títulos – o que para um  recém criado clube são números significativos.

Talvez seja importante dizer a vocês também que o Paraná clube veio da união entre dois outros clubes (Colorado Esporte Clube e o Esporte Clube Pinheiros) que, por razões que a própria razão desconhece, reuniram-se para formar uma nova e grande potência no futebol. Palavras de torcedora? Pode até ser (leia sobre a fusão AQUI).

Hoje, como já nos disse nosso amigo Cassio no devido post do jogo do Sport, nosso clube amarga a Segundona depois de passar por glórias em 2007, mas esperamos que nesse ano algo de bom aconteça.

* Simone Rugilo é paranista, blogueira e colaborada deste blog

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*