O último clássico

Série B-2009: América/RN 1 x 0 ABC

América e ABC disputaram o grande clássico potiguar na noite de sábado, pela Série B. O jogo foi realizado no estádio Machadão, diante de 16.899 torcedores.

O Mecão ganhou do ABC – maior com campeão estadual do Brasil, com 50 taças – por 1 x 0, gol de Sandro Hiroshi, aos 5 minutos do 2º tempo.

A partida marcou o último clássico no Machadão, palco mais tradicional de Natal e inaugurado em 1972 (veja mais AQUI). Em 10 de setembro deste ano, o estádio e o ginásio Machadinho (que fica ao lado) serão demolidos. No local será erguida a Arena das Dunas, projeto aprovado pela Fifa para a Copa do Mundo de 2014. 😎

Estádio Arena das Dunas, projeto de Natal para a Copa do Mundo de 2014O novo estádio (ilustração) está orçado em R$ 300 milhões e terá capacidade para 45 mil pessoas, contra 32 mil do Machadão. Um centro comercial também deverá ser erguido ao lado da arena.

No returno da Série B, o jogo será disputado no novo estádio Frasqueirão, que pertence ao velho rival ABC.

Agora, a diretoria do América se mexe para saber onde o time jogará nas 4 próximas temporadas, já que o clube não tem estádio. Existem 4 opções até o momento. Confira abaixo:

1) Reforma do estádio Juvenal Lamartine, que pertence à Federação do RN, e que foi inaugurado há 81 anos. A capacidade é de apenas 5 mil pessoas.

2) Doar parte do terreno do Centro de Treinamento à prefeitura de Parnamirim (vizinha de Natal), que construiria um estádio para o América.

3) Construir um estádio em Macaíba (que também fica na Grande Natal)

4) Jogar no estádio do rival mesmo… 😯


Post com a colaboração da torcedora ‘americana’ Julie Andrade

6 Replies to “O último clássico”

  1. Eu particulamente acho esso um absurdo o que vão fazer com o estadio de futebol joão machado  (MACHADÂO) ,pois ele já é um patrimonio historico do RN e deveria ser conservado e restaurado com mais cautela a historia que isse estadio reprsenta para o futebol não tem preço nem Tamanho…
    e deveria ser feito sse novo projeto de estadio em outro lugar, lugar em natal não falta só esta faltando conciência desses governos BURROS que só pensão em roubar dinheiro da sociedade e não na cultura do RN.

    muito obrgado pela sua atenção!

  2. respondendo…
    Foram colocados 15mil ingressos a venda, e uma carga extra de 5mil!
    Foi um bom público sim, visto q muita gente deixa de ir aos clássicos por causa da violência, ainda mais no horário q foi o jogo, – 21h – e pra voltar de ônibus de quase meia noite, é complicado! Eu aprovo o projeto, ele foi muuuito elogiado pela FIFA, mas claaaaaro q eu queria que fosse em outro canto, pra não demolir o Machadão… esse estádio tem muuuito história, é minha segunda casa :~~~ e quando passar a copa, o custo para alugar o novo estádio para uma partida deverá ser enooorme, e conseqüentemente o preço dos ingressos… hoje eu pago 10 reais pra assistir um jogo do mecão, no novo estádio deverá passar pra 40, 50… sei lá! ;/ e isso diminuirá e muito os públicos. Por isso q acho que o mecão deveria começar a juntar um dinheirinho, ou dar seu jeito pra construir um estádio! Acho q esse é o sentimento geral dos americanos! Em relação às opções de jogo para o Mecão, não sei te responder, quem sabe daqui a alguns dias saia algo mais concreto sobre isso, ai eu te informarei! 😉

  3. Muito bom o post.

    Me deixou algumas dúvidas: 17 mil é um bom público por aí? A Julie, pelo visto, aprova o novo estádio. É o sentimento geral da cidade e da torcida do América? Qual das quatros opções tem mais chande de ser posta em prática?

    abs

  4. sempre que precisar da minha colaboração, é só falar! 😀

    é uma pena mesmo que um projeto tão bonito como o machadão, que acabou de passar por uma reforma, seja demolido, mas, um belíssimo estádio será construído em seu lugar, para a copa de 2014!

    Quanto ao jogo, já cansei de ganhar desse time. quero um rival a altura do meu time! 😀 e não jogaremos no parque de vaquejada do abc! ¬¬’

    ;D

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*