Canchas de nível alto

Estádio do Emelec

O Emelec, do Equador, ganhou do Botafogo por 2 x 1, na quarta-feira, pela Copa Sul-Americana. Apesar do revés, o time carioca avançou para as quartas de final. Mas o que me chamou a atenção ao assistir os gols da partida foi o estádio George Capwell.

Uma “cancha” (estádio) simples, relativamente acanhada, mas muito organizada. Um nível bem acima dos estádios utilizados até mesmo na Série A do Brasileiro. Pesquisando um pouco, fica claro que não é uma exceção no Equador. Apesar de ser um país de 14 milhões de habitantes (a mesma do estado da Bahia), o Equador conta com clubes organizados e que investem em estrutura.

O título da Libertadores da LDU, em 2008, talvez seja o maior prêmio por esta organização, que resultou, também na participação da seleção equatoriana nos Mundiais de 2002 e 2006. E briga forte para ir em 2010.

Bandeira do EquadorEstádio George Capwell
Capacidade: 23.500 pessoas
Club Sport Emelec (Guayaquil)

O estádio, hoje remodelado, foi erguido em 1945. Custou menos de 20 mil dólares, com dimensões bem modestas. Podia receber apenas 11 mil pessoas.

Foi ampliado duas vezes nos últimos dez anos, em 1999 e 2006, chegando a 23,5 mil espectadores. Um nova reforma já está planejada, para aumentar para 40 mil torcedores. Agora, vai custar um pouco mais do que aquele valor de 6 décadas atrás…

Estádio Banco Pichincha
Estádio do Barcelona do EquadorCapacidade: 73 mil pessoas
Barcelona Sporting Club (Guayaquil)
Finais da Libertadores de 1990 e 1998

Inaugurado em 1987, com capacidade para 55 mil pessoas, o Banco Pichincha foi reformado em 1994, para capacidade atual. Também é conhecido “Monumental Isidro Romero Carbo”.

Ao todo, o Barcelona gastou US$ 70 milhões. É um dos maiores estádios particulares do continente, abaixo do Morumbi (75 mil), do São Paulo.

Estádio Casablanca
Estádio da LDUCapacidade: 55.400 pessoas
LDU (Quito)
Final da Libertadores de 2008

O estádio mais moderno do país. Com projeto semelhante ao Banco Pichincha, o Casablanca foi inaugurado em 6 de março de 1997. Custou US$ 16 milhões.

No 1º jogo na nova arena, a Liga de Quito bateu o Atlético-MG por 3 x 1, em um amistoso. Neste ano, o Sport esteve lá, quando venceu por 3 x 2, pela Libertadores. São 7.956 pessoas somente nos camarotes. Muito? Sim, mas o Banco Pichincha tem 15 mil no setor.

Investimento resulta em estrutura. Estrutura resulta em boas campanhas, títulos… E por aí vai. Simples, né? Uma boa aula para os clubes pernambucanos. 😎

Como o repórter Márcio Cruz lembrou bem, os estádios equatorianos acima ainda traçam um paralelo com Aflitos, Arruda e Ilha do Retiro.

One Reply to “Canchas de nível alto”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*