1 dia que valeu por 2016

Rio de Janeiro

O Cristo Redentor é um dos maiores símbolos do Rio de Janeiro. Um monumento consagrado e eleito em 2007 como uma das sete maravilhas do mundo moderno. Tudo começou em 1931, quando a obra da estátua foi finalizada no alto do morro do Corcovado. Uma vista espetacular que mudaria a história do Rio. A Cidade Maravilhosa, então capital do Brasil, não tinha mais do que 1,5 milhão de habitantes, quatro vezes menos do que a população divulgada pelo IBGE neste ano.

Mas mesmo naquele Rio bem diferente em relação à infraestrutura, reconhecimento internacional e segurança (neste caso, era melhor), o sonho carioca de receber uma edição dos Jogos Olímpicos já era bem real. Ao lado de outras 12 cidades, o Rio de Janeiro se inscreveu pela primeira vez para receber as Olimpíadas de Verão. O objetivo era organizar os Jogos de 1936. Seriam cinco anos que poderiam transformar a metrópole fluminense.

Era também a primeira vez que a América do Sul postulava o maior evento esportivo da era moderna, e logo em dose dupla, pois Buenos Aires também se inscreveu no Comitê Olímpico Internacional. O desejo de ambas, porém, acabou rapidamente. Berlim ganhou a disputa. Estava dada a largada para os Jogos de Adolf Hitler, mas que seriam, na verdade, do negro norte-americano Jesse Owens, vencedor de quatro medalhas de ouro. Aquela edição, por sinal, foi o início do gigantismo em Olimpíadas.

Alheio a isso, o Rio de Janeiro cresceu, perdeu o status de capital federal em 1960 (após a construção de Brasília) e continuou sendo o principal polo de atração turística do país (recebe cerca de 1,5 milhão de visitantes estrangeiros por ano), além de ser um dos maiores centros econômicos e culturais do Brasil. Mas não adiantou muito, pois apesar das grandes metrópoles, o continente sul-americano não conseguiu acompanhar as candidaturas europeias, norte-americanas e asiáticas.

Mesmo longe dos índices técnicos exigidos pelo COI, o sonho continuou vivo na Baía de Guanabara. Em 2004, a cidade voltou com o slogan em “2004, Rio candidato”. Apesar do grande apoio popular, o Rio sequer passou da primeira fase. Nesta disputa, Buenos Aires alcançou a final pela 1ª vez, mas foi batida pela mítica Atenas, na Grécia. Depois, novo fracasso brasileiro, desta vez para os jogos de 2012. Com uma candidatura mais fraca em relação à anterior, o Rio entrou com uma postulação puramente política na disputa que consagrou Londres, sede dos próximos Jogos.

Agora, em sua 4ª tentativa, o Rio de Janeiro finalmente conseguiu avançar para a fase decisiva na seleção para cidade-sede dos Jogos de 2016. Mais do que isso… Numa apresentação sóbria e emocionante, o Rio ganhou, nesta sexta, uma batalha duríssima contra cidades mais fortes economicamente. Chicago, Tóquio e Madri, todas em países que já haviam recebido os Jogos. Esse 2 de outubro foi histórico. O Rio ganhou uma responsabilidade sem igual. Será o centro esportivo do mundo daqui a 7 anos.

Copa do Mundo de 2014 e Olimpíadas de 2016… Aí vamos nós!

Haja dinheiro. Haja trabalho. Haja esporte. 😎

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*