Belgrado, a cidade de 5 países na Copa

Belgrado

A cidade de Belgrado é um terra sofrida. Começou a ser ocupada pelos celtas no século III antes de Cristo. Um local marcado por inúmeras guerras desde a Idade Média. O nome “Belgrado” surgiu no ano 878. Uma cidade que já foi conquistada por 40 exércitos… E que já foi reconstruída das ruínas em 38 oportunidades. História não falta.

Desde 1930, Belgrado torceu pela sua seleção em 11 Copas do Mundo.

Bandeira da IugosláviaSob 5 bandeiras diferentes dos Balcãs… 😯

Na primeira, logo na estreia do Mundial, no Uruguai, o time atravessou o Oceano Atlântico como Reino da Iugoslávia, que existiu de 1918 até 1941. E foi uma ótima campanha. Um 3º lugar.

Depois, sete participações já como República Socialista Federativa da Iugoslávia, que durou até 28 de abril 1992, quando o país – uma verdadeira colcha de retalhos de etnias e nações – foi dissolvido, dando origem a outros quatro países reconhecidos pela ONU. Croácia, Eslovênia, Macedônia e Bósnia-Herzegovina.

No período, a seleção escreveu o seu nome na história do futebol como um time habilidoso e técnico. Chegou a ser conhecido como o “Brasil da Europa”. Chegou 3 vezes às quartas de final e acabou em 4º em 1962.

De 23 milhões de habitantes a população caiu para 10 milhões. Essa debandada ganhou novo nome, agora como República Federal da Iugoslávia. Uma transição para a versão seguinte, que aboliria de uma vez por todas o nome “Iugoslávia”. Mesmo assim, o time ainda se classificou para a Copa do Mundo de 1998. Caiu na 2ª fase.

Bandeira do Reino da Iugoslávia, República Federal da Iugoslávia e Sérvia e MontenegroEm 2003, o país  se transformou em Sérvia e Montenegro. Antes, eram 255 mil quilômetros quadrados na velha Iugoslávia. Reduziu para 102 mil km², mesmo território dos anos anteriores. Apesar de ter durado apenas 3 anos, a nação também foi à Copa, em 2006. Campanha pífia, com 3 derrotas em 3 jogos. Foi humilhada pela Argentina, que goleou por 6 x 0.

Em 5 de junho de 2006, nova divisão. Sérvia e Montenegro tornaram-se países distintos. Aos sérvios, menos território, agora com 88 mil km². Já a base da população permaneceu na casa dos 10 milhões de habitantes, pois apenas 684 mil montenegrinos habitam o novo país.

Bandeira da SérviaE com pouco mais de 3 anos, a “1ª participação” na Copa do Mundo, em 2010. Goleada por 5 x 0 sobre a Romênia, no último sábado. O palco da partida? Belgrado, é claro. Nova bandeira, nova glória, mesma paixão. 😎

PS. Dos países dissidentes, Croácia (1998, 2002 e 2006) e Eslovênia (2002) também já participaram da Copa do Mundo.

PS2. A primeira bandeira foi a República Socialista Federativa. A segunda foi usada pelo Reino da Iugoslávia, República Federal e Sérvia e Montenegro. A última é a da Sérvia.

One Reply to “Belgrado, a cidade de 5 países na Copa”

  1. Pingback: Mistério de Jerkovic | Blog de Esportes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*