Amadorismo profissional do Amapá

Estádio do Amapá

No dia 27 de setembro deste ano, o Cristal pisou no gramado do estádio Colosso dos Tapajós, em Santarém/PA, no jogo mais importante da história do futebol amapaense. O time enfrentou o São Raimundo no jogo de volta das quartas de final da Série D do Brasileiro. No primeiro jogo, em Macapá, empate por 1 x 1.

Uma classificação à Série C naquele dia teria sido o primeiro acesso na história do Amapá. Mas ficou para a próxima… O Cristal, atual campeão estadual, acabou sendo derrotado por 2 x 0. A partida passou ao vivo pra o estado do Norte pela TV Cultura. Algo ainda raro por lá. Mas já é um começo. 😯

Trata-se de um futebol que era amador há menos de 20 anos. O primeiro Pernambucano foi disputado em 1915. O profissionalismo chegou em 1937. Bem antes da primeira competição disputada no Amapá, no norte do Brasil. O primeiro campeonato amapaense foi realizado em 1944, um ano após a criação do Território Federal do Amapá. O estado só foi instituído em 1º de janeiro de 1991, ano do primeiro campeonato profissional (veja a lista de campeões AQUI).

O parágrafo anterior deixa claro o abismo do futebol amapaense em relação aos centros mais tradicionais do país. Mas nem por isso a paixão pelo futebol é menor por lá. A torcida comparece aos jogos do certame regional, consciente das limitações do clubes do Amapá, cuja população não passa dos 600 mil habitantes (a mesma de Jaboatão).

O principal clássico do estado é Ypiranga x São José. O primeiro venceu 7 Estaduais na era profissional, enquanto o segundo conquistou 3. Abaixo, o vídeo do clássico mais recente, em 4 de outubro, com vitória do São José por 2 x 1. O Amapaense/2009 ainda está em andamenteo… Veja AQUI.

Na terra deste blogueiro, os resultados nunca foram satisfatórios. Em 1996, o campeonato estadual sequer foi disputado, por falta de verba! Foi o último caso no Brasil, por sinal. É, de fato, um amadorismo com lampejos de profissionalismo.

O fato marcante sobre o futebol do Amapá é o Estádio Milton Corrêa, pertencente ao governo do estado. O estádio é conhecido como “Zerão”. A explicação é simples: a linha do meio-campo coincide com a Linha do Equador, fazendo com que cada time jogue em um hemisfério.

O maior público já registrado em um jogo no estado foi em 17 de outubro de 1990, na vitória do Independente sobre o Trem por 1 x 0, com 10 mil pessoas no Zerão, na inauguração do estádio. O gol histórico foi marcado por Mirandinha.

Não por acaso, o lema do blog Futebol Amapaense é bem sugestivo…

“Aqui a bola rola no meio do mundo!”

Fato. 😎

One Reply to “Amadorismo profissional do Amapá”

  1. Em primeiro lugar não foi mirandinha quem marcou o primeiro gol do Zerão, foi Miranda, Raimundo Américo Miranda – o maior artilheiro do futebol profissional do Amapá.
    Em segundo que a ma8ior renda foi de Flamengo x Ypiranga R$ 125 mil
    com vitória do Flamengo por 2 a 0.
     
    A Tv cultura não pediu ao Cristal liberação para jogo do Cristal
     
    E estamos a disposição quando precisar de alguma coisa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*