Lyon brasileiro

Lyon

O Olympique Lyonnais, ou simplesmente “Lyon”, não tinha título algum da liga francesa até a temporada 2001/2002. Era um clube organizado, porém mediano.

Contratou algumas peças importantes naquele ano. Importou principalmente do Brasil, como o meia Juninho Pernambucano.

Como num passe de mágica, o clube se transformou numa potência na França. Ganhou sete títulos nacionais seguidos, num feito inédito. A década atual foi suficiente para deixar o clube com a apenas 3 títulos do maior campeão francês, o Saint-Étienne.

Sempre nos pontos corridos, tradição na Europa.

Sempre com boas defesas. Dos 7 anos, apenas em 1 o time sofreu mais gols que o número de jogos (na temporada 2002/2003, com 41 gols em 38 jogos).

Em 2006 o São Paulo já era um dos maiores clubes do país. Já era tricampeão mundial e tri da Libertadores. Mas não ganhava a Série A há 15 anos. Havia a pressão por isso.

O técnico Muricy Ramalho arrumou o sistema defensivo do time. Inúmeros zagueiros passaram pelo setor, como Fabão, Edcarlos, Breno, Alex Silva, André Dias, Miranda, Rodrigo, Renato Silva, Aislan etc.

Todos com a mesma consistência na equipe. Em 2007, por exemplo, foram apenas 19 gols sofridos em 38 jogos. Média fantástica de “0,5” gol por jogo. 😯

Coincidência ou não, o São Paulo engatou um tricampeonato brasileiro, em 2006/2007/2008. Sempre como boas defesas, como aquele mesmo Lyon.

Não por acaso, o São Paulo passou a ser chamado, ainda que de forma irônica, de “Lyon brasileiro”. Quase um deboche dos rivais.

Mas, com certeza, os tricolores não estão muito preocupados com o apelido.

Longe disso. O time do Morumbi caminha para a 4ª conquista consecutiva.

Pode não empolgar nas arquibancadas, mas empolga os investidores… E como. Nesta terça-feira, o clube anunciou uma nova cota de patrocínio para a próxima temporada com a Reebok, no valor de R$ 20 milhões. Superior à receita anual do Sport.

Investimento gera títulos… Títulos geram investimento. Parece simples.

3 Replies to “Lyon brasileiro”

  1. kkkk… esse EASN é um tanto louco, naum? Mas tem até um pouco razão… porém num dá para misturar a massa de babões e capachos do clube dos 13 que torcem pelo ex-port, com a história e as tradições de Pernambuco. Covardes e imbecis existem em todos os lugares e tempos. Entretanto, aqui em Pernambuco criaram um clube… kkkkkkkkkkkkkkkkkk

  2. “Superior à receita anual do Sport”. Cássio, acho melhor vc falar que o Sport tem o maior patrimônio da America Latina pois se não fizeres isso os “verdadeiros pernambucanos” vão te encher o saco novamente!

    “verdadeiro pernambucano”= É o cara que nunca saiu de seu Bairro mas acredita que em pernambuco tudo é realmente o maior e melhor da america latina e se vc dizer que não o é só têm 2 respostas :a) Você está a serviço do sul e renegando o nordeste! b) Tá achando ruim, vai morar no sul!

  3. Cassio, só falta agora comentários dizendo que vc. é torcedor do São Paulo… mas, não vai aparecer não. Só quem provoca essa polêmica toda por aqui, é o Flamengo, e isso, apenas quando ele aparece com chance de ganhar algum campeonato.

    Agora, realmente o SP é time-empresa mais bem estruturado do futebol brasileiro, exemplo para qualquer outro time…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*