25 minutos de apreensão

Copa Pernambuco-2009: Santa Cruz 4 x 3 Central

O cronômetro do árbitro Nielson Nogueira marcava apenas 23 minutos do 2º tempo quando o volante Elton, do Central, acertou um chute de fora da área.

Foi o terceiro gol alvinegro no Arruda.

O Santa Cruz, que passou por cima do adversário no primeiro tempo, abrindo 4 x 1, via a Patativa encostar, levando dramaticidade à decisão da Copa Pernambuco.

Um título nas mãos ia escapando diante de uma multidão. Foram 17.571 torcedores no José do Rego Maciel, neste sábado, no maior público da história da copinha.

Seriam mais 22 minutos de pressão. Ou 25, contando os 3 de acréscimo. E o Central foi pra cima. O empate por 4 x 4 colocaria o Troféu José Joaquim Pinto de Azevedo (vice da FPF) na galeria do clube, em Caruaru.

Com a final passando ao vivo na TV, a Patativa teve o apoio de rubro-negros e alvirrubros. Sim… Aquela copinha semi-amadora prendeu a atenção dos torcedores neste sábado. Muitos deles na expectativa de ver o ex-gari Sandro, que não jogou. Até porque era uma final “profissional”, diga-se. 😯

A torcida coral, que chegou a gritar “Bicampeão” com apenas 34 minutos de jogo, começava a cobrar a equipe. Um revés com esse enredo seria maldade demais.

Se por algum momento aquela goleada inicial mostrou um time bem encaminhado para o Estadual de 2010, o 4 x 3 deixava claro as deficiências da equipe tricolor.

“Tem que ser sempre assim?”

“Precisa mesmo terminar o ano dando vexame de novo?”

“Chega!”

Um princípio de revolta na torcida. Não cabe mais espaço para decepção no Arruda.

E foram inúmeras chances para os caruaruenses! Aquele Santa veloz dos primeiros 45 minutos cedeu lugar a um time defensivamente mal organizado. E tenso.

Aos 42 minutos, o centroavante Gerailton, o “Imperador do Lacerdão”, aproveitou um rebote e empatou. Silêncio no Arruda. Um capítulo surreal para o Tricolor. Mais um.

Mas o gol foi anulado. O atacante estava mesmo um pouco adiantado. Assim como Joelson também estava, quando marcou o 3º gol tricolor.

Os tricolores ainda tiveram que suportar mais pressão depois disso.

Instantes depois, fim de jogo: Santa 4 x 3 (foto: Coralnet). Fim daqueles inacreditáveis 25 minutos de apreensão. Um aprendizado a mais para o Santa Cruz. Para a torcida, não. Para o time. A torcida já está acostumada. E não aceita mais novos capítulos…

Santa Cruz, bicampeão da Copa Pernambuco.

O título não é parâmetro algum para o Perambucano de 2010. Mas vale a festa.

Veja a matéria do diariodepernambuco.com.br sobre a final AQUI.

7 Replies to “25 minutos de apreensão”

  1. Pingback: Copa Pernambuco com modelo olímpico | Blog de Esportes

  2. Pingback: O último campeão antes da evolução da copinha | Blog de Esportes

  3. Nada disso EASN… assim fica parecendo que você é oportunista. Só imbecis não defenderam a COPA NE (ou seja os rubro-negros). Mas o tema é a COPA PERNAMBUCO… campeonato amador… para formação das bases. É quase um peladão. Portanto, nunca terá Status sequer de Pernambucano (que atualmente já é fraco). O fiasco do Santa não tem justificativa e só perde para tragédia épica do IXPÓ….

  4. Bruno, acho que a copa deve ser valorizada. Mas pelo motivo certo, não somente porque é a única coisa que o Santa Cruz ainda disputa. O problema é que o Brasileiro só se preocupa com a pimenta quando é no seu…..
    Em vários blogs e na própria imprensa de recife observo que “de repente” surgiram vários defensores da Copa do Nordeste ( Nordestão) ! Aí eu pergunto  : Agora ? Só porque Sport e Náutico cairam ? Quando estavam na série A. não estavam nem aí com o Nordeste! Agora que Pernambuco está fora da série A, é que são “preocupados” com os clubes do nordeste ?
    A Copa deve sim, ser valorizada, mas não pelo motivo que levou a isso! 

  5. Pessoal, aqui em são paulo também tem a copa, mas os times levam muito a sério e dá título também.
    Prá vocês terem uma idéia, o Guaratinguetá, paulista de jundiaí, botafogo, marília, mogi mirim são times da primeira divisão paulista e participam e se preparam na copa,  e dão muito trabalho aos times da capital.

    Portanto seria bom valorizar e muito a copa pernambuco.
    bruno almeida – campinas sp

  6. A que ponto chegou meu antigo rival? Levando pressão e proporcionando angústia e sofrimento à torcida na final de uma réles Copa Pernambuco. Eu me divirto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*