Pós-trauma

Vasco - O sentimento não pode parar!

Favorito na final da Taça Guanabara, o Vasco acabou sendo superado pelo Botafogo.

Logo o Botafogo… O mesmo time que o Gigante da Colina havia massacrado por 6 x 0 na fase classificatória, em pleno Engenhão, casa da Estrela Solitária.

No domingo, diante de 80 mil pessoas no Maracanã, Botafogo 2 x 0.

Os dias seguintes a uma frustração desse porte costumam ser nebulosos no futebol.

Não adianta discursos de motivação, bicho extra numa próxima vitória, papo furado de “levantar a cabeça” etc.

O grupo assimila o golpe. Geralmente, assimila demais!

O Sport que o diga em 2009. A eliminação na Libertadores, de forma dramática, nos pênaltis, acabou com a temporada rubro-negra. O time não se encontrou mais. Aquela adrenalina vista na disputa continental sumiu na Série A. O sangue secou nas veias dos jogadores. Veio o rebaixamento, na lanterna.

E o que dizer do Santa Cruz, que após o primeiro rebaixamento, em 2006, engatou a pior sequência da história do futebol brasileiro…? 😯

Agora, o mesmo acontece com o Vasco da Gama. Pelo menos o primeiro sinal.

Quatro dias depois após o vice na Guanabara, o time cruz-maltino entrou em São Januário para jogar a partida de volta da 1ª fase da Copa do Brasil, contra o Sousa/PB.

O time do Rio havia vencido em João Pessoa por 2 x 1. Na noite de quinta-feira, o time estaria desfalcado de algumas peças. Todos de ressaca.

Inclusive os torcedores.

As bilheterias do estádio registraram a venda de apenas 593 bilhetes.

O público total foi de 1.294 torcedores, sendo 701 não pagantes…

Dos 66 jogos no Pernambucano, 28 tiveram menos de 593 pagantes (veja AQUI). Porém, aqui ainda existe a promoção do Todos com a Nota. Assim, o menor público no Estadual foi de 1.717 pagantes, no jogo Sete de Setembro 1 x 0 Salgueiro.

Fica claro que um clube do tamanho do Vasco não pode ter um público tão pequeno, mesmo que tivesse perdido o Mundial. Como já perdeu, inclusive. Duas vezes.

A ressaca em São Januário foi gigante. Do tamanho da colina.

7 Replies to “Pós-trauma”

  1. Opa, numa coisa, eu concordo com o EASN! rsrsrs Na década passada (quando comecei a acompanhar) o Sport montava times muito melhores, isso foi até 2000. Equipes jovens, rápidas e com bom nível técnico. Hoje em dia não faltam bondes. Aquele time de 2009 eu considero apenas razoável, quando jogou com raça foi competitivo, quando perdeu a raça não tinha nada. E o time de 2008 também era apenas razoável, o que fez diferença foi organização, gana, agressividade, sorte, superação e torcida. E não é que concordei com o EASN?! Abraço a todos, bom domingo!

  2. Hehehe, EASN, ou sr. frustração, são tantas pérolas, tanta pequenês numa só postagem que eu me recuso a responder. Tudo de bom pra ti, cara! =)

  3. Caro André, não vou ficar comovido com seu melodrama. Gosto de futebol e acho que posso comentar sobre qualquer time de qualquer lugar do mundo, ou não ?
    Não preciso de clubes de futebol para me sentir algo, como boa parte dos Pernambucanos, que fazem de seus clubes uma forma de extravasar suas frustrações sociais. É por isso que a todo clássico destroem patrimônio público. Acham que são importantes se marcarem briga pela internet ou se destruirem õnibus e etc.
    Quanto ao teu Sport, eu preferia o Sport da década de 90, que tinha bons times formados na base. Não esse atual que curva a cabeça ao CB-13 ( E por isso os torcedores do Sport não têm direito algum de chorar contra  eixo do mal) por cotas de TV.  Além disso, o time de 2009, mesmo sendo fraco ( tanto que foi o sacode pancada da série A) ainda era melhor que o de 2008. O fato é que as cotinhas é quem fazem a diferença contra os adversários de PE e não uma sapiencia administrativa como a imprensa local quer fazer crer.
    Quanto ao afirmar que odeio Recife, não odeio. Talvez tua raiva seja a do fato de que  dados dados oficiais mostram que Recife não tem nada demais em relação a Salvador ou Fortaleza para alguns recifenses autointitularem-se como capital do nordeste, até porque, regiões brasileiras não têm capital.

  4. Acredite no que diz o EASN, Cassio. Esse brasiliense que odeia Recife e o Sport Club do Recife (e que já incorporou o espírito tricobarbie, hehehe), sabe tudo sobre o futebol do Rio. É um olho no blog e outro na parabólica. Toma só um pouco de cuidado, sabe como é, brasiliense torcedor de time carioca, enaltece mais os clubes que os próprios cariocas.

  5. Caro Cássio,

    Há um erro no post. O placar do primeiro jogo foi 2 x 1 para o Vasco, inclusive foi de virada.

  6. Cássio, o Vagner Mancini é um dos poucos técnicos no país com competência para trabalhar a longo prazo. Acho que é só fase porque o time não é ruim. Diferente do Sport de 2009 que, mesmo sendo melhor que o time que venceu a Copa do Brasil no ano anterior, não passava de um time fraco porém motivado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*