Devaneio gelado

Campos do Jordão

O presidente Lula falou em tom de brincadeira.

Após o Pan-Americano de 2007, no Rio de Janeiro, a Copa do Mundo, em 2014, e os Jogos Olímpicos, em 2016, novamente no Rio, só falta ao Brasil a chance de organizar…

… a Olimpíada de Inverno. 😯

“Depois de 2016, nós vamos começar a brigar pela Olimpíada de Inverno. Não se assustem, não se assustem.”

Bem humorado, o presidente arrancou gargalhadas com a afirmação na coletiva em Copenhague, em 2 de outubro do ano passado (veja no vídeo abaixo).

Mas não é que, menos de uma semana após o fim dos Jogos de Inverno de Vancouver, no Canadá, o Comitê Olímpico Brasileiro realmente levantou a possibilidade?

É sério!

O presidente do COB, Carlos Artur Nuzman, que esteve no Canadá, soltou a pérola:

“A cidade de Campos do Jordão tem todas as condições para ter instalações e desenvolver isso. Patinação artística, curling e patinação em pista curta são modalidades em que basta ter um ginásio para se fazer.”

Como se sabe, nenhum dos 5.564 municípios brasileiros têm um inverno tão rigoroso com neve durante um mês. Em 2000, um recorde: 70 cidades da região Sul registraram neve, mas sem acumulação (saiba mais AQUI).

A paulista Campos do Jordão, a pseudo-candidata olímpica, fica a 185 quilômetros da capital. Localizado na Serra da Mantiqueira, o município fica 1.628 metros acima do nível do mar e é o mais alto do país.

Com apenas 49 mil habitantes e arquitetura europeia, a cidade é famosa pelo clima. Neve por lá? Já aconteceu, em 1928 e 1942.

Geada é algo bem comum na região, ponto turístico nacional no inverno. A temperatura mais fria já registrada por lá foi de -7,3ºC, em 1979.

Então, vamos ficar na torcida para que volte a nevar em 2018, caso alguém leve adiante esse devaneio. Em 2014 a Olimpíada de Inverno será em Sóchi, na Rússia.

One Reply to “Devaneio gelado”

  1. Pingback: Vitória sim. De todos | Blog de Esportes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*