Árbitros F.C.

Árbitros extras

Dois árbitros-assistentes.

Atrás da linha de fundo. Um em cada barra, naturalmente.

A função deles é, principalmente, observar tudo o que se passa na grande área.

Num plano incomum no gramado, eles têm o papel de orientar o árbitro principal, com o apoio dos dois assistentes nas laterais, é claro. Além do 4º árbitro, quase sempre mandando o técnico voltar para o banco de reservas…

A ideia vem sendo adotada na temporada 2009/2010 da Liga Europa. Até agora, a secundária competição da Uefa já teve 144 jogos. A decisão será em 12 de maio. Cinco dias depois, a Fifa (já com um relatório sobre o torneio) decidirá, em uma nova reunião da International Board, se a ideia será mesmo implantada no futebol.

Caso a proposta seja aprovada, um jogo vai passar a ter a presença de 6 homens de preto.

Seis…?! 😯

Mais um e já seria o número mínimo para disputar uma partida!

Acho que mais importante do que a quantidade de juízes (já que a Fifa negou o uso de componentes eletrônicos nos jogos), o que é preciso mesmo é reciclar os quadros de árbitros. Em todos os lugares.

Em Pernambuco é uma lástima. No Brasileiro, é confusão da 1ª até a 38ª rodada. A própria Copa do Mundo já registrou erros impressionantes, principalmente em 2002.

Assim, o que vai acontecer na prática será o aumento no número de árbitros na geladeira. Você concorda com essa ideia da Fifa? Opine!

Foto: Uefa

One Reply to “Árbitros F.C.”

  1. Discordo totalmente.
    O melhor seria colocar chip na bola de futebol.
    como já é feito em outros esportes.

    O melhor é investir em tecnologia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*