Capital do Nordeste

Copa do Mundo de 2014

Há exatamento um ano, a Fifa publicou uma notícia em seu site oficial chamando o Recife de “Capital do Nordeste”, na descrição das então candidatas à subsede da Copa do Mundo de 2014. A informação foi postada aqui no blog.

Como se sabe, as regiões brasileiras não têm capitais. Talvez existam (e ainda é bem discutível) capitais política, econômica e cultural. E o bairrismo no Nordeste sempre foi uma bandeira dos 9 estados. Para o bem e para o mal.

Resumindo: o post se tornou o mais polêmico da história do blog. Mesmo um ano depois, quase todos os dias aparecem novos comentários. Por sinal, o post Fifa sobre o Recife: “Capital do Nordeste” é o mais comentado da história do blog.

Até a publicação deste novo texto, foram nada menos que 459.  😯

Pernambucanos, baianos, cearenses e pessoas de outros estados. Todos com os seus erros e acertos. Com fontes e opiniões. Para ver essa discussão sem fim, clique AQUI.

Sport, Bahia, Santa Cruz, Vitória, Náutico, Fortaleza e Ceará? Não!

É um tema que vai bem além do futebol, mas cujo ponta-pé inicial foi dado pela Fifa…

Com um tema tão polêmico, a dúvida vai nortear a enquete desta semana.

Para a Fifa, o Recife é a “Capital do Nordeste”. Na sua opinião, qual seria a capital da região (econômica, política, cultural, futebolística etc)? Opine!

Última enquete: Quem é o melhor atacante do estado?

  • Ciro (Sport) (51%, 631 votos)
  • Brasão (Santa Cruz) (45%, 550 votos)
  • Carlinhos Bala (Náutico) (3%, 36 votos)
  • Jadílson (Vitória) (1%, 12 votos)

Total de votos: 1.229

Nota do blog: de fato, Ciro é um jogador superior a Brasão. Porém, o fanatismo coral foi provado mais uma vez, com uma enquete muito disputada. Por sinal, esta foi a maior votação da história do blog. Valeu, galera!

393 Replies to “Capital do Nordeste”

  1. sendo q Recife,é detestada pela turma do Sul.Nordeste pra eles é Bahia.e queres saber:eles estão certos.aqui,os caras são Mal Humorados ao extremo!

  2. O QUE EU PERCEBI É QUE TEM BAIANO SE FINGINDO DE CEARENSE E PERNAMBUCANO SE FINGINDO DE PARAIBANO PRA SE ATACAREM..

    SALVADOR E RECIFE SÃO DUAS PORCARIAS..PARECEM O CONGO

    FORTAL RULES

  3. VOCÊS SABEM POR QUE O CEARÁ É O ESTADO MAIS BRASILEIRO DE TODOS?
    hEMM? Eu dou um tijolinho de buriti , do Piauí, a quem acertar essa pergunta.

    FORTALEZA JÁ ULTRAPASSOU RECIFE EM TUDO, ATÉ NO PIB. Por isso, eles vivem desesperados.

    A inteligentsia brasileira passa pelo Ceará, não sabiam ainda?

    No youtube tem um video as 10 cidades brasileiras mais lindas….., Fortaleza é a segunda a passar, logo depois do Rio de Janeiro…, não passa Recife nem Salvador.

  4. JABS??? Pernambucano ANALFABETO vai aprender a escrever CEARENSE, ok?

    Os cearenses tem esse apelido de cabeças-chata, de inteligência e maior capacidade do que vocês pernambucanos frustrados, nem escrever o portugues correto sabem ainda.

  5. sou de salvador,e tenho orgulho da minha terra,mas vamos aos fatos:realmente pernambuco hj cresce mais q a bahia,é o estado q está com a economia mais aquecida,e sem duvidamtdos estes investimentos vai alavancar a economia pernambuca,o q é muito bom,pois pernambuco,por incompetencia dos seus governantes,perdera o rumo e ficou pra tras;ok!agora tbem, é impossivel deixar de reconhecer q a bahia,apesar de todo este crescimento de pernambuco,é o estado mais forte e indiscutivelmente o estado mais desenvolvido economicamente da regiao.apesar de PE hj crescer e se desenvolver economicamente em um ritmo mais forte q o da bahia,a bahia nao está parada,continua a crescer e se desenvolver,a posiçao de destaque q a bahia ocupa hj no NE,nao foi a toa,conquistou por meritos proprios;idem para o crescimento de PE;seria melhor nos unissemos,e parar de birra infantil,um abraço a todos

  6. KD O CEARENCE FRUSTRADO Q É UMA PIADA EM FORMA DE GENTE? O Q SERÁ Q ACONTECEU COM O COITADO Q NUNCA MAIS POSTOU ND, DEVE TER TIDO UM INFARTO KKKKKKKKKKKK

  7. A VERDADE É QUE TEM GENTE RECALCADA AQUI NESSE BLOG QUERENDO JOGAR O PERNAMBUCANO CONTRA O BAIANO, ESSE NEGOCIO DE RIXA NÃO EXISTE MAIS. É SADIO OS ESTADOS QUEREREM SE DESTACAR DESDE QUE NÃO SE DESRESPEITE OU SUBESTIME O OUTRO AFINAL O NORDESTE CRESCE POR INTEIRO E UNIÃO SÓ IA AJUDAR NESSE MOMENTO TÃO ESPECIAL DA NOSSA REGIÃO!

  8. Desculpa pessoal, mas o meu teclado não possui certos acentos, por isso tenho que procurar na nete e colar aqui, talvez este seja o motivo do erro.

    Nossa, sem querer ofender pessoa, fiquei chocada com tanta inutilidade.
     
    Essa papo de que existe uma “guerra mitológica” de Pernambuco-Bahia__Recife-Salvador! ” se axistiu, deixou de existir ha muito tampo.
     
    A verdade é que o baianonão não está nem um pouco preocupado com isso, nem lembra que Pernambuco existe (com todo respeito), nos não precisamos disso. Como ja disseram anteriormente ” a Bahia se volta para a Bahia” ; e que muitas empresas privadas tem a sede norte/nordeste e uma outra sede especifica para a Bahia, etc, etc…
     
    Cada um com seu cada um, sem precisar ofender ou querer diminuir os outros. As oportunidades estão aí, para todo mundo. Porquê tanta magoa e competição?Seria bem melhor se discutir em torno de uma coeão entre os estados do NE, vocês não acham?

  9. Nossa, sem querer ofender pessoa, fiquei chocada com tanta inutilidade.
    Essa papo de que existe uma “guerra mitológica” de Pernambuco-Bahia__Recife-Salvador! ” se axistiu, deixou de existir ha muito tampo.

    A verdade é que o baianonão não está nem um pouco preocupado com isso,  nem lembra que Pernambuco existe (com todo respeito), nos não precisamos disso. Como ja disseram anteriormente ” a Bahia se volta para a Bahia” ; e que muitas  empresas privadas tem a sede norte/nordeste e uma outra sede especifica para a Bahia, etc, etc…

    Cada um com seu cada um, sem precisar ofender ou querer diminuir os outros. As oportunidades estão  aí, para todo mundo. Porquê tanta magoa e competição?Seria bem melhor se discutir em torno de uma coeão entre os estados do NE, vocês não acham?
     
     

    Não vou entrar em detalhes de que Salvador é melhor ou tem a (o) maior isso ou aquilo, os dados falam por si só.

  10. Maumau, queira vc ou não, a Bahia não só fica no nordeste como é o estado mais rico da região. Isso não passa de recalque de pernambucano pois, se a Bahia não fosse um estado nordestino, Pernambuco seria o mais rico. Porém a realidade é bem diferente do delírio de ALGUNS pernambucanos!

  11. Bom, vendo esse blog só gostria de fazer uma retificação para mostrar a verdade:

    A verdade é que em Sergipe e principalmente a Aracaju a maioria das pessoas não gostam de baianos ( as pessoas podem até gostar da Bahia mas não de baianos). E é devido sim a essa história de quintal da Bahia. É algo corriqueiro vindo de Baianos. Acho que esse é um dos grandes motivos, além de razões históricas e outras, de ser uma característica do Sergipano serem arredios com relação a Baianos.

    Pernambuco em relação a isso você está certo sim. Giva nesse tema aí você tá errado.

    Mas também não é algo que impeça um baiano gente boa fazer amizades aqui e ser bem acolhido. É coisa de rixa entre estados mesmo.

    Valeu.

  12. Seria mesmo… com isso não teria megalópode   (“NO MUNDO” kkk…) mais carnavalesca que a nossa^^.
    Bom, eu faço minha parte por onde passo, unindo povos!!

  13. Mas..pessoal, sempre fui contra essa “rixa” das duas cidades, na verdade sempre quis que elas fossem interligadas, imaginem só..um trem de alta velocidade ligando Salvador a Recife? Com duração de viajem de uma hora? como os habitantes das respectivas cidades se integrariam uns aos outros!! seria perfeito. Ah! ideal mesmo seria que deixassem de lado essa “picuinha” e crescessem juntas…tipo uma super metrópole… e as duas cidades têm potencial para isso… Li todos os comentários e, o que não faltou foi elogios e qualidades das duas cidades…
    Vamos crescer Juntas!!! chamem as outras CAPITAIS NO NORDESTE (pois que eu saiba existem 9)
    Recife só foi escolhida pela FIFA como “capital” do nordeste, principalmente por sua localização estratégica no mesmo, e é como se fosse uma representação da região como um todo, num quer dizer que ela seja A MELHOR CAPITAL DO NORDESTE, não estou aqui expressando minha opinião ( naturalmente exaltaria o Recife ) e sim uma visão geral.
    Ah! e a FIFA por ser um órgão relacionado ao futebol, também deve ter escolhido Recife, devido ao grande público da capital que lota os estádios…
    Se vocês não estão sabendo, a média de público do campeonato pernambucano, pode ser comparada só à média paulista e carioca…
    PAZ…e obrigado.

  14. Fala sério! nunca me diverti tanto me informando…
    muito legal esse debate! Aproveitei bastante… obrigado a todos ( até ao cearense “frustrado da cabeça-chata) < esse cara num existe… foi bom ver o que os cearenses ( ou alguns deles ) pensam sobre a “guerra mitológica” de Pernambuco-Bahia__Recife-Salvador!
    Principalmente pra mim..aluno do ensino médio que, adoro o assunto e sempre comento com meus colegas sobre as qualidades da minha cidade…amo de verdade Salvador..fui lá várias vezes, é linda mesmo, ainda não fui ao Ceará, mas pretendo ver o que o Ceará tem…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*