Capital do Nordeste

Copa do Mundo de 2014

Há exatamento um ano, a Fifa publicou uma notícia em seu site oficial chamando o Recife de “Capital do Nordeste”, na descrição das então candidatas à subsede da Copa do Mundo de 2014. A informação foi postada aqui no blog.

Como se sabe, as regiões brasileiras não têm capitais. Talvez existam (e ainda é bem discutível) capitais política, econômica e cultural. E o bairrismo no Nordeste sempre foi uma bandeira dos 9 estados. Para o bem e para o mal.

Resumindo: o post se tornou o mais polêmico da história do blog. Mesmo um ano depois, quase todos os dias aparecem novos comentários. Por sinal, o post Fifa sobre o Recife: “Capital do Nordeste” é o mais comentado da história do blog.

Até a publicação deste novo texto, foram nada menos que 459.  😯

Pernambucanos, baianos, cearenses e pessoas de outros estados. Todos com os seus erros e acertos. Com fontes e opiniões. Para ver essa discussão sem fim, clique AQUI.

Sport, Bahia, Santa Cruz, Vitória, Náutico, Fortaleza e Ceará? Não!

É um tema que vai bem além do futebol, mas cujo ponta-pé inicial foi dado pela Fifa…

Com um tema tão polêmico, a dúvida vai nortear a enquete desta semana.

Para a Fifa, o Recife é a “Capital do Nordeste”. Na sua opinião, qual seria a capital da região (econômica, política, cultural, futebolística etc)? Opine!

Última enquete: Quem é o melhor atacante do estado?

  • Ciro (Sport) (51%, 631 votos)
  • Brasão (Santa Cruz) (45%, 550 votos)
  • Carlinhos Bala (Náutico) (3%, 36 votos)
  • Jadílson (Vitória) (1%, 12 votos)

Total de votos: 1.229

Nota do blog: de fato, Ciro é um jogador superior a Brasão. Porém, o fanatismo coral foi provado mais uma vez, com uma enquete muito disputada. Por sinal, esta foi a maior votação da história do blog. Valeu, galera!

393 Replies to “Capital do Nordeste”

  1. Salvador só tem gente fedorenta e feia, que só ficam dançando, vide LEO SANTANA DO PARANGOLIXO.
    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  2. Essa briga ainda continua? Fala sério…’ Tem praticamente dois anos que eu postei aqui ‘RenêRecife”…’ Pensei que as pessoas estavam mais inteligente, mas parece que continuam revoltadas pela FIFA ter descrito Recife como ‘Capital do Nordeste’.
    O que foi comentado novamente nos últimos dias por causa do show do Paul MccarTney na cidade, no estádio José do Rêgo Maciel (Arruda). É questão de geografia gente, de representatividade, de cultura (no aspecto de o povo recifense ser bem mais eclético do que os outros povos brasileiros).
    Parem com isso, vocês não vão engrandecer sua cidades e estados criticando Rcife e Pernambuco.
    Tenho amigos e familiares em Salvador, João Pessoa e Fortaleza. Natal é linda, adoro Aracaju e Maceió e sou louco pra conhecer São Luiz e Teresina. Nossa região é tão linda, nossos estados são tão lindos. Não faz sentindo ficar ‘fuçado sobre os pontos negativos da vida alheia’ pra provar que é melhor.

  3. PARIS – Quatro capitais brasileiras estão entre as mais desiguais do mundo : Goiânia, Fortaleza, Belo Horizonte e Brasília, segundo o relatório “Situação das cidades do mundo 2010-2011”, da Habitat, a agência da ONU para habitação. Depois de Buffalo City , Johannesburg e Ekurhuleni, todas na África do Sul, as brasileiras foram classificadas como cidades “extremamente desiguais”. Isto é : onde o fosso entre ricos e pobres é muito grande.
    Mas a Habitat poupa o Brasil ao comparar a desigualdade destas cidades com os piores casos da África.
    – Embora cidades brasileiras, em geral, tenham graus de desigualdade de renda extremamente altos, estão muito melhor do que cidades altamente desiguais na África quando se trata de saneamento e água encanada. Em 2007, embora a capital Brasília tivesse um índice Gini (que mede a desigualdade) muito alto, 90% da população tinha acesso à água encanada e 88% à saneamento básico – diz o relatório.
    O índice Gini – entre 0 e 1 – mede a distribuição no consumo e na renda de um país, e é usado no mundo inteiro como indicador de desigualdade: quanto mais próximo de 1, maiior a desigualdade. As quatro capitais brasileiras, segundo a ONU, têm índice acima de 0.60.
    Outras cidades com alto coeficiente de desigualdade são Bogotá (Colômbia), com 0.55, Buenos Aires (Argentina), Santiago do Chile e Quito (Equador), têm entre 0.51 e 0.55. Beijing, na China, é a cidade com menor índice de desigualdade: 0.22. E até Caracas, na Venezuela, aparece na lista das cidades menos desiguais do mundo: 0.39.
    Se medida só com base na distribuição de consumo, cidades como Dhaka e Chittagong (ambas em Bangladesh), estão entre as cidades mais igualitárias do mundo. Mas não há o que comemorar: a população está “igual” por baixo, isto é, na mais absoluta na pobreza. Washington D.C, nos EUA, também é citada como uma cidade altamente desigual (0.53).
    Segundo a Habitat, há vários outros problemas afetando cidades do mundo. Uma delas é que a prioridade na urbanização e nas reformas estão sendo dada à população rica, e não aos pobres, segundo sondagem em 30 cidades de vários continentes.
    Má nutrição nas favelas é outro problema : o relatório diz que “cada vez mais as pessoas vivendo em cidades vão dormir com mais fome a cada noite, mais do que os que estão no campo”. O relatório também chama atenção para o baixo índice de escolaridade de crianças nas favelas brasileiras. O Brasil é comparado com a Guatemala, onde apenas 54% das crianças vivendo em favelas estavam em escolas primárias em 1999.
    A Habitat faz um apelo para que governos direcionem mais suas políticas para jovens das cidades, que estão sendo marginalizados, o que contribui para as desigualdades. Um estudo da Habitat mostrou que no Rio de Janeiro, com uma população de jovens de 1 milhão de um total de 6.1 milhão, políticas não estão funcionando : cursos são criticados pelos jovens por serem “insuficientes ou esporádicos” e sem conexão com o mercado.
    Segundo o relatório, cidades estão crescendo e se conectando em eixos que o Habitat chama de “mega-regiões” ou “corredores urbanos”. A agência da ONU, por exemplo, define o eixo São Paulo- Rio de Janeiro, onde 43 milhões de pessoas vivem, como uma mega-região. E vê vantagens nisso : estas “mega-regiões” estão crescendo mais rápido econômicamente do que “mega-cidades” (definidas como tendo mais de 20 milhões de habitantes), porque há estímulo para negócios, mais desenvolvimento imobiliário e valorização das terras, por exemplo. Mas há uma desvantagem : como estes corredores ganham muita importância econômica, outras regiões no país acabam ficando prejudicadas.
    – Há o perigo de criar uma nova hierarquia urbana e mais padrões de exclusão econômica e social – diz o relatório.
    Rio de Janeiro, São Paulo, cidade do México e Buenos Aires são as quatro mega cidades no mundo em desenvolvimento que, sozinhas, são responsáveis por 1.5% do Produto Interno Bruto (PIB) mundial. Já na Europa, por exemplo, Bruxelas contribui com 44,4% do PIB de seu país, a Bélgica.

    Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/economia/quatro-capitais-brasileiras-estao-entre-as-mais-desiguais-do-mundo-diz-onu-3036604#ixzz1qkJ7YDsp
    © 1996 – 2012. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

  4. O Recife dispõe de um pólo médico que é considerado o primeiro de todo o Norte/Nordeste e o segundo do Brasil em qualidade, modernidade e avanço tecnológico, ficando atrás apenas do pólo da cidade de São Paulo. Formado por 417 hospitais, clínicas, laboratórios e centros de diagnósticos por imagem, esse pólo médico oferece um total de 8,2 mil leitos e atende a uma clientela de cerca de 20 mil pessoas/dia, a maioria usuários dos planos de saúde.
    Grande gerador de empregos no Recife, o pólo médico absorvia em 2002, segundo estudo do Instituto de Pesquisas Sociais aplicadas (IPSA) da Universidade Federal de Pernambuco, a mão-de-obra de 20,8 mil pessoas na cidade. Considerando-se, também, a mão-de-obra de outras empresas diretamente ligadas ao pólo, esse total chega a 34,7 mil empregos formais em três mil estabelecimentos nas áreas de hotelaria, transporte, escritórios, informática, entre outras.
    Além de sua importância para a economia do Estado, o pólo médico do Recife se destaca, sobretudo, pela oferta de serviços médico-hospitalares com alto padrão de especialização. Tanto isso é verdade que é graças ao pólo que Pernambuco dispõe, hoje, de mais aparelhos de tomografia computadorizada do que países como o Canadá ou a França. Os hospitais recifenses são dotados de instalações e equipamentos dos mais avançados e muitos deles têm até helipontos.
    Boa parte dos hospitais e clínicas médicas que integram o pólo médico do Recife está localizada entre os bairros do Derby e Ilha do Leite. Entre os serviços prestados, destaque para as especialidades de cardiologia, patologia clínica, oftalmologia e hepatologia. Os clientes do pólo se situam nas faixas de renda A, B e C, associados aos planos ou seguros saúde. A maioria dos hospitais e unidades instalados no local não atende pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
    O Pólo Médico do Recife surgiu entre o final dos anos de 1970 e início dos 1980, quando os primeiros médicos decidiram instalar suas clínicas no bairro da Ilha do Leite. A escolha do local teve, entre outros, um decisivo motivo: a proximidade com o Hospital Pedro II, unidade integrante da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Pernambuco. As clínicas foram-se multiplicando, vieram os primeiros hospitais (como o Albert Sabin e João XXII) e a consolidação do pólo.
    Além dos serviços diretamente ligados à área de atendimento hospitalar, o Pólo Médico do Recife agrega outras atividades complementares, como as de informática e software, vendas de produtos farmacêuticos, manutenção de equipamentos, organizações educacionais e de pesquisa, associações profissionais, empresariais e de classe. Entre outros, integra o pólo aquele que é o mais antigo hospital nordestino e hoje uma referência nacional: o Real Hospital Português de Beneficência, fundado em 1855.

    Esse índice citado pelo “Ciara” não tem nada haver com a grandeza do maior polo medido do norte/nordeste, isso é problema do SUS!

  5. Pow! Esse tal “Ciara” fica frescando aqui sobre o “Metrô” do Recife, que é um trem! Pensando nisso o veiculo é mesmo um trem e o sistema é chamado de metrô, além disso é claro que o metrô do Recife está longe de ser igual ao do Ceará, pois o metrô do Recife já foi implantado há 27 anos, portanto na época não existia nem mesmo o google para você saber como que era um metrô. Fica tranquilo que ao completar 30 anos será implantados novas unidades supermodernas(…) deixa de ser babaca!

    Tudo que é novo fica velho, e renovação depende da necessidade de substituição!, pois por enquanto o trem tem servido muito bem ao povo pernambucano!

  6. Goiana: Maior unidade em área da Fiat no mundo.

    There are no translations available.

     

    Nada menos do que 14 milhões de metros quadrados: este é o tamanho do terreno que a Fiat terá à disposição no município de Goiana para instalar sua fábrica pernambucana. Frente à área inicialmente prevista no Porto de Suape são 10 milhões de m2 a mais. Será a maior unidade da Fiat em todo o mundo, pelo menos em área total. Com isso o Estado do Nordeste terá um pólo automotivo completo, incluindo centro de desenvolvimento e pesquisa, campo de provas e outros. O investimento previsto cresceu R$ 1 bilhão, totalizando agora R$ 4 bilhões, e a capacidade projetada subiu 50 mil unidades, para 250 mil/ano. Confira agora o vídeo institucional da unidade. 

    Adobe Flash Player not installed or older than 9.0.115!

    ” De acordo com o secretário de desenvolvimento do Estado três sistemistas confirmaram instalação na área, com protocolo de intenções já assinado – ao menos duas delas seriam do próprio Grupo Fiat, a Fiat Powertrain e a Magneti Marelli. A expectativa do governo local é que cerca de cem empresas sejam atraídas para a área. A área que receberá a futura fábrica tem 14 milhões de m2, doada pelo governo estadual, e fica a cerca de cinco quilômetros do município de Goiana em área de usina produtora de etanol e açúcar. A diferença para a área original em Suape é de nada menos do que 10 milhões de m2 a mais. A previsão inicial de capacidade será de 200 mil a 250 mil unidades/ano – antes, em Suape, a Fiat estimava máximo de 200 mil/ano. Segundo Belini a lógica de atração de fornecedores será a mesma utilizada em Minas Gerais, processo conhecido como mineirização e que agora ganhou nova vertente, a pernambucalização. Eles serão alocados em outra área, entre Goiana e Recife, de 1,4 milhão de m2. Será reproduzido em Goiana outro projeto de Betim, desta vez social, o Árvore da Vida. Belini afirmou que a produção deverá ser iniciada em março de 2014. De acordo com o executivo as licenças ambientais estão sendo requeridas, e algumas máquinas, como prensas, já estão sendo produzidas no Exterior. De acordo com a Fiat “o novo projeto tornou-se possível porque a empresa localizou uma área contínua que comportará todo o polo automotivo projetado, composto pela fábrica de automóveis, parque de sistemistas, centro de capacitação e treinamento, centro de pesquisa e desenvolvimento, pista de testes e campo de provas”. Seu comunicado afirma, ainda, que “o pólo automotivo contará um campo de provas de nível mundial para executar todos os testes de veículos da América Latina com oportunidades também para Fiat Powertrain. Atualmente no Brasil não há um lugar para a empresa realizar testes de veículos de produção, protótipos, novos lançamentos etc. A Fiat realiza todos os testes em estradas públicas e/ou recorre à Itália. O campo de provas tem por objetivo atender todos os requisitos em termos de desenvolvimento e de realização de testes continuamente, e também poderá suportar a promoção de treinamento e convenções de concessionários, convenções de imprensa e outros”. Belini afirmou também que a unidade pernambucana será a maior em área da empresa em todo o mundo.
     

  7. Falando nisso, cade o maior polo médico do nordeste(Pernambuco) se o Indice de Desenvolvimento do Sistema Único de Saúde de Pernambuco ficou em 16º lugar, atrás até ao da Bahia? Pernambucanos, façam um bem a todos nos baianos: Peguem um boi e converse com ele até ele dormir…KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  8. CARLOS VOCÊ PODE CHAMAR ISSO DE RECALQUE E INVEJA, ESSES COITADOS NÃO SABEM A MORAL QUE ESTÃO DANDO A PERNAMBUCO POSTANDO AQUI NESSE BLOG KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  9. Falam que que PE é isso, PE é aquilo mas eu vejo mais o baiano e o ceraense revoltados contra PE acho que isso só reforça a superioridade pernambucana se é que existe, por que se nao existe entao a bahia e o ceara estao dando muita força pra PE.

  10. É por isso que a Bahia é a terra da alegria, de um povo que respeita todos os seus irmãos nordestinos e que por isso mesmo é amada por alagoanos, sergipanos, paraibanos, potiguares, cearenses, maranhense e piauienses, a única exceção são os FAMIGERADOS pernambucanos e isso vem apenas da parte deles, pois são como o Estado de Israel dentro do Oriente Médio, ou seja, ninguém vai com a cara dele devido a prepotência.
    Os pernambucanos podem humilhar os outros estados nordestinos, mais eles sabem que com a Bahia a coisa é mais embaixo, pois temos no mínimo o dobro de tudo que eles tem.
    A nossa cultura é muito mais diversificada e mais dinâmica que a pernambucana, somos o celeiro musical do Brasil, reconhecido internacionalmente, nos adaptamos com maior facilidade a qualquer tipo de ambiente e a felicidade não nos abandona.
    Pernambuco perdeu (PARA SEMPRE) o título de maior estado do nordeste para a Bahia e não conseguem engolir isso, nem mesmo os seus governantes que não tira a frase da cabeça: TEMOS QUE ULTRAPASSAR A BAHIA.kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    A Bahia ultrapassou Pernambuco na década de 1970 e aqui ninguém tocou foguetes nem comemorou pois sabíamos que o destino da Bahia é ser o 2 ou terceiro maior estado do Brasil.
    Pernambuco para nós é fichinha, é uma tripinha que não mete medo frente a grandeza da Bahia , frente o potencial da Bahia, frente a história da Bahia, frente a alegria da Bahia.
    CHOOOOOOOOOOOOOOOOOORRAAAAA PERNAMBUCANOS!

  11. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK, CARO AMIGO VC JA VIU OS TRENS DO METRO DE FORTALEZA?? KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK, COMO EU TENHO PENA DE VCS, KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK, E MELHOR NEM OLHAREM MESMO, KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK, OS TRENS DE FORTALEZA SAO ALTAMENTE MODERNOS, NEM SE COMPARAM MESMO COM OS DE RECIFE, ALIAS RECIFE TEM UM TREM QUE DERAM O NOME DE METRO, KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK, O METRO DE FORTALEZA E TAO MODERNO QUE A NOVA LINHA QUE A DILMA VEIO ANUNCIAR ONTEM NEM MAQUINISTA VAI TER, KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK, VAI OPERAR SOZINHO, O CID JA FOI PRA EUROPA HJ, OK, ATRAS DISSO, E ATRAS DE UM DATA CENTER QUE VAI VIR PRA FORTALEZA NA ORDEM DE 1 BILHAO DE REAIS, KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK, CEARA E FORTALEZA CRESCENDO EMOSTRANDO QUE A CAPITAL CEARENSE NAO VIVE DE PASSADO COMO RECIFE, KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  12. AGORA E SERIO COMPARAR O METRO DE FORTALEZA COM O DE RECIFE?? KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK, NAO TEM NEM COMPARAÇAO

    Claro que não tem comparação!!! Não tem como comparar duas coisas sendo que uma não existe, o metrô de Fortaleza, ainda. Será que sai??

    Não é a toa que os cearenses sabem fazer as pessoas rirem mesmo, como essa daqui da comparação de coisas que não existem. Será que vão contar no Show do Tom??

  13. NAO E SO ISSO, FORTALEZA VEM SE DESPONATNDO A CADA DIA QUE PASSA NO CENARIO NACIONAL, PRINCIPALMENETE EM 2 EVENTOS IMPORTANTES E DE DESTAQUE MUNDIAL, A COPA DO MUNDO E AS OLIMPIADAS QUE POR SINAL, SE SALVADOR VAI RECEBER OS JOGOS, FORTALEZA VAI TER UM CENTRO DE TREINAMENTO, JA RECIFE? BEMMM CADE RECIFE?? AHHHH JA SEI FORTALEZA TOMOU O LUGAR DELA, KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK, 

    Três estádios da Copa poderão receber treinos da Olimpíada 2016

    O torneio de futebol da Olimpíada do Rio de Janeiro em 2016 será realizado em cinco sedes, já incluindo o Maracanã. Além da capital fluminense, Brasília (Nacional Mané Garrincha) São Paulo (Arena Corinthians), Salvador (Fonte Nova) e Belo Horizonte (Mineirão) estarão presentes nos Jogos, aproveitando a estrutura pronta do Mundial de futebol que será realizado dois anos antes.
    Mas o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) divulgou nas últimas semanas uma lista com 172 locais pré-selecionados para servirem como centro de treinamento para as delegações olímpicas. Nela, constam outros três estádios da Copa: a Arena Pantanal, em Cuiabá, o Beira-Rio, em Porto Alegre, e o Castelão, em Fortaleza.
    Mato-grossenses, gaúchos e cearenses poderão, assim, contribuir com a Olimpíada de forma mais discreta, como locais de treinos. No total, oito palcos da Copa de 2014 poderão repetir a dose dois anos depois, assegurando presença no evento olímpico.
    Dos 172 centros esportivos, 150 estão prontos (alguns ainda precisam de reforma), 14 estão em obra e oito serão construídos. O COB escolheu a Escola de Educação Física do Exército, no Rio, como quartel-general da delegação brasileira.

    http://www.portal2014.org.br/noticias/9029/TRES+ESTADIOS+DA+COPA+PODERAO+RECEBER+TREINOS+DA+OLIMPIADA+2016.html

  14. Da seca à indústria

    Um estado que, durante décadas, só era notícia nacional quando havia uma seca – e, consequentemente, uma crise na produção de alimentos – passou a ser a terra do sol e do turismo, mas deve se tornar conhecido, cada vez mais, pela indústria.O Ceará ocupa a primeira posição no Nordeste em relação ao estoque de empregados. A informação foi divulgada pelo Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT), durante apresentação do “Mapa do Emprego Industrial: o caso do Ceará” (Diário do Nordeste, 14/06/2011).A posição da liderança em empregos alcançada pela indústria cearense é o resultado de um processo de longa duração e, em um sentido muito preciso, constitui o inverso do que ocorreu em Pernambuco, como mostra o gráfico abaixo. 

    A figura foca em produto, não em emprego. Mas as duas coisas andam juntas, quando se fala em proporções. Em meados do século passado, Pernambuco era o estado líder do Nordeste, em indústria (42,4% do PIB regional, em 1950, superando, inclusive, a Bahia, que só tinha 18,1%; e, mais ainda, o Ceará, com 7,2%). Desde então, as coisas vêm mudando: em 2008, ano do dado mais recente, o PIB industrial cearense (14,9% do nordestino) praticamente empatou com o pernambucano (15,7%). (A Bahia, com 35,2%, mantém a liderança regional, que conquistou de Pernambuco na década de 1970).

  15. TEM GENTE QUE ESQUECEM DE NOTICIAS QUE MOSTRAM UMA REALIDADE BEMMM DIFERENTE DOS QUE OS PERNAMBUCANOS FALAM AQUI, HAHAHAHAHA, SABEM QUAL E O PROBLEMA DE PERNAMBUCO, E QUE ELES JA NAO SUPORTARAM SALVADOR PASSAR RECIFE, AI JA TIVERAM QUE AGUENTAR FORTALEZA TBM, MAS O QUE MAIS MATA ELES E QUANDO O IBGE MOSTRA QUE O PIB DE PERNAMBUCO E MAIS PERTO DO CEARA DO QUE O DE PERANMBUCO E PARA O DA BAHIA…. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK, POBRES PERNAMBUCANOS, NA ILUSORIA CABEÇA DELES SO ELES CRESCEM, KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    Ceará é o 1º estado do Nordeste em emprego industrial

    O Ceará ocupa a 1º posição no Nordeste em relação ao estoque de empregados. A informação foi divulgada nesta terça-feira (14), pelo Instituto de  de Desenvolvimento do Trabalho (IDT), durante apresentação do Mapa do Emprego Industrial: o caso do Ceará.
    O Mapa faz o balanço do período de 1999 a 2009 e  objetivo é apresentar a distribuição geográfica da indústria, buscando mapear os ramos de atividade para facilitar ações de qualificação profissional e de aperfeiçoamento de cadeias produtivas.
    Microempresas
    Ainda conforme a apresentação dos dados, 80% das fábricas são constituídas por microempresas, responsáveis por 16% dos empregos na indústria.
    Por outro lado, as grandes fábricas respondem por 41% dos empregos e concentram-se nos ramos de alimentos e bebidas, têxtil e vestuário e calçados – os dois últimos representam mais de 54% dos empregos industriais.
    Outros estados
    Os estados que mais empregaram na indústria, no período, forma os estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, Rio de Janeiro e Ceará, tornando o estado, o primeiro do Nordeste.
    Em 2009, o setor industrial respondia por 236.851 empregos no estado. Atualmente, esse setor já contabiliza mais de 251 mil postos, segundo dados da Relação Anual de Informações Sociais (Rais).
    http://verdesmares.globo.com/v3/canais/noticias.asp?codigo=320710&modulo=178

  16. Recife e Jaboatão entre as piores do Brasil por falta de saneamento básico
    Jaboatão dos Guararapes ficou em sexto lugar entre os piores municípios do Brasil, em relação a saneamento básico
    Das 81 cidades brasileiras observadas em uma pesquisa do Instituto Trata Brasil para avaliação dos serviços de saneamento básico, as três principais cidades pernambucanas estão entre as 20 piores do País. Recife ficou em oitavo lugar entre as capitais, enquanto Jaboatão dos Guararapes ficou em sexto lugar entre os piores municípios da pesquisa. Olinda está localizado em 19º lugar do ranking.
     

    INFOGRÁFICO

    ampliar

     
    “Um dos pontos de preocupação apontados no novo ranking foi que as dez últimas cidades continuam sendo as mesmas já há três anos, o que reflete a dificuldade em se obter melhorias nestes municípios”, afirmou Édison Carlos, presidente do Instituto.
    O levantamento tem base no Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) do ano 2009, recém divulgado pelo Ministério das Cidades. As informações são fornecidas espontaneamente pelas empresas prestadoras dos serviços nessas cidades. Para fazer o ranking, o Instituto considera várias informações prestadas pelas empresas operadoras de saneamento nas cidades – no caso de Pernambuco, a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) – tais como:

    .população total atendida com água tratada e com rede de esgoto;
    .tratamento do esgoto por água consumida;
    .índice total de perda de água tratada – calculado com base nos volumes totais de água produzida e de água faturada demonstrando a eficiência do operador;
    .tarifa média praticada e que corresponde à relação entre a receita operacional do prestador do serviço e o volume faturado de água e de esgoto na cidade;
    .além dos investimentos em relação à geração de caixa dos sistemas, compreendendo a arrecadação sem despesas operacionais.

    A pesquisa avaliou cidades com mais de 300 mil habitantes. Para cada indicador o estudo estabelece um ranking de evolução e a combinação destes dados classifica a cidade no ranking.

    Analisando alguns municípios que caíram no ranking nota-se o caso de Recife. A pesquisa mostra que Recife informou grandes investimentos em 2009, mas teve queda na tabela devido ao aumento na tarifa e por ter tido, naquele ano, geração de caixa negativo. Jaboatão está entre as 15 piores cidades que apresentaram atendimento inferior a 80% da população.

    O ranking mostra ainda que, no conjunto dos indicadores avaliados, estão entre as melhores cidades do País: Santos (SP), primeiro colocado, com operação estadual; Uberlândia (MG), em segundo, com operação municipal; Franca (SP), em terceiro, com operação estadual; Jundiaí (SP), em quarto, com operação municipal em parceria com o setor privado; Curitiba (PR), com operação estadual em quinto; Ribeirão Preto (SP), em sexto, com operação municipal em parceria com o setor privado; Maringá (PR), em sétimo, com operação estadual; Sorocaba (SP), em oitavo, com operação municipal; seguida de Niterói (RJ) em nono lugar e operação privada e Londrina (PR) em décimo e também com operação estadual na prestação dos serviços.

    http://jconline.ne10.uol.com.br/canal/cidades/geral/noticia/2011/09/28/recife-e-jaboatao-entre-as-piores-do-brasil-por-falta-de-saneamento-basico-17310.php

  17. Pernambuco e Recife continuam entre os três locais mais violentos do país
    Pernambuco tem queda de violência, mas continua sendo um dos locais onde mais se mata em todo o país. Apesar de registrar uma queda, de 13,9%, na taxa de homicídios por cada 100 mil habitantes (passando de 58,9, em 1998, para 50,7 em 2008), o estado ainda é a terceira unidade federativa mais violenta do Brasil, perdendo apenas para o Espírito Santo, que descancou o estado nordestino da primeira colocação. O mesmo quadro é verificado no Recife, que deixou a liderança para Maceió e agora é a segunda capital onde mais se morre por atividades criminosas. Ambas as colocações se repetem no que diz respeito à violência contra jovens e adolescentes, entre 15 e 24 anos.
    Os dados são do Mapa da Violência 2011 – Os Jovens do Brasil, lançado na manhã desta quinta-feira, no Ministério da Justiça, em Brasilia. A obra foi elaborada pelo Instituto Sangari e apresenta um diagnóstico sobre como a violência tem levado à morte brasileiros, especialmente os jovens, nos grandes centros urbanos e também no interior dos estados. A coordenação é do sociólogo Julio Jacobo Waiselfisz, cuja fonte de dados oficial foi do Sistema de Informações sobre Mortalidade, do Ministério da Saúde, que inclui ainda dados sobre suicídios e acidentes de trânsito.
    Apesar de apresentar dois anos de defasagem, o estudo contribui para evidenciar as alterações comportamentais que permitem, por exemplo, uma interiorização da violência. “A partir de 2003, ocorreu uma queda das taxas de homicídios nas capitais, no entanto, as taxas de homicídio no interior estão crescendo assustadoramente, afirma Jacobo. De fato, os números indicam que as violências nas capitais, durante o período, caiu 17,7%, enquanto, no interior, houve um incremento de 38,6%.
    Segundo o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, nos próximos meses será desenvolvido um sistema que permita o acompanhamento do mapa da violência com informações prestadas em tempo real. De forma que as políticas de repressão aos crimes sejam melhor administradas e mais efetivas.
    Número de homicídios (Total: 1998/2008 – Jovens: 1998/2008)Pernambuco 4.428/4.431 ( 0,1%) e 1.808/1.776 (-1,8%)Recife 1.559/1.321 (-15,3%) e 716/595 (-16,9%)
    A representação de Pernambuco no cenário nacional preocupa. Ao todo, 17 cidades do estado estão entre as 100 mais violentas. Quando contamos apenas os registros de mortes de jovens entre 15 e 24 anos, o número sobe para 19. Além disso, os crimes continuam afetando mais os negros e pardos do que os brancos. No primeiro caso, a taxa de mortalidade subiu de 71,4 por cada cem mil habitantes, para 72,2. No segundo, houve queda de 16,9 para 12,7.
    Ranking Homicídios (Estado – Taxa por 100 mil Total/Jovens)
    1) Alagoas – 60,3/125,32) Espírito Santo – 56,4/120,03) Pernambuco – 50,7/106,14) Pará – 39,2/77,25) Amapá – 34,4/76,9
    Clique aqui para acessar o Mapa Violencia 2011 Pernambuco
    Brasil – No cenário internacional, o país ocupa sexto lugar no ranking de homicídios entre jovens. Em 1998, eram 30 mortes por cada 100 mil jovens, enquanto, em 2008, o número chegou a 52,9. Hoje, os crimes já representam 39,7% dos motivos de todas as mortes registradas na faixa etária que vai dos 15 aos 24 anos.
    Em números absolutos totais, o número de assassinatos pulou de 41,9 mil para 50,1 mil. Tanto no que diz respeito ao número total de mortes, quanto às especificamente voltadas aos jovens, o Brasil fica atrás de El Salvador, Ilhas Virgens, Venezuela, Colômbia e Guatemala.
    Faça o download do estudo completo – Mapa da Violência 2011 – Os Jovens do Brasil(http://www.sangari.com/mapadaviolencia/pdf2011/MapaDaViolencia2011.pdf)

    http://www.observatoriodorecife.org.br/?p=2706

  18. AGORA E SERIO COMPARAR O METRO DE FORTALEZA COM O DE RECIFE?? KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK, NAO TEM NEM COMPARAÇAO, COITADOS DESSES PERNAMBUCANOS A CADA DIA QUE PASSA MAIS FORTALEZA FICA SUPERIOR A RECIFE,TODO MUNDO SABE QUE RECIFEDE VIVE DO PASSADO, MAS TEM COISAS QUE RECIFE GANHA DE FORTALEZA LOGICO, QUER VER NO QUE??

    Recife é a 5ª cidade com maior concentração de favelas do país
    Um total de 852 mil pernambucanos vivem nos chamados aglomerados subnormais, em habitações com pouca estrutura e tendo que lidar com baixos níveis de renda, a exemplo de favelas ou invasões, apenas na Região Metropolitana do Recife. A área fica atrás de São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Belém (PA) e Salvador(BA). Além de concentrar um grande número de pessoas, as aglomerações do estado são populosas e geograficamente bem definidas, a exemplo de Casa Amarela, 6ª localidade em concentração de moradores em condições precárias de vida.
    Os dados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, com base no Censo 2010, que identificou um total de 17 cidades pernambucanas com a presença de favelas. São elas: Abreu e Lima, Araçoiaba, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Caruaru, Escada, Igarassu, Ipojuca, Ilha de Itamaracá, Itapissuma, Jaboatão dos Guararapes, Moreno, Olinda, Paulista, Recife, São Lourenço da Mata e Toritama. Apenas os aglomerados da Região Metropolitana concentram 9,7% da população pernambucana, quando o índice nacional é de apenas 6%, quando considera-se todo o estado.
    Entre os 109 aglomerados do Recife, o grande destaque é para Casa Amarela, que concentra 53.030 moradores em condições precárias de vida e ocupa o 6º lugar no ranking de maiores concentrações urbanas em favelas do país. A estrutura do bairro é compável à Rocinha, 1º lugar na lista, com 69.161 moradores, e fica atrás apenas do Sol Nascente (DF), Rio das Pedras (RJ), Coroadinho (MA) e Baixada da Estrada Nova Jurunas (PA).
    Entre os destaques da população local, está o fato de que a maior parte dos moradores destas áreas possui entre 20 e 29 anos, ocupam residências que têm, em média, entre 3 e 4 pessoas (3,4) por domicílio e se considera da cor parda. O detalhe é que, nos casos em que a cor parda, predominante em todo o país, não é utilizada como autodefinição, a cor branca supera, em três vezes, o número de pessoas que se considera de cor negra.
     
    As cinco cidades com mais domicílios em aglomerados subnormais
    Recife – 102.392
    Jaboatão dos Guararapes – 67.289
    Olinda – 25.523
    Cabo de Santo Agostinho – 25.431
    Paulista – 12.205
     
    As dez maiores concentrações urbanas de baixa renda no estado
    Casa Amarela – 53.030
    Alto da Bela Vista – 20.297
    Ibura de Baixo – 19.694
    Dois Unidos – 19.603
    Chiado do Rato – 15.524
    Canal da Garapeira – 15.326
    Vila Espinhaço da Gata/Dom Hélder/Nova Jerusalém – 13.735
    Caçote II – 13.516
    Vila da Compesa – 12.749
    Ibura/Jordão – 12.490
    http://www.diariodepernambuco.com.br/nota.asp?materia=20111221100725
     

  19. MELHOR METRO E O MAIS MODERNDO DO NORDESTE,…

    Linha Leste do Metrô receberá investimento de R$ 2 bilhões

    O Governo Federal e o Governo do Estado firmaram nesta segunda-feira (27) a maior parceria em investimento da história do Ceará. Juntos, União e Estado destinarão o montante de R$ 2 bilhões para a construção da Linha Leste do Metrô de Fortaleza. A presidenta Dilma Rousseff fez o anúncio do investimento de R$ 1 bilhão para obra na manhã desta segunda-feira (27), durante visita as obras da Linha Sul do Metrô, em Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Segundo explicou a Presidenta, o Governo Federal entrará com esse valor, que faz parte do orçamento do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), e o Governo Estadual entrará com o mesmo montante através de financiamento. “Vamos começar a Linha Leste que é do mais absoluto interesse do Governo Federal. Em parceria com o Governo do Estado, vamos fazer uma revolução no transporte de massa, isso é muito importante para o Brasil”, destacou Dilma Rousseff.

    Na ocasião, a Presidenta conheceu duas, das 20 estações que compõem a Linha Sul do Metrô de Fortaleza (Metrofor). Ela percorreu de trem o trajeto de cerca um quilômetro entre as estações Virgílio Távora (antiga Novo Maracanaú) e Rachel de Queiroz (antiga Pajuçara). Dilma aproveitou para destacar a importância que a conclusão dessa obra tem não só para o Ceará, mas para todo o Brasil. “Na década de 80 se falava que o Brasil era um país pobre e que por isso não precisava de metrôs. Uma Região Metropolitana precisa de transporte de massa de qualidade, e isso significa um transporte rápido, seguro e confortável. E o Brasil entrou atrasado nisso. O Governo do Ceará hoje nos mostra a capacidade de planejar a estrutura do seu sistema de transporte. Em pouco tempo a Região Metropolitana de Fortaleza terá uma das maiores estruturas de transporte coletivo. E mais importante é que vai anteder os anseios da população que usa o sistema para se deslocar”, destacou a Presidenta. Dilma também conheceu o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), produzido na cidade de Barbalha, no Ceará, que vai funcionar no Ramal Parangaba-Mucuripe.
     
    Sobre a implantação da Linha Leste, que vai ligar a Estação Central Chico da Silva, no Centro de Fortaleza, ao Fórum Clóvis Beviláqua, no bairro Água Fria, o Governador Cid Gomes ressaltou que com sua implantação o Ceará terá “um dos melhores sistemas de transporte do Brasil”. “Essa é a nossa meta”, ressaltou. A Linha terá 12 estações e a extensão de 12,4 quilômetros, todos em subterrâneo. A nova linha deverá integrar-se com as Linhas Sul e Oeste do Metrô, já implantada, e  toda rede de transporte público de passageiros da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).

    Cid Gomes também aproveitou a solenidade para anunciar a inauguração da Linha Sul do Metrô: No dia 15 de junho o Governo do Estado vai entregar a população a primeira etapa dessa Linha, que vai ligar o município de Pacatuba, na estação Carlito Benevides (antiga Vila das Flores), ao bairro Parangaba, passando pelas estações: Jereissati; Maracanaú; Virgílio Távora (antiga Novo Maracanaú); Rachel de Queiroz (antiga Pajuçara); Alto Alegre; Aracapé; Esperança (antiga Conjunto Esperança); Mondubim; Manoel Sátiro; Vila Pery; Parangaba; Jereissati; Maracanaú; Virgílio Távora (antiga Novo Maracanaú); Alto Alegre; Aracapé; Esperança (antiga Conjunto Esperança); Mondubim; Manoel Sátiro e Vila Pery. No dia 15 Outubro será inaugurada a segunda etapa que vai ligar o bairro Parangaba ao Centro de Fortaleza, na Estação Central – Chico da Silva (antiga João Felipe), através das estações: Couto Fernandes, Porangabussu; Benfica; São Benedito e José de Alencar (antiga Lagoinha); “Essa obra foi iniciada em 1997, já se vão 15 anos e muita gente não tem esperança de andar no Metrô. Graças ao apoio do ex-Presidente Lula e continuidade do seu governo com a Presidenta Dilma essa obra agora tem data começar a funcionar” comemorou Cid Gomes.

    A Linha Sul tem 24,1 km de extensão em via dupla, sendo 18 km de superfície, 3,9 km subterrâneo e 2,2 km em elevado. A obra está recebendo um investimento total de R$ 1,705 bilhão. Em 2013, serão feitos os ajustes finais. A expectativa é transportar 350 mil passageiros por dia, com a integração plena com os terminais de ônibus. A implantação do metrô de Fortaleza é considerada a maior obra estruturante da Capital. Segundo o Governador, com a conclusão das obras na Linha Sul, o tempo de viagem entre Pacatuba e Centro de Fortaleza vai ser diminuído em um terço. “Essa linha vai permitir o deslocamento fácil, confortável e rápido de quem fazia esse trajeto de ônibus. Tudo isso significa melhoria de vida para a nossa população”, ressaltou.
     
    Após realizar o percurso, a presidenta Dilma declarou que o Ceará hoje dá um exemplo para o País. “Hoje é um dia muito importante porque estamos vendo um das mais importantes obras de redes de Metrô do Brasil”, ressaltou. Segundo ela, as cidades de Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre e Salvador também estão recebendo investimentos do Governo Federal para a implantação de sistemas rodoviários. “É legítimo que Fortaleza tenha essa estrutura”, reforçou.
     
    Presente na solenidade, o Ministro das Cidades, Agnaldo Rebelo, destacou a implantação de todo o Projeto do Metrô de Fortaleza como a solução de um dos maiores problemas de quem vive hoje nas grandes cidades. “Esse é um Governo de grandes parcerias e que visa não só obras de infraestrutura, mas que está olhando para o cuidado do bem estar da população”, destacou. Ainda segundo Rebelo, o Governo Federal está investindo R$ 30 bilhões em obras de infraestrutura no País, do montante, o Ceará está sendo beneficiado com R$ 4 bilhões através dos PAC de Mobilidade Urbana, da Copa e das Grandes Cidades.

    A Presidenta finalizou a visita destacando o trabalho que vem sendo realizado durante a gestão do Governador. “Cid Gomes é um governante com muita sensibilidade e que consegue resolver difíceis problemas”, analisou. Ela também anunciou que ainda este ano volta ao Estado para tratar do andamento das obras da Refinaria Premium II. “Esse empreendimento não é só uma questão do Ceará, é também uma questão do Brasil. O Brasil precisa investir em refino. Nós queremos que as questões da Refinaria sejam acertadas e que se cumpram os prazos”, finalizou Dilma.
     
    Prestigiaram o evento os senadores Inácio Arruda, Eunício Oliveira e José Pimentel; os ministros, Miriam Belchior (Casa Civil), Helena Chagas (Comunicação) e Leônidas Cristino (Portos); o vice-governador, Domingos Filho; o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Roberto Cláudio; o presidente do Banco do Nordeste, Jurandir Santiago; o presidente da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor), Rômulo Fortes; os secretários estaduais, Adail Fontenele (Infraestrutura) e Camilo Santana (Cidades), o presidente da Caixa Econômica Federal, Jorge Hereda; os deputados federais, Chico Lopes, José Airton Cirilo, Domingos Neto e Edson Silva; e os prefeitos de Maracanaú, Roberto Pessoa; e de Fortaleza, Luizianne Lins.

    http://www.ceara.gov.br/sala-de-imprensa/noticias/5301-linha-leste-do-metro-recebera-investimento-de-r-2-bilhoes

  20. COLUNA DO INTERNAUTA

    19/10
    Os pernambucanos geralmente desprezam a Paraíba, Alagoas, Maceió, Sergipe e Piauí

     

    Saulo Fernandes da Silva

    Prezado Francisco Cunha de Souto,


    Admiro a tradição e a riqueza histórica, artística e cultural do estado de Pernambuco, mas a atitude de alguns pernambucanos, geralmente de Recife, para com as pessoas dos estados vizinhos, é digna de repúdio.
    Quando se houve falar de Paraíba, Alagoas, Maceió, Sergipe, Piauí em Recife, logo se nota uma expressão de desprezo, de desqualificação, de atraso, de, enfim, coisas negativas. Aliás, as suas primeiras palavras, “Não é porque sou daqui de Recife que vou falar mal de João Pessoa.’’, mostram que, até você, sabe que o pensamento em Recife sobre os estados vizinhos não é muito diferente do acabei de escrever. Os pernambucanos geralmente falam mal destes estados.
    Acredito que seja pelo bairrismo bem conhecido dos pernambucanos que, pelo forte tradicionalismo histórico, artístico e cultural, ao verem que os vizinhos não tem uma tradição cultural tão forte como a dos pernambucanos, passam a vê-los como “inferiores’’, não no sentido amplo da palavra (veja que coloquei entre aspas), mas como algo negativo, que esteja abaixo de Pernambuco. Veja que sobre isso, há uma grande rivalidade Pernambuco X Bahia apenas em Pernambuco, os baianos não tem essa rivalidade e, quando vão a Pernambuco ficam surpresos com isso. Talvez seja pelos pernambucanos acreditarem que a Bahia está acima ou não está abaixo de Pernambuco, nesse quesito cultural.
    Mas, com certeza absoluta, vemos mais isso no futebol. Pelo bairrismo, os pernambucanos torcem pelos clubes do Estado, diferente dos estados vizinhos em que muitos torcem por clubes do eixo Rio – São Paulo. Por isso passam a desqualificá-los, como se isso fosse motivo de vergonha, de não valorização do seu estado e, por isso os clubes locais não se destacam em campeonatos nacionais. Isso é apenas uma visão bairrista e, portanto, emocional. Pior é quando algum clube grande de RJ ou SP vem jogar em Recife. O pensamento geral é de que todos os torcedores desse clube fossem dos estados vizinhos, como se ninguém ali fosse pernambucano. Conhecendo o interior de Pernambuco sabe-se muito bem que existem muitos torcedores dos clubes paulistas e cariocas, apenas os pernambucanos de Recife torcem pelos clubes locais. Esse pensamento se aproxima daquele “xenófobo tudo o que não presta (torcedores dos times do Sul) vem de fora (de fora de Pernambuco)’’.
    Você diz: “A população de Recife admira e respeita os Paraibanos. Você é que está fora do contexto.’’

     

    Não, meu caro Francisco. Renato não está fora do contexto. A população de Recife tem pouco conhecimento da Paraíba e dos estados vizinhos. Do pouco que conhece são apenas fatos negativos, dos quais elenquei aqui. Já os mais bairristas exploram muito, mas muito mesmo, esses fatos negativos. Alguns interpretam isso como humilhação, outros não. Eu, algumas vezes, entendi como humilhação sim!

    Alguns pessoenses gostam de chamar os campinenses de matutos, assim como em outros estados, as pessoas da capital gostam de chamar as pessoas do interior de matutos. Alguns interpretam isso como humilhação, outros não. Eu, algumas vezes, entendi, também, como humilhação.

    Como os pernambucanos são muito bairristas, alguns extrapolam, ficando bem acima do nível desses que acabei de citar.

    Aliás, falando em humilhação, acredito que você exagerou na dose, em seu comentário do texto de Renato. Você, em todo o texto, pareceu que queria ensinar, estava o desqualificando do tipo “Suas assertivas o colocam dentre de um quadro de baixo nível..’’, “mas lamento a existência de mentalidades como a sua.’’, “Sua mensagem foi (…) Pobre e desprovida da virtude que dever nortear a nossa edificação como pessoa e como ser humano.”, “Procure evoluir e crescer em estatura…”. Não quero lhe dar lição de moral, até porque não sei se sou apto para isso, mas espero que você reflita sobre estas frases.

    Prezado Natanael Corrêa,

    Você diz que não sofreu nenhum preconceito pelos pernambucanos e, que apenas são“gozados’’ por não torcerem pelos clubes da Paraíba. Conheço muito bem esse pensamento em Pernambuco. Isso depende da interpretação de quem sofreu com a “gozação’’. Vi alguns pernambucanos apenas “gozando’’ das pessoas dos outros estados, mas vi também muitos pernambucanos extrapolarem nessa gozação e chegando a humilhação. Por causa dessa gozação e desse pensamento, alguns pernambucanos chegam a ter realmente preconceito e a discriminar.

  21. COLUNA DO INTERNAUTA

    17/10
    Ponto e contraponto no espaço do torcedor

     

    Sr. Renato,

    Você foi profundamente infeliz e tenho certeza que seu irrefletido arrazoado não reflete o pensamento da maioria dos irmãos paraibanos.

    Sou de Recife. Sou de Pernambuco. Sou apaixonado pela minha cidade, pelo meu Estado e pelas coisas da minha terra e tenho João Pessoa e o Estado da Paraíba como a minha segunda casa. Sou Paraibano de Coração.

    Não é porque sou daqui de Recife que vou falar mal de João Pessoa. Amo Recife e Amo João Pessoa. Suas assertivas o colocam dentre de um quadro de baixo nível que não reflete e nem espelha a beleza e a
    grandiosidade dos pessoenses e dos paraibanos.

    Sou torcedor do Santa Cruz F.C e em Recife, de fato, tem-se como diferencial o sentimento de natividade, de orgulho pelo que é da terra. Pelo que é nosso. Valorizamos a nossa cultura, o nosso povo e a nossa gente. VALORIZAMOS OS NOSSOS CLUBES. TORCEMOS POR NOSSOS CLUBES.. São eles que possuem ¨representatividade¨ em nossas vidas

    Você afirmou que torce por clubes do sudeste porque o TREZE FC não se encontra nas primeiras divisões…. Ora, Sr. Renato, o Santa Cruz F.C também não se encontra.

    O Diferencial e que, mesmo na Serie D, temos uma das maiores médias de publico do Brasil. Caso existisse serie E, F G, H…Z, torceríamos da mesma forma e não por Flamengo, Vasco, Palmeiras..

    Vou lhe repassar um dado da matéria veiculada no globoesporte.com dodia 17/10/2011 (hoje):

    ¨ Nas quatro divisões do futebol brasileiro, ninguém desbanca o Tricolor. Em seis jogos no Arruda, 243.87 torcedores estiveram presentes na “Meca” dos tricolores. Uma avassaladora média de 40.514. No jogo que garantiu a volta tricolor à Série C, 59.966 tricolores marcaram presença.

    Festa nas arquibancadas e alegria nos cofres do clube. O Santa Cruz faturou, só com receitas de bilheteria, R$ 2.385,529 nesta Série D. Para se ter uma ideia da dimensão da força tricolor, ao clube compete mais que a metade de todo o valor arrecadado em 162 jogos na competição. Somada a bilheteria do Arruda no empate com o Treze, R$ 4.205,886 foram registrados nos borderôs. ¨

    De fato, isto nos diferencia.. Amo João Pessoa. Amo o meu querido Estado da Paraíba, mas lamento a existência de mentalidades como a sua.

    Sr. Renato, Sua mensagem foi mal educada. Pobre e desprovida da virtude que dever nortear a nossa edificação como pessoa e como ser humano.

    Respeito seu ponto de vista e acredito que o bom senso o leve à reflexão e ao crescimento.

    Diz você:

    ¨Fico impressionado com a forma pejorativa com que a população de Recife/Pernambuco se refere aos PARAIBANOS.

    Respondo: A população de Recife admira e respeita os Paraibanos. Você é que está fora do contexto.

    Respeite as pessoas… Respeite a cidade as pessoas… Respeite o Leitor… Respeite Você mesmo.

    Procure evoluir e crescer em estatura para que alcances o nível e grandeza dos verdadeiros paraibanos.

    Pernambuco e Paraíba são estados irmãos!!!

     

    Boa Sorte!

    FRANCISCO CUNHA DE SOUTO



    Prezado Renato Jorge,

    Como você, sou natural de Campina Grande e torcedor apaixonado do Treze. Há nove anos moro e trabalho aqui em Recife onde encontrei boa oportunidade profissional. Concordo em parte com o seu comentário, todavia, fico muito triste em ver que no nosso Estado principalmente em João Pessoa a população torcer muito mais pelos clubes do Sudeste do que pelos clubes locais, C.Grande é uma exceção. Aqui em PE é totalmente diferente, o povo Pernambucano só torce pelos clubes locais: Sta. Cruz, Sport e Náutico, aliás, isto já foi comprovado por vários institutos de pesquisa.

    Não justifica dizer que os paraibanos torcem pelos clubes do Sudeste porque os clubes locais estão em baixa, não aceito esse argumento, ora, veja o caso do Sta. Cruz, há quinze anos em crise, decidindo uma série D mas, jamais perdeu um só torcedor para outro clube, ontem levou mais de 60.000 torcedores ao estádio, é record de público em todas as séries do Brasil. Isto sim é o que nós Paraibanos deveríamos copiar, e cabe a mim a você e a todos os que fazem o futebol paraibano tentar reverter essa situação. Moro aqui em Recife e não sou nem um pouco discriminado pelos Pernambucanos, apenas somos gozados por não torcermos pelos nossos clubes. Quem realmente nos discrimina é o povo do Sul e do Sudeste e não o povo de outro estado Nordeste.

  22. COLUNA DO INTERNAUTA

    16/10
    Preconceito dos pernambucanos

     

    Renato Jorge Montenegro*

    Fico impressionado com a forma pejorativa com que a população de Recife/Pernambuco se refere aos PARAIBANOS. Fico procurando um motivo realmente sério para tamanha perseguição. Mas tudo isso por causa de futebol? Realmente, vocês estão precisando procurar o que fazer. Que tal cuidar melhor dos rios que cortam a grande Recife, já que Recife é considerada a Veneza brasileira, mas que na verdade não passam de rios de bosta, ou quem sabe resolver os problemas de infra-estrutura da cidade, a menos que vocês achem que o trânsito, o transporte público a saúde pública, etc. são de primeiro mundo. A violência urbana com certeza não é um problema para vocês, nem tão pouco a corrupção na política.

    Sou natural de Campina Grande – PB, torço pelo TREZE FUTEBOL CLUBE, e gosto de futebol. Futebol pra mim é lazer, divertimento, confraternização com amigos sejam eles torcedores do TREZE ou não. Jamais vou julgar ninguém por causa de um time de futebol. Até porque, não se escolhe time de futebol pela região de onde ele é, mas sim pela representatividade desse time na vida de cada um.

    Como admirador do futebol, gosto de alguns times do sudeste do país e até mesmo de fora do país, qual o problema? Se torço por algum time do sudeste é porque o TREZE não está no topo, mas se algum dia ele voltar às primeiras divisões, pode ter certeza que é por ele que vou torcer, assim como muitos paraibanos que não tem seus times nas divisões principais do futebol brasileiro. Gosto também de alguns times do Nordeste, entre eles o Náutico e o América de Natal e isso não significa que eu gosto mais ou menos do TREZE.

    Gostaria que essas pessoas que se intitulam torcedores, mas que não passam de doentes fanáticos, se mobilizassem com o mesmo afinco para cobrar das nossas autoridades a garantia de nossos direitos básicos. Se começamos por isso, quem sabe o Nordeste não tenha uma posição melhor no cenário nacional também no Futebol.

  23. meus caros

    vamos fazer os comentários do outro post que tá carregado demais AQUI

    em vez de fazerem comentários nesse post passem a postar seus comentários no post Capital do Nordeste desse mesmo blog

    toda vez que eu vou abrir este post para ler os comentários passa sempre mais de 5 minutos para ela abrir

    pois além de ter 4600 comentários a maioria dos comentários são de textos e artigos grandes colados de outros sites e blogs o que deixa a página muito carregada e cosequentemente faz com demore muito para abrir

    e pior pra quem acessa de internet 3G (meu caso) que ajuda e muito pra atingir a franquia antes do tempo além de ser lento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*