Garantiu o clássico. Quem?

Pernambucano-2010: Santa Cruz 3 x 2 Porto

O Santa Cruz garantiu “o” Clássico das Multidões.

A derrota para o Porto por 2 x 0, no Arruda, na noite desta quarta-feira, acabaria com o clima que se desenhava para a partida contra os rubro-negros.

Desfalcado, os corais foram surpreendidos pelo Gavião do Agreste logo no início da partida. O vice-líder ia sendo ultrapassado por Náutico e Cabense naquele momento.

Mas com muita luta, uma arbitragem polêmica e raça, a Cobra Coral (com dois jogadores a mais) virou o jogo para 3 x 2, aos 44 minutos do 2º tempo. Gol do o meia Elvis, que desta vez acertou a penalidade.

Uma bomba para devolver o 2º lugar na classificação.

Mas foi através de um pênalti mandrake (ou não?).

Pernambucano-2010: Santa Cruz 3 x 2 Porto

Mandrake, senhor Antônio Hora Filho (ou não?).

A revolta no Porto foi tão grande que o zagueiro Romero Caruaru saiu correndo pelo gramado para tentar acertar as contas com o árbitro.

Correu mais de 60 metros para “conversar” com o juiz. o fotógrafo Helder Tavares, do DP, registrou toda a sequência de fúria do defensor do Gavião do Agreste.

Com ou sem razão…? Teatro?

Pernambucano-2010: Santa Cruz 3 x 2 PortoOs tricolores do Recife alegam que o zagueiro adversário puxou mesmo.

A polêmica sobre o lance foi tão grande que o site oficial do Tricolor, o Coralnet, chegou a divulgar uma foto do lance minutos depois (veja ao lado).

A polêmica vai durar poucas horas, pois o placar já está cravado e no domingo o time terá a verdadeira chance de mostrar o seu potencial.

E desta vez com Brasão…

O Tricolor do Arruda segue crescendo no Pernambucano.

18 Replies to “Garantiu o clássico. Quem?”

  1. Meus caros, depois de ver essa foto, será que ainda precisa ver algum vídeo?
    Ora, nem sempre as imagens registradas pela TV conseguem mostrar tudo. Dependendo do ângulo, não se consegue tirar algum dúvida sobre um determinado lance.
    Para mim a foto é clara. O jogador está puxando a camisa do outro.
    Pergunto ao responsável pelo Blog e demais, diante da imagem da foto, vocês ainda tem dúvida se foi falta?

  2. VALEU O DEBATE, CÁSSIO.
    POR ISSO É LEGAL TRABALHAR COM TEXTO.
     
    UM ABRAÇO.
     
    PS. ESPERO, É LÓGICO, VER VOCÊ POSTAR A NOSSA VITÓRIA NO DOMINGO E O FIM DA INVENCIBILIDADE DO LEÃO.

  3. O pênalti polêmico não foi esse, mas o contra o Santa Cruz, Goiano fez absolutamente NADA no lance!!!!!

  4. Cássio, se esse mesmo lance tivesse ocorrido com o filho do Flamengo não estaríamos testemunhando essa confusão toda. Sabemos que a imprensa daqui é parcial e  pró-mengo junior , com raras exceções. Normalmente se marca faltas inexistentes quando os atletas do m-junior perdem a bola ou se jogam.

  5. Pingback: Tweets that mention Garantiu o clássico. Quem? | Blog de Esportes -- Topsy.com

  6. Fernando Ivo,

    Sobre o “certo tom de ironia”, eu vou agradecer!

    Vou considerar um elogio, pois blog é isso mesmo… É uma forma de tentar sair da linha tradicional das reportagens sobre os jogos de futebol. É um modo de falar do jogo se referindo a um único lance, por exemplo.

    As matérias dos jogos estão aí aos montes. Incluive, coloco os links dos textos do diariodepernambuco.com.br em todos os posts sobre os jogos do Trio de Ferro.

    Blog é essa ferramente de aproximação que gera debates. Esse, por exemplo, está sendo um bom debate.

  7. Fernando Ivo,

    Quando vi a foto da Coralnet também lembrei do lance da Copa de 1998. Foi no jogo Brasil 1 x 2 Noruega, na primeira fase. Mas ali foi o vídeo, um lance completo.

    A TV vai passar o lance novamente. Se for o caso, coloco uma atualização no post, como sempre fiz. Ou (dependendo dos outros lances) pode ocorrer uma ampliação.

    PS. Sport campeão invicto perdendo um jogo e campeão do centenário no ano seguinte são as duas coisas mais toscas que já vi no Sport. Nisso, eu concordo 105% com você.

  8. Caro Cássio,
    Sei que você disse na primeira linha, mas a pergunta no título e o desenrolar do post deixam um certo tom de ironia.  Não sou menino, amigão.
    Quanto à imagem de tv, lembra do famoso pênalti de Júnior  Baiano na copa? Ninguém, inclusive eu, viu o tal pênalti. Dias depois, uma câmera bem posicionada flagrou o lance. Eu repito que nem questiono a dúvida do momento. Só implico com a insistência na polêmica após uma prova cabal como a foto citada.
    É esse tipo de polêmica, bem ao gosto das ditaduras midiáticas de um Hitler da vida,  que alimenta a opinião do amigo João Paulo acima. Dizer que o time dele nunca foi ajudado, dizer que o SANTA é ajudado, recebendo o Sport o vergonhoso dinheiro que ganha do C 13, é brincadeira. É usando coisas do tipo que o “grande” Homero Lacerda diz que foi campeão invicto perdendo um jogo, que foi campeão NO centenário e coisas que tais.
    Deixa-me muito chateado isso.
     
    Mais uma vez, um grande abraço.

  9. Cassio,
    Existem outros lances para serem discutidos.
    A primeira expulsão do Porto e o  primeiro pênalti para o Santa.
    Foram tão ou mais vergonhosos que o lance em questão.
    Como você acha que um juiz contratado de outra federação vai agir ao receber um sermão público do presidente da FPF avisando que tudo foi armado para que o Santa Cruz conseguisse ao menos ficar entre os 4 primeiros.
    É o campeonato mais direcionado da história do futebol estadual.
    Uma vergonha que muitos fingem não ver.
    A Globo, que adora polêmicas de arbitragem, não repetiu o lance. Passou uma vez só e pronto.
    Tudo para garantir uma boa audiência domingo.
    É por essas e outras que o Santa Cruz chegou onde chegou. Ao fundo do poço do futebol brasileiro.
    Protegido dentro do estado pela Federação, pela imprensa (que não o trata como um time de 4ª divisão) e pelo governo (através de um secretário que, deliberadamente, usa seu cargo político para garantir investimentos para o clube), mas fora do estado e dessa rede de proteção, o time sucumbiu, não consegue mais sequer ser competitivo diante de decadentes do Nordeste, como CSA ou Sergipe.
    Vamos esperar as cenas do próximos capítulos.

  10. Fernando Ivo,

    A primeira linha do post diz que o Santa garantiu o clássico. A primeira linha. O jogo estava 2 x 2. Esse empate, após a desvantagem de 2 gols, já aqueceria o clássico.

    A virada foi polêmica, mas o Santa pode ter a razão sim. Mas vi o lance pela TV, juntamente com pelo menos outras 6 pessoas aqui na redação do DP, e ninguém achou pênalti.

    O debate é o que faz este blog. Valeu!

  11. De “polêmica” em “polêmica”, assim vende jornal a nossa imprenÇa…

  12. Caro Cássio,
    A questão é que você diz que o JUIZ garantiu o clássico.  E isso NÃO é verdade. Contra fatos não há argumentos.
    Você deveria colocar outro post reconsiderando após a imagem. E ainda criticar o tal Romero Caruaru pelo espetáculo que ele fez sabendo estar errado. Espero que seja muito bem punido pelo tribunal. Engraçado é que você não fala do penalti do Porto.
    Só queremos um pouco de isenção, certo?
     
    Um grande abraço.

  13. O clube publicou a matéria porque alguns jornalistas estão dizendo que não foi pênalti, inclusive vc, que o classificou de “mandrake”. O repórter da Transamérica atestou o pênalti. O juiz VIU o pênalti, como demonstra a foto. Agora, se sobra tempo para alguns fazerem debate sobre algo que está cabalmente demonstrado (inclusive que o juiz viu, e não “acertou por sorte”), cada um faz de seu tempo o que acha melhor.

  14. Uma foto não define um lance. Até pq outras imagens podem vir a comprovar que não houve NENHUM dos dois pênaltis.
    Cassio, uma sugestão: Faça a lista dos jogos em que o Santa Cruz ficou com um jogador a mais ainda no 1º tempo e teve pênalti marcado a seu favor.
    O Campeonato está direcionado para isso. Garantir o pobre tricolor na semifinal, já que por méritos próprios seria, claramente, impossível.
     

  15. Quis dizer que é incomum um clube publicar uma matéria para provar um lance de um jogo. Certo ou errado, diga-se. Nisso, posso dizer que o Santa Cruz foi pioneiro. O debate sobre o lance será grande.

  16. O lance foi polêmico pela reação do jogador do Porto. E, pela foto, o juiz viu bem o puxão. Agora, o que é incomum? Demonstrar a verdade?

  17. De fato, foi um senhor puxão. Registrado numa foto. Mas, se o lance não tivesse sido polêmico, o Santa não teria publicado uma matéria em seu site para defender o lance… Isso, por si só, já é incomum.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*