Geral do placar

Pernambucano-2006: Sport campeão estadual nos pênaltis, sobre o Santa Cruz

Após 4 anos, finalmente a Ilha do Retiro terá um visual de clássico.

O que isso significa…? 😯

Resposta (simples): duas torcidas de massa dividindo o estádio.

Com um otimismo que há muito não se via, os tricolores prometem comprar todos os 6.400 ingressos disponibilizados para o Clássico das Multidões de domingo.

20% da carga total.

Algo que só é possível hoje em dia porque o regulamento do Estadual diz que nos clássicos o número de bilhete sobe para 20%, em vez dos 10%, como preza o Estatuto do Torcedor.

Assim, nada de “curva”, como ocorre com as torcidas de São Paulo e Flamengo na Ilha, por exemplo. Ou pelo menos acontecia, até o rebaixamento…

Será a presença num setor inteiro. Sendo gigante. Como o Santa Cruz.

Exatamente como na foto acima. Sem mais nem menos. Geral do placar e curva. A torcida coral voltará a ocupar aquele espaço. A última vez que os tricolores foram de forma maciça ao estádio do Sport foi em 9 de abril de 2006.

Naquele domingo, Ciro estava a 9 dias de completar 17 anos. Ainda morava com os pais em Salgueiro. O Leão era um sonho bem distante.

Brasão, com 24 anos, tentava se virar no futebol da Índia… Tentava mostrar do outro lado do mundo que #brasaofacts era decisivo. Que tinha potencial.

Mas quantos torcedores que estarão domingo também estavam ali, no mesmo lugar?

Dos 33 mil pagantes naquele domingo, cerca de 8 mil foram tricolores.

Todos eles ainda têm aquela lembrança aguda do meia Lecheva batendo no canto esquerdo do goleiro Gustavo, que espalmou. Em plena decisão. Seria o ponto alto de uma vitória coral, desenhada no tempo normal aos 45 minutos do 2º tempo.

A foto acima é um registro histórico do Diario de Pernambuco: o começo da derrocada do Santinha e o início de um dos ciclos mais vitoriosos do Rubro-negro.

No mesmo palco, no mesmo lugar na arquibancada, aquele tricolor que tanto sofreu naquela decisão voltará a ver um time com capacidade de fazer um estrago no rival.

Algo que só não aconteceu naquela vez por casa de uma mísera penalidade.

A partir dali, o Sport iniciou uma marca de 39 jogos sem perder em casa pelo Pernambucano. Em todos eles, torcidas ínfimas do outro lado.

3 Replies to “Geral do placar”

  1. J_Alexandre,

    Acho que você não entendeu muito bem o tema central do post. Claro que foram disputados outros clássicos na Ilha.

    Pelo próprio Santa Cruz, inclusive.

    Me referi às torcidas na Ilha mesmo. Desde aquele jogo, no Pernambucano, nunca mais teve nenhuma outra partida com uma gama de torcedores visitantes tão grande quanto o número aguardado para este domingo.

    E isso não aconteceu porque as torcidas não quiseram ir… Aconteceu porque não havia ingresso! Eram 2.500 / 3.000 ali na curva e pronto. Isso está dito no post!

    Tanto que no mesmo ano (2006), a galera timbu marcou uma forte presença na Ilha durante a Série B do Brasileiro. Lembra? Pois é.

    Ps. Gosto de clássicos com as torcidas dividindo o estádio mesmo… Pena que a falta de segurança inibe isso!

    Abraço.

  2. Cassio,

    sempre gostei muito de seus posts no blog, mas dessa vez você EXAGEROU….chamar a torcida do TIMBU de torcida ínfima, e dizer que a Ilha do Retiro está há 4 anos sem Clássicos é uma sacanagem com o Náutico!!!
    Somos grande, e apesar da má fase VAMOS brigar pelo título!!!

    EXIGIMOS respeito com o nosso time e torcida!!!

  3. Pingback: Tweets that mention Geral do placar | Blog de Esportes -- Topsy.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*