Calendário esgotado

Placar de 2001 sobre o NordestãoO Campeonato do Nordeste está de volta.

À revelia dos clubes da região.

Ou pelo menos dos grandes clubes da região…

O acordo com a CBF foi assinado na tarde de quinta-feira. Isso era questão de tempo, pois a entidade que comanda o futebol brasileiro estava de mãos atadas contra uma ação de R$ 25 milhões da Liga do Nordeste.

Como previsto, o presidente da CBF, Ricardo Texeira, assinou – em troca da retirada da ação – a autorização oficial para a realização de 3 edições do regional (saiba mais AQUI).

A primeira será logo agora. Daqui a exatamente 2 meses!

Em 9 de junho começará a disputa envolvendo 16 clubes, incluindo Sport, Santa Cruz e Náutico. Os membros fundadores da liga.

Ok. Os dirigentes já ensaiaram o discurso, de que existem datas para todas as competições, que nada ficará relegado ao segundo plano etc. Será?

Vamos analisar partindo do Leão da Ilha. Considerando que o Sport pare nas oitavas de final da Copa do Brasil, na semifinal do Estadual e na primeira fase do Nordestão (além de toda a Série B), o Rubro-negro fará em 2010 nada menos que 82 partidas.

Repetindo: 82 partidas…

No entanto, supondo que o time leonino surpreenda e dispute todas as finais possíveis nesta temporada, o número subiria para 92 partidas. 😯

Pois é… Náutico e Bahia (Série B), e Vitória e Ceará (Série A) devem passar por um aperto semelhante. Se bem que alguns clubes já questionam a real possibilidade de jogar o regional em 2010. Pelo menos com os times principais.

Atitude absurda? Longe disso… Não há preparo físico que suporte uma carga deste tamanho. A qualidade dos elencos seria jogada na ralo.

O calendário precisa ser pensado mais um pouco. Futebol é negocio.

Sou completamente a favor do Nordestão, como já escrevi em 15 de janeiro (veja AQUI). Porém, acho que o regional não precisava ser tão “empurrado” assim.

Ganhou a queda de braço com a CBF? Fantástico! Então, que este ano seja utilizado para organizar o triênio da competição, de 2011 a 2013, com a negociação com patrocinadores fortes. Que seja aberta a licitação para a transmissão pela TV.

Que se divulgue a competição! Porque durante a Copa do Mundo vai ser dose…

Vou fazer a minha parte: o Nordestão começará em 9 de junho, galera. Dois antes do Mundial da África do Sul. Prepare o seu coração!

8 Replies to “Calendário esgotado”

  1. Então, só nos resta lamentar! E ter saco para aguentar essa fórmula. Pelo menos, em 2010, o campeonato já está próximo de começar!

  2. EASN, O MP mandou uma espécie de aviso a FPF, se mudar novamente antes de 2 campeonatos, vai dar bronca pra entidade.

  3. Caro Rony, acho que não será possível mudar porque o Teixeira Pernambucano sofreria pressão dos clubes do interior (importantes para mantê-lo em seu cargo vitalício) . Quanto a mudar regulamentos, ele, como “dono da FPF” , poderia fazer, ou não ? Estatuto do torcedor  ?? Que é isso ?

  4. EASN, não tem como reduzir o pernambucano em 2011, isso so será possível com uma mudança de regulamento para temporada de 2012, rebaixando 4 e subindo 2. OU seja, pernambucano menor, so em 2013.
    Concordo plenamente que o Nordestão tem que ser bem pensado, senão jogaremos os 3 anos, e se for um fiasco,  já era. Tem que ser rentável, tem que ter vaga ou uma disputa com a ultima vaga da séria A para a sulamericana, e se algum nordestino da série A  jogar a sulamericana  não jogará o nordestão e  etc.

  5. Quem irá ser beneficiado com o Nordestão será o Santa Cruz, já que o clube não iria ter no hiato entre o Pernambucano e a Série D. Além de conseguir uma boa renda, (já que sua torcida comparece em massa aos jogos), de quebra iria conseguir segurar boa parte de seu elenco.

  6. EASN,

    Não seriam apenas dois meses… A competição iria (irá) até novembro. Não vejo Sport e Náutico colocando em xeque as suas campanhas na Série B por causa do Nordestão não…

    Já o Santa Cruz poderia se aproveitar. Trocaria a semi-amadora Copa Pernambuco por um torneio regional.

  7. Cássio, da forma como querem fazer ( em 2 meses) só haverá 2 possibilidades : Ou os pricipais clubes entram com times reservas ou entram com os titulares e se prejudicam nos certames nacionais.
    Concordo que poderia ser feito em 2011, com a redução do Pernambucano.

  8. Pingback: Tweets that mention Calendário esgotado | Blog de Esportes -- Topsy.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*