Do Soccer City aos Aflitos

NordestãoPode marcar na sua agenda.

11 de julho de 2010

Data da final da Copa do Mundo, no estádio Soccer City, em Joanesburgo.

À tarde, o jogo mais aguardado dos últimos quatro anos. A partida que vai definir a doutrina da bola nas próximas temporadas.

Logo depois da festa na África do Sul, outro jogo. Bem aqui no Recife.

Esse marcado para os Aflitos: Náutico x Confiança/SE. Imperdível!

E olhe que o Santa Cruz receberá o ABC/RN, no Arruda, enquanto o Sport vai até Alagoas enfrentar o CRB. Confrontos da 10ª rodada do Nordestão.

Parece piada, né? Pois não é.

Em 2002, o Brasil venceu a Alemanha na decisão do Mundial numa decisão pela manhã. Mesmo assim, a final do Pernambucano disputada entre alvirrubros e tricolores na tarde do mesmo domingo (30 de junho) teve apenas 16 mil pagantes. 😯

Coincidência? Certamente, não.

O “mês” da Copa do Mundo não é uma força de expressão. É simplesmente o fato de aceitar o foco esportivo para um único evento, que para o planeta. Há décadas.

Mas isso não irá acontecer no Nordeste. Aqui, 10 das 15 rodadas da primeira fase do regional vão acontecer durante a disputa na África.

10 rodadas em 33 dias! Overdose. Por outro lado, sabe quantas rodadas serão realizadas entre 18 de agosto e 27 de outubro? Nenhuma… Tenso.

O Nordestão de 2010 terá o mesmo formato de 2001 (um sucesso). As semifinais e a final serão disputadas em jogo único. Quem tiver melhor campanha jogará em casa.

No regulamento (veja AQUI), algumas curiosidades:

1) Despesas com hospedagem, transporte e alimentação serão de responsabilidade dos 16 clubes inscritos. Nada como apresentar uma competição sem receita oficial mas com despesas garantidas…

2) A capacidade mínima dos estádios é de 20 mil pessoas, bem acima da Série A do Brasileiro, que é de 15 mil torcedores. Incoerente. O Frasqueirão, o bom estádio do ABC (inaugurado em 2006), tem capacidade para 18 mil.

3) Dos 3 representantes pernambucanos, o Leão e o Timbu jogarão 8 vezes em casa. Já a Cobra Coral fará 7 partidas no Arruda. Tabelas com apenas um turno sempre vão registrar essas injustiças.

Regulamento à parte, será curioso participar da cobertura jornalística deste 11 de julho. Vou até chutar o público nos Aflitos: 3.230 pagantes. Arrisque o público também!

6 Replies to “Do Soccer City aos Aflitos”

  1. Eita, eh mesmo… tem copa do mundo esse ano! Mas nao acho q vai atrapalhar Copa Nordeste… Essa noticia da volta do Nordestao sim foi a melhor do mes! De bonus, pode ate rolar uma vaga pra Sul-americana! A EMOCAO TA DE VOLTA EM 2010!!!

  2. Pingback: Tweets that mention Do Soccer City aos Aflitos | Blog de Esportes -- Topsy.com

  3. Sou contra a volta do Nordestão esse ano, os clubes não estavam preparados pra isso. Só vai ser bom para os clubes que disputam a Série D.
     
    Os times que jogam a Série B e C vão colocar seus times reservas, pq os titulares vão estar treinando para o restante do Brasileiro, que é muito mais importante. Sou a favor do Nordestão, mas um Nordestão organizado…quem sabe até no lugar do estadual, com 1° e 2° divisão

  4. A propósito, sobre o tal “público” citado… nos Aflitos não passa de 2000 pessoas… rsrs

  5. É Cassio, não custava (quase) nada esperar pra 2011… Mas tomara que dê mais certo do q espero… Aliás, já reparou na “pausa” que haverá? 18 de agosto até 27 de outubro? É muito complicado, meu amigo…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*