Meio século sem futebol candango

Gama x Brasiliense

Brasília – A capital federal completará 50 anos na próxima quarta-feira (21 de abril). Pela primeira vez, estou conhecendo a cidade projetada. A metrópole projetada. De fato, ruas largas, acessos por todos os lados e quase nenhum semáforo.

Mas é produtivo falar um pouco de esportes nessa folguinha de leve aqui… 😎 Mesmo “livre”, foi possível constatar a força da torcida do Flamengo em Brasília. No voo saindo do Recife a dica já havia sido dada. Dois torcedores com a camisa do Rubro-negro carioca no lotado voo da TAM.

Chegando aqui (“BSB”), camisas por todos lados. Táxi, restaurantes, ruas etc. Ok, isso era até obvio para a maior torcida do país. Mas também existe uma explicação. Estou hospedado na casa de um pernambucano torcedor do Timbu que cravou: “Aqui não tem outra opção sobre 1987. O Flamengo é hexacampeao brasileiro e pronto”.

Enquanto isso, nenhuma camisa de Brasiliense, Gama e muito menos do semiamador Brasília, eliminado pelo Leão na primeira fase da Copa do Brasil desta temporada. E olhe que que o Gama foi campeão da Serie B de 1998, enquanto o rival Brasiliense ganhou a Segundona de 2004.

Mesmo assim, não conseguiram formar a base de uma torcida fiel. E assim complica!

Numa análise rápida: Brasília deverá chegar aos 60 anos com a massa flamenguista. Quem sabe até aos 70 anos também…

Abaixo, um vídeo de Moby, a atração da cidade na noite deste sábado.

Atualização às 18h30 de 18/04: Brasília está de luto com o título carioca do Botafogo, sobre o Flamengo. O tetra não veio.

Foto: Correio Braziliense

13 Replies to “Meio século sem futebol candango”

  1. Em pimeiro lugar, quero dizer que vim de MG moro no Setor Susoetse – Brasília DF e sou torcedor o Gama com muito orgulho. Em segundo lugar, explico que como Brasília é uma cidade nova, é a capital do país e é habitada por brasileiros de toda parte é normal que boa parte dos moradores do DF torçam para os “times grandes” de MG, SP, RIO e RS, pois somente nestes estados existem times considerados grandes.  Conheço o nordeste da Bahia até o Maranão e nesta região, apesar de velha, há muita gente que torce para um dos times grandes acima citados principalmente para os do RIO e SP.
    Finalizando, nem tudo é futebol profissinal, Brasília se destca  no futebol universitário ( UPIS ) campeã brasileira por diversas vezes, o basquete de Brasília é o atual campeão brasileiro e com a maior média de público do país.  Convido V. Senhoria para ver um jogo do Gamão no Bezerrão, mesmo contra o Flamengo do RJ, lá verás a nossa força. O torcedor do gama está presente em todo DF, mas na situação que o time está ( série C ) encotraremos os fiéis em grande número somente na cidade satélite do Gama DF.
    Em tempo, será difícil outros times chegarem ao grau dos “grandes, hoje existentes” , a própria imprensa, principalmente a Globo,  faz um trabalho contra. Acredito que o Nordeste é forte o bastante para fazer um campeonato paralelo e distinto do brasileirão. Pior é o Centro Oeste, onde não há organização  e entendimeno entre as Federações e ainda não há quantidade de clubes interessantes para um bom campeonato ( temos somente: Goiás, Gama, Brasiliense, Atletico GO, Vila Nova e um dos times de Anápolis ). 
    Brasília terá sim um ou dois times de destaque e só assim atrairá mais e mais tocedores. Já percebemos alguma mudança e principalmente o amor pelas coisas da agradabilíssima cidade, em breve teremos um estádio moderno e este será mais um motivo para que aconteçam os investimentos dos grandes empresários, aliás, o Gama é uma boa alternativa, pois no DF é o time mais bem aceito e já tem tem a sua torcida fanática. 
    Saudações.

  2. Meu caro, respeito a opinião dessa sua reportagem aí!Eu sou gamense e tenho orgulho disso!A cidade é composta desses torcedores mesmo, porém nós ainda temos futebol sim e ainda tenho esperança do futebol daqui crescer, pois a cidade ainda é nova e o futebol daqui foi montado com tendências de outros Estados Federados!O problema maior é a mídia que é composta de profissionais cariocas que tendenciam reportagens para alienar ainda mais e formar um ciclo único do futebol que é chamado de EIXO RIO-SP!

  3. Ih, o Andrezinho ficou sem argumentozinho. Os caras imitam o Flamengo e  o Vasco e ficam posando de autênticos. Os caras se dizem defensores do futebol nordestino quando na realidade estão é loucos para mamar nas tetas do CB-13! Aposto que se entrarem darão uma banana para os clubes que estão de fora! Como o Sport já faz com os COITADOS do Santa Cruz e do Náutico! E ainda ficam dizendo que são melhores porque sabem administrar melhor, quando na realidade só fazem mamar das migalhas do CB-13 que por si só é maior que qualquer quantia que conseguiriam por conta própria.  E depois eu que sou o coitado!

  4. Não percam tempo discutindo com esse EASN, o cara é um coitado, minha gente. Na boa, imaginem o tipo, o cara é brasiliense, torcedor do Botafogo (rsrsrs), mora em Recife e passa o dia INTEIRO no blog do DP falando mal de Pernambuco, não dá para levar a sério um cara com esses “atributos”… rsrsrs. Acreditem, não discutam com esse pobre coitado, ele vai passar o dia INTEIRO desenvolvendo teses sem fim para diminuir Pernambuco. rsrsrs Só não entendo como ele prefere viver por aqui o dia INTEIRO falando mal de tudo ao invés de passar o dia INTEIRO num blog brasiliense enaltecendo brasília, seus clubes, suas praias, sua história, cultura etc…. rsrsrs

  5. O tal do “Cazá” não passa de uma forma analfa do “Casaca”,  original do Vasco, sacou, meu chapa.  Se contente em ser filhinho do Flamengo e mocinha do CB-13. Por cotinhas de TV tudo! Até comer migalhas !

  6. Somos cópia do Flamengo? Cantamos o Hino do vasco?  E por qual motivo ninguém considera o “caza caza” como do vasco? Sera pq o Ademir levou pra lá, quando saiu do Sport. Ou porque tem gravado nos discos de Nelson ferreira no final da década de 20? Volta pro tópico de capital nordestina, pois acho que você é um paraibaca ou ao algo similar!

  7. Tsc, esse chororô contra sul malvado, globo e etc serve apenas para desviar os olhos da grande parte da população pernambucana para os verdadeiros culpados pela maioria dos problemas locais.

  8. Esse EASN é um comediante… dá até medo de saber a quem dedica toda sua subserviência.

  9. Besteira, que seria da maioria dos Pernambucanos se não  passasse por aqui o BBB, Vídeo Show, Vale a pena ver de Novo,, Viver a vida e etc.
    Imagina que desgraça seria se contentar com Cardinot, Ronda Geral e Interativo!  Recife seria campeã mundial em consumo de Diazepam!
    Um time é cópia do Flamengo, canta o grito de guerra do Vasco.
    Outro  imita a melodia do Botafogo.

    E ainda acham que são autênticos e revolucionários por chorarem contra a Globo!

  10. Pra comprovar que não é somente o Norte/Nordeste do país que é influenciado por RJ/SP…  Se você passar também por Minas Gerais, apesar da força de Cruzeiro e Atlético Mineiro na Grande BH, vocês verão que o interior mineiro é recheado de corinthiano e flamenguista…

  11. Mais dr.. claro… futebo é ganho em campo… o flamengo jogou e chegou a frente dos melhores… o resto é balela… e bastidores…

    è o sport e uma parte da imprensa de PE querendo que o titulo seja de fato do sport… mais para o Brasil todo n é…

    A briga do flamengo n é com o sport, pois é time mediano a pequeno… e sim pelo hexa campeonato…

    então vai se perdurar para sempre isso… o sport sem compentecia nem para chegar entre os 4 melhores colocados… vai querer sempre buscar esse titulo… ganho nos bstidores…

    abs

  12. Pingback: Tweets that mention Meio século sem futebol candango | Blog de Esportes -- Topsy.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*