Timbu articula lugar no Clube dos 13

Clube dos 13

Após conseguir na raça a permanência na Série A pela 2ª vez seguida, o Náutico quer agora fazer parte da casta que reúne os maiores clubes do país. Isso mesmo, o poderoso Clube dos 13. Com isso, o Alvirrubro acabaria com a eterna busca por mais receitas a cada Brasileirão. Afinal, enquanto o Náutico receberá – depois de brigar bastante – R$ 7 milhões, o Sport, que faz parte da entidade, irá ganhar R$ 13 milhões.

Segundo o vice-presidente executivo do Timbu, Eduardo Moraes, a diretoria já costura nos bastidores o apoio dos clubes do C-13. No segundo semestre de 2008, chegou a haver um contato maior, mas a resposta foi negativa, pois a entidade, hoje com 20 clubes (listados no final do post), estaria “fechada” para novos filiados.

No entanto, a garantia de mais um ano na elite fortaleceu o pleito pernambucano. De acordo com o dirigente, o Náutico conta com o apoio de Internacional (que de fato vem ajudando bastante o clubes nos últimos dois anos, emprestando jogadores sem custo), Palmeiras e Fluminense. Um trabalho de formiguinha, gradativo. Mas bem difícil. O Figueirense, também tradicional e de torcida presente, disputou o Brasileirão entre 2002 e 2008 e não conseguiu…

Como já diz o nome, o Clube foi fundado por 13 times, em 1987. As duas ampliações do grupo aconteceram em 1997 e 1999, com a aprovação unânime dos associados. Na primeira leva entrara, Sport, Coritiba, Guarani e Goiás. Na segunda ingressaram Atlético-PR, Vitória e Portuguesa. O Santa Cruz também teria tentado entrar em 2001, após uma articulação do então vice-presidente da República, Marco Maciel. O Sport teria votado contra.

Segundo relatos, com o voto contra, a diretoria do Clube dos 13, através do presidente Fábio Koff, condicionou a entrada tricolor à permanência na 1ª divisão. Porém, a Cobra-Coral caiu para a Série B. Perguntei a Eduardo Moraes se ele teme uma ação assim, e o dirigente alvirrubro até concordou com a postura do Sport.

“Se a gente precisar da unanimidade, o Sport votará contra. E o Sport também tem apoio, como o Atlético-PR, por exemplo. Mas se fosse o contrário, o Náutico votaria do mesmo jeito. Não poderíamos fortalecer um rival. Mas é um trabalho lento. Aos poucos vamos criando vínculos com os outros clubes”, afirmou.

  • Fundadores do C-13: São Paulo, Corinthians, Palmeiras, Santos, Flamengo, Vasco, Fluminense, Botafogo, Grêmio, Inter, Cruzeiro, Atlético-MG e Bahia.

Times filiados ao Clube dos 13, em ordem alfabética

42 Replies to “Timbu articula lugar no Clube dos 13”

  1. A resposta para tudo que aqui foi postado é que no dia 02/12/2012 o Sport Clube do Mangue, a cachorra de peruca, a coisa ruim, o time do boi, o clube que se diz rubro negro e é na realidade tricolor(amarelo+vermelho+preto), o JASON, foi rebaixado para a Série B, pois devido ao fim da era Havelange, e o titio Teixeira, o Náutico sem o Clube dos Treze e seus milhões a mais está só e bem acompanhado na Série A do Campeonato Brasileiro. Está confirmada a incompetência do Clube da Ilha das Ilusões de competir com o humilde time dos Aflitos sem a ajuda de arbitragens e apadrinhamentos financeiros e políticos. O tempo que o timinho do mangue usufruiu e recebeu em benesses e privilégios, inclusive da imprensa venal de PE,se fosse dado para o pequenino Timbu, teríamos conquistado muito mais glórias, com certeza. Por isso não trocamos nossos poucos títulos honestos e suados com os conquistados pelo Mangue na maioria das vezes nos intervalos dos jogos, através de penalidades e expulsões inexistentes.  CHUPA AGORA COISA RUIM!!!!!

  2. o boi-da-suzi(sport) só tem o q tem por participar do clube dos 13, bom no bom com dinheiro na mão é bom né? kero ver sem receitas1 kkkk

  3. Pingback: Um dia para a história… | Blog de Esportes

  4. Se o Náutico e o Santa tivessem o mesmo tamanho do dinheiro que o Sport tem o Sport não seria mais campeão nunca.

  5. gostaria de deixar claro para todos os torcedores pernabucanos, que ser maior agora, não é vantagem, maior é aquele que vençe na igualdade, com as mesmas condições…  e quanto a torcida ela cresce com titulos, saiba seus burros negros que vcs são pobres de conlhecimentos, pois  a torcida do Náutico já colocou 44.000 mil torcedores no arruda ok.  É pra vcs ficarem ciente  que o Vitória BA É A TERCEIRA TORCIDA NO SEU PROPRIO ESTADO, E FAZ PARTE DO CLUBE DOS 13 (MAFIOSOS DO 13) POIS PERDE PARA O FLAMENGO RJ.
     

  6. Aos srs. Walnir e Rafael, já que os srs. acham que o dinheiro manda em tudo, porque não reunem os torcedores e investem nos seus times, ao invés de ficarem se escondendo mais uma vez por trás da velha desculpa ” dinheiro”. Caros srs. inteligência, competência e autocrítica, não são dons para todos, mas sim são previlégios.

  7. concordo com Walnir,  se o Náutico e o Santa ganhasse igualmente ao que o sport Ganha o Sport não iria  mais ser campeão estadual e o Santa sairia da incomoda Série D e o Náutico consequentimente melhoraria muito o Sport é covarde não se garante pra vencer um time com os mesmos recursos que o dele.

  8. Depois que “a coisa” atingir seu objetivo, que é exterminar o campeonato pernambucano e seus rivais históricos a custa de “muito dinheiro”, porque é com o dinheiro que os clubes crescem, talvez ela tenha que sair por outros estados do Norte/Nordeste, acabando com outros campeonatos, e, mais tarde, indo para o Sul e Sudeste do país, disputar as séries B ou C daqueles estaduais. A verdade é, o Sporcaria não se garante se o Santa Cruz e o Náutico puderem competir em condições de igualdade, financeiramente falando.

  9. Pingback: Tweets that mention Timbu articula lugar no Clube dos 13 | Blog de Esportes -- Topsy.com

  10. O nautico é um time de pouca torcida focada somente na RMR…
    nao acredito que tenha forcas para entrar no clube dos 13…
    o náutico nao dá audiencia a ningem, até mesmo nas rádios de PE quando tem jogo do Sport ou do Santa na mesma hora o jogo dos rivais passam em destaque.

    O náutico se diz que é elite e talvez seja, então nao vão querer passar na TV e nem ganhar o dinheiro que a TV que está em 99% dos lares brasileiros maioria do POVÃO assiste.
    é simples assim… eu acredito que o Nautico deva lutar por uma melhor divisão do PPV e ja que sua enorme e rica torcida é elite todos vão comprar para tomar seu wisky 12 anos single malt assistindo o jogo do Timbu.
    enquanto isso o Meu Sport vai passar na TV aberta no sinal analógico com a cachacinha e a cervejinha de lado, assistindo e consumindo o produto de nossos patrocinadores e dando uma audiência enorme para a TV.

    Simples assim… coisa de ser ELITE ( a pouco tempo só de brancos) que querem tanto luxo…

    coisas da Vida.. a classe C agora pode consumir e as empresas estão divulgando pesado em cima desse setor da sociedade por serem de indecisos quanto ao que vai ser consumido. ja a ELITE ja tem sua marca de Wisky, sua preferencia de eletrodoméstico, tudo já estabelecido.

    O Sport é o futuro do NE…

    o futuro do náutico é chorar o fim da época dos engenhos e catar migalhas…

    Chora nautico que o que voce colhe é o que voce plantou.

    Time de Racista!

  11. Subscrevo suas palavras caro Emanuel Busmalis.

    Como disse, claro q não todos torcedores do Sgoto Recife são IDIOTAS, pois conheço alguns, mas parece q quando os resolvem se experessar não enxergam um palmo diante do nariz….ou são ou ficam burros mesmo… Glacidelson seu tapado é justamente sobre isso q estamos debatendo aqui…a disparidade q está ocorrendo no futebol de Pernambuco por conta da questão finaceira gerada pela máfia do 13. Sei q com esse tipo de torcedor não adianta argumentar q é chover no molhado. Lesmas.

  12. O torcedor do Sgoto Recife Glicerinelson que escreveu antes É IDIOTA ,não todo ele, só uma parte  dele é idiota . Claro que Nautico e Santa querem ganhar , quem não quer , agora se o principal rival recebe um monte de dinheiro e os outros dois não recebem nem metade daquilo , não é culpa de Santa e NAutico. Não é que os times sejam ruins ou incompetentes (comentario de um idiota dizer isso), é que não tem recursos . Aliás , um time que recebe muito mais dinheiro que os outros não é competente porque ganha . É obrigação . seria incompetencia sim , se perdesse com tantas vantagens. Se um idiota acha que isso é justo , saia por aí comemorando seus titulos de araque , ganhos sobre galinhas mortas . Mas se fosse um esportista serio , ao menos admitiria que esa diferença financeira é a principal razão do seu clube ser mais bem sucedido que os outros.
    Não há muita razão para comemorar .
    O futebol pernambucano está no fim , otário.

  13. Os torcedores do Santa e Náutico que postaram (não são todos, que fique bem claro) são idiotas. Claro que o Sport quer ganhar sempre (quem não quer?). Agora se os outros times são ruins e incompetentes não é culpa nossa. De 1979 a 2008 ganhamos 16 campeonatos contra 14 de Náutico e Santa. Melhorem o time para ganhar do Leão (ou da Coisa, como quiserem). Ou então se juntem e formem o clube NaCruz.

  14. Nego Pai

    Então, peço desculpas… acho então que foi o Bahia que foi campeão em 59 em cima do Santos onde Pelé não jogou.

    Obviamente é um grande feito ganhar do Santos naquela época, com Pelé ou sem Pelé, era um grande time.

  15. Eu queria saber quem deu salvo-conduto a esses ladrões do Clube dos 13 para definir o destino do futebol brasileiro .Esses caras criaram um abismo dentro do futebol brasileiro .Mataram um monte de clubes nordestinos , quebraram o equilibrio histórico do futebol pernambucano  e não mudam um milímetro de sua conduta perversa.
    Nossos políticos são um bando de ladroes , só pensam em meter a mão no erário público e enriquecer , ao invés de olhar prá essa barbaridade chamada Clube dos 13 .
    Só prá ajudar um ignorante e desinformado que aparece aqui e ali , a ficha de Santos 3×5 Nautico , pela Taça Brasil  . Ah! PELÉ jogou sim , senhor.

    17/11/1966
    Santos FC 3×5 C Náutico C
    Local: Pacaembu (São Paulo- SP)
    Renda: Cr$ 37.563.000,00
    Público: 16.811
    àrbitreo: Armando Marques
    Gols: Toninho Guerreiro (3) (SFC) – Bita (4) e Miruca (CNC)
    SFC: Gilmar; Carlos Alberto, Mauro e Geraldino (Lima); Zito e Oberdã; Dorval, Lima (Joel Camargo), Toninho, Pelé e Pepe. Técnico: Lula
    Náutico: Linhares; Gena, Mauro, Fraga e Clóvis; Zé Carlos e Ivan; Miruca, Gilson (Aloísio), Bita e Lalá. Tecnico: Duque.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*