Prazo expirado

Cidade da Copa

3 de maio de 2010.

Este foi o prazo máximo dado pela Fifa para o início das obras nas 12 subsedes do Mundial de 2014, no Brasil. A segunda chance, pois a data original foi em 1º de março.

Pernambuco está no gargalo, com a Cidade da Copa.

Aqui, ainda estamos na fase final do processo de licitação da parceria público-privada (PPP), iniciado oficialmente em 22 de março. Os eternos trâmites burocráticos.

A obra orçada em R$ 1,59 bilhão segue no papel (veja AQUI).

Ali, encravada em um terreno de 270 hectares às margens da BR-408, em São Lourenço da Mata. Mas a área continua sendo apenas uma mata acidentada, com cerca de 100 famílias num ambiente rural e 2 viaturas da PM na entrada.

O projeto pernambucano, por sinal, já está sendo restrito ao estádio de 46.214 lugares, no valor de 480 milhões de reais (contando com um estacionamento com 6 mil vagas e área de broadcast). O restante da Cidade da Copa já foi estendido até 2020.

Mas, por enquanto, nem mesmo o estádio é realidade. Nada de pedra fundamental.

A Fifa sabe disso. Tanto que envia comunicados oficiais a cada 15 dias, sempre pressionando. Agora, resta saber se após mais um prazo desrespeitado a Fifa perderá a paciência. E Joseph Blatter nunca mostrou tolerância em relação à agenda.

O governo do estado segue o discurso de que importante mesmo é construir a arena até 31 de dezembro de 2012. Ok. Mas descumprir tantos prazos assim da entidade máxima do futebol não me parece algo muito produtivo…

5 Replies to “Prazo expirado”

  1. Não há tempo hábil para reformar Arruda. É muita inocência achar que os arcaicos meio- estádios ( digo meio porque considero estádio só as partes com cadeiras, o resto não passa de cimento ao redor do campo) pernambucanos podem ser reformados e chegarem ao padrão da FIFA ,que inclui também o entorno, algo que nenhum estádio da capital tem. Agora, com a “agilidade” com que estão tratando a Copa seria fenomenal se a sede fosse transferida para outro país. EUA seria uma boa opção, afinal, eles têm os estádios prontos. Inclusive eles poderiam sediar três copas consecutivas em estádios diferentes. Já por aqui……….
    Seria melhor o Brasil acordar e resolver as causas das diarréias das crianças, ou resolver a atuação vergonhosa dos brasileiros em avaliações internacionais quanto a educação.  

  2. É uma verdadeira aberração desperdiçar tanto dinheiro para construir um estádio onde devem ser disputados dois ou três jogos da fase classificatória da copa do mundo. Isto, se o Brasil não for preterido por absoluta falta de ação. O plano B da FIFA tem na agulha seis ou sete países prontos para sediar a copa de 2014. Até se ela começasse amanhã.

  3. Isso que dá querer construir um estádio desde o chão, enquanto tem um estádio pronto, apenas para ser reformado, que sediaria tranquilamente uma Copa do Mundo. Aqui em Recife, é um dos poucos projetos que optaram por um estádio novo, todos os municípios com grandes estádios acabaram optando por reformá-los…. É muito clubismo….

  4. Pingback: Tweets that mention Prazo expirado | Blog de Esportes -- Topsy.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*