A 4 jogos do hexa

Sport, pentacampeão pernambucano 2006/2010Pentacampeão!

Com méritos… Com 10 pontos a mais que o vice-campeão estadual.

A vitória por 1 x 0 em uma Ilha do Retiro ensandecida, na noite desta quarta, deu ao Sport a grande chance de finalmente alcançar o hexa. Para acabar com o lema alvirrubro.

Dez anos depois, o Rubro-negro conquista mais um penta. Ganhou uma segunda chance para tentar o 6º título consecutivo.

Até lá, uma temporada inteira de planejamento. Época para retomar a lição de 2001, quando o clube rachou.

Mas, desde já, o Leão alcançou um status incrível em Pernambuco.

Com o título de 2010, o Sport igualou o número de conquistas oficiais dos rivais Náutico e Santa Cruz. Somados! Juntos, alvirrubros e tricolores têm 45 Estaduais.

Mesmo número de taças na Ilha: 1 Brasileiro da Série A, 1 Copa do Brasil, 1 Brasileiro da Série B, 1 Torneio Norte-Nordeste, 2 Copas do Nordeste e 39 Pernambucanos. Soberania absoluta.

Obs. Qual é a explicação do título deste post? Simples. O regulamento de 2011 será o mesmo deste ano, com 4 times classificados à semifinal. A última vez que o Sport ficou fora das quatro primeiras colocações foi em 1936. Alguém acredita que isso vá mudar na próxima edição? Eu não.

18 Replies to “A 4 jogos do hexa”

  1. Pingback: A dois jogos do hexa | Blog de Esportes

  2. Márcio,

    A explicação para o Torneio Norte-Nordeste do Sport de 1968 está na lista de comentários deste post. Foram 3 edições oficiais, de 1968 a 1970. E não tinha relação alguma com fase preliminar de algo maior.

  3. Se você considerou os títulos norte-nordeste e Copa do Nordesde do Sport, pq não considerar esses do CNC???

    . TRICAMPEÃO DO NORTE – (65/66/67)
    . CAMPEÃO DOS CAMPEÕES DO NORTE – (1966)
    . TORNEIO MUNICIPAL – 1952
    (Sport, Santa Cruz, América/PE e Auto Esporte/PE)
    . TORNEIO PENTAGONAL DOS CAMPEÕES DO NORTE- 1966
    (Bahia/BA, Fortaleza/CE, Sport e Ceará/CE)
    . TORNEIO DOS CAMPEÕES DO NORTE – 1952
    (América/RN, Tuna Luso/PA, Ceará/CE, Treze/PB, CRB/AL, Confiança/SE e Ipiranga-BA)

  4. Prezado Cássio,
    afora o engano de 1987  – quando o time da ilha-da-fantasia foi “declarado” pela CBF como campeão da série B, módulo amarelo (apesar de ter roubado vergonhosamente o Guarani na prorrogação e na cobrança de pênaltis lá no campinho) – você se equivocou quanto ao número de títulos: o número correto é 48…
    É que o dileto jornalista se esqueceu de computar os três titulos de lanterna do brasileirão: o time é TRILANTERNA (feito inédito no futebol brasileiro). Oh, que time arretado!!!
    Um abraço, Fernando Arruda.

  5. Jorge,

    Essa entrevista é verdadeira. Confesso que não lembro se aconteceu no programa Cartão Verde, até porque Pelé já disse isso mais de uma vez! 

    Na verdade, o Rei (esse sim, REI) citou quatro times, pois ainda tinha o Botafogo de Garrincha… O Timbu foi retratado como “Náutico de Bita”.

    Abraço!

  6. Cássio

    Lembro que o DP noticiou que Pelé havia afirmado em entrevista recente que o Náutico de Bita e Lala, o Palmeiras de Ademir da Guia e o Santos de Pelé e Coutinho teriam sido os três principais times que ele viu jogar.
    Um colega me disse que foi no Programa Cartão Verde e que a pergunta partiu do jornalista Juca Kfouri.
    Procurei na internet, mas não achei nada.
    Você poderia apurar isto?

    Saudações Alvirrubras!

  7. Parabéns Cassio, a verdade infelizmente doi,  e voce tem totakl razão em afirmar que estamos a quatro partidas do HEXA, mais sera que a federação vai deixar que a unica coisa que o nautico tem para se gabar seja dividido com outro clube???

    Vamos ter outro regulamento, pode escrever.!!!

  8. Esqueci do Rio Grande do Norte. Lá tem o agravante de o América ter sido o primeiro campeão do estado, e o ABC tem um decacampeonato, um penta e dois tetras no seu currículo.
    “Na” Bahia, “o” Bahia teve três “maiores rivais” em sua trajetória, o Ypiranga, o Galícia e, por fim, o Vitória, que é um dos fundadores do campeonato Baiano mas só foi ganhar seu primeiro título em 1953 (uma espera de 48 anos!).
    Abraços

  9. Clébio,
    No Rio Grande do Norte, o ABC tem 51, enqquanto o América tem 32. Mas o América tá na Série B… E o ABC na 3a divisão.
    Na Bahia, vale lembrar que o Baêa só começou a disputar a competição em 1931!

  10. Jorge…
    O próprio Sport faz o mesmo em seu site. Se considera “tetracampeão” do Nordeste.  Pode ver lá.
    Repito: oficialmente, os títulos são os citados no post.
    Isso não tirá o brilho dos títulos do Náutico nos anos 60. Mas não foram oficiais. Só isso.

  11. Quer equilíbrio? Saia do clube dos 13? Ou deixe os “co-irmãos” entrarem. Não sei porque o Sport tem tanto medo de deixar os outros clubes entrarem. São covardes de um jeito que o Bahia não foi com o Vitória.
    Cássio, aproveitando os números, você sabe se há em algum outro estado uma hegemonia de títulos como a que está acontecendo em Pernambuco? Falo em distância de títulos (39 x 24). Lembro apenas da Bahia (43 x 26) mas lá o Vitória, que teve uma ascensão relativamente recente, começou a tirar a diferença.

  12. Por que sem sentido…? É informação, po. Provavelmente esse post foi só o primeiro. Outros sites/jornais/TVs vão falar isso. Não tem como ignorar esse dado…
    Os títulos da Copa Norte (Pernambuco era “Norte” no mapa da bola nos anos 60) do Náutico são, na verdade, as fases preliminares da Taça Brasil. Não foram campeonatos de fato.
    O hexagonal do Santa Cruz, de 1967, foi, como você disse.. Um hexagonal. TÍtulos assim, os 3 clubes tem. Os três. Ou seja, o próprio Sport teria outros títulos desse porte para ser contabilizado.
    Agora, OFICIAIS, somente os que eu citei. O Torneio Norte-Nordeste do Sport em 1968, por exemplo, foi criado para paralelamente ao Torneio Roberto Gomes Pedrosa (o  Brasileirão da época), organizado pela CBD, antecessora da CBF.
    Foram apenas 3 edições: 1968 (Sport), 1969 (Ceará) e 1970 (Fortaleza). Você pode buscar outras fontes, mas títulos oficiais são esses do post.
    Isso não tem relação com “tendência”. É informação. Curiosidade. Aliás, curiosidade é algo que faz esse blog… Espero ter ajudado na explicação.

  13. não deixe a euforia subir a cabeça blogueiro. essa comparação dos 45 títulos do sport = a soma dos títulos do náutico + santa num faz sentido.
    lembre-se que o náutico, por exemplo, tem um norte nordeste e um título dos campeões da copa norte. faz tempo, claro, mas é preciso lembrar disso. o santa também venceu o hexagonal norte-nordeste.
    ok, faltam 3 títulos para você poder confirmar sua teoria. é só ter paciência, logo logo o sport te dará essa alegria.
    espero que você, como bom blogueiro jornalista fanático por números faça essa retificação. uma coisa é estar feliz pelo título, outra é criar factóides.
    abraço

  14. O bonde da história, que Homero tanto fala, continua passando sim! Teremos a chance, exatamente dez anos depois daquela perda, de conquistar o Hexa. Quanto ao regulamento, acho que a Federação, que tomou para si  a função de defensora do “equilíbrio” do Estadual, vai mudá-lo sim. Ano que vem o Sport só vai poder jogar a partir do segundo turno!  E as torcidas do Náutico e do Santa, além da  imprensa, vão dizer que o regulamento foi bom, que motivou o campeonato…

  15. POw Cássio venho aqui pra ler sobre a nossa conquista e tu so escreve isso? Brincadeira. E ai o jogo foi monótono? Dormiu dessa vez?

  16. Pingback: Tweets that mention A 4 jogos do hexa | Blog de Esportes -- Topsy.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*