Lo desconocido

Argentinos JuniorsO tradicional estádio de Parque Patrícios, em Buenos Aires, estava lotadíssmo, neste domingo

É a cancha do Huracán. Lá, o Argentinos Juniors necessitava de uma vitória na última rodada do Clausura de 2010, o campeonato nacional que encerra a temporada dos hermanos (o primeiro se chama Apertura).

Mesmo fora de casa, o time teve o apoio de 11.500 hinchas! Fiéis torcedores de um ilustre desconhecido.

Você já ouviu falar do Argentinos? Pois é… 😯

No passado, há exatamente 25 anos, o time do bairro de La Paternal fez estrago. Não só na Argentina como em toda a América do Sul, para orgulho de sua hinchada.

Campeão argentino em 1984 (Metropolitano) e 1985 (Nacional), o Bicho, como é conhecido, conseguiu o seu voo mais alto no ano do bicampeonato.

Em grande fase, o time ganhou também a Taça Libertadores. Isso mesmo, a Libertadores! Repito: já ouviu falar do Argentinos Juniors? O título mundial não veio por um triz. A Juventus levou nos pênaltis.

Maradona no Argentinos JuniorsAntes, em 1976, o clube havia revelado um tal de Diego Armando Maradona, que entrou em campo como profissional com apenas 15 anos.

El Diez começou lá, no desconhecido Argentinos… Fez 116 gols em 166 partidas.

Neste domingo, o time se superou. Venceu o Huracán por 2 x 1.

Era a tal vitória que necessitava. Pra quê?

Para se tornar campeão argentino após 25 anos.

Repito, mais uma vez… Você já ouviu falar do Argentinos Juniors?

Agora, sim.

6 Replies to “Lo desconocido”

  1. Maradona, Riquelme, Sorín, Cambiasso, Claudio Borghi, Fernando Redondo… o Bicho é considerado o “semillero” (sementeira, ou berço) da Argentina.

    Este é o sétimo campeão argentino diferente nos últimos anos, sendo quatro deles considerados não grandes (Argentinos, Velez, Lanús e Estudiantes).

  2. Valeu pelo esclarecimento Cássio. Nessa época eu não acompanhava futebol ainda, só a Copa do Mundo.

  3. Glacidelson,

    Na verdade, o Argentinos Juniros só disputou 2 Libertadores. A edição de 2011 será a 3a participação. A primeira foi em 1985 (quando ganhou como estreante!) e a segunda em 1986, quando já entrou na semifinal.

    Na época, em 86, a semifinal era um triangular. O time empatou na liderança com o River Plate. Os dois times jogaram uma extra com a vantagem do empate para o River, que tinha um saldo melhor. O jogo foi 0 x 0. Na decisão, o River foi campeão.

  4. Já tinha ouvido falar do Argentinos Juniors sim. Além de ter revelado o Maradona, o Argentinos disputou a Libertadores na década de 90.

  5. Pingback: Tweets that mention O desconhecido | Blog de Esportes -- Topsy.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*