Just a brazilian

Sul-africanos no Aeroporto de Joanesburgo. Foto: Lucas Fitipaldi/DP

Por Lucas Fitipaldi, direto de Joanesburgo*

Já tinha ouvido muito falar sobre a admiração dos estrangeiros por nossa raça em Copas do Mundo. Confesso até que dava pra imaginar. Mas depois de vivenciar tal experiência e sentir na pele esse “reconhecimento”, admito certo espanto. Perdoem-me, argentinos: é impressionante a força do futebol canarinho.

Até você assimilar a ideia e se acostumar com a situação, chega a ser um pouco constrangedor. A junção do nome Brasil com o manto verde-amarelo é a senha da satisfação (fotos). O sorriso entreaberto no canto da boca denuncia, escancara o pensamento. O sentimento. As palavras então se tornam meras redundâncias. “Vocês são foda”, eles dizem com os olhos, sem precisar dizer de fato.

Alguns, porém, aproximam-se. Querem confirmar se você é mesmo brasileiro, genuíno, da terra de Pelé, Garrincha e Romário. Se a resposta for positiva, querem abraçá-lo. O fato de ser brasileiro é suficiente. Como se você fosse uma estrela, eles pedem pra tirar foto lado a lado. Isso pode ocorrer mais de uma vez. Tem até quem coloque pra falar com o amigo do outro lado da linha do celular. “He is a brazilian samba boy.”.

Uruguaios no Aeroporto Internacional de Joanesburgo. Foto: Lucas FitipaldiTietagem à parte, o clima de Copa do Mundo é mesmo especial.

Desde o encontro das torcidas na sala de embarque do aeroporto ainda Madri, com os uruguaios cantando como se estivessem num estádio, até o pouso do avião em solo africano, sob aplausos e gritos animados de “Mérrico, Mérrico.”

É o entusiasmo do mexicano, do uruguaio, do holandês, do argentino, do brasileiro e até do americano. Antes mesmo de a bola rolar, a Copa já é uma festa! E como é bom ter sido convidado para desfrutá-la.

*Lucas Fitipaldi é o repórter do Diario enviado para a Copa-2010 e colaborador do blog

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*