Blitz, Iugoslávia e Alemanha Ocidental

Copa do Mundo de 2010: Sérvia 1 x 0 Alemanha

De acordo com os dados da Fifa, as seleções da Alemanha e Sérvia se enfrentaram pela primeira vez em uma Copa do Mundo no dia 27 de junho de 1954, em Genebra, na Suíça. Naquele dia, estava na súmula: Alemanha Ocidental x Iugoslávia.

Alemanha OcidentalIugosláviaOs germânicos divididos ao meio após a Segunda Guerra Mundial e a Iugoslávia na eterna tensão de reunir culturas tão distintas em um campo minado.

Na partida das quartas de final, Ivan Horvat, do time dos Balcãs, marcou um gol contra logo aos 9 minutos. No finzinho, Helmut Rahn fechou a vitória germânica por 2 x 0. O mesmo Rahn faria o gol do título mundial dias depois. O primeiro da Alemanha.

De lá pra cá foram mais dois, criando um lastro de tradição na Copa. Em 1990, o país foi reunificado. Ganhou força política, econômica e reencontrou a sua aura, perdida na primeira metade do século passado sob o desenho de uma suástica.

Dois anos depois, outra reforma geográfica, mas na República Socialista Federativa da Iugoslávia. Em 28 de abril de 1992, a nação foi dissolvida, dando origem a outros quatro países reconhecidos pela ONU: Croácia, Eslovênia, Macedônia e Bósnia-Herzegovina. A ex-Iugoslávia ainda foi “Sérvia e Montenegro” antes de virar simplesmente Sérvia.

Nesta sexta, 18 de junho de 2010, a Sérvia voltou a encarar a Alemanha, mas em um cenário muito diferente daquele de 56 anos atrás, mas o mesmo para a Fifa.

AlemanhaSérviaE nesse quesito, os dois times chegaram a incríveis 7 partidas no Mundial. Um recorde histórico, igualando Brasil x Suécia, que chegaram ao número em 1994 (veja AQUI).

No retrospecto, ampla vantagem dos tricampeões, com 4 vitórias, 1 empate e 1 derrota. Eles continuam em vantagem, mas a Sérvia impôs um duro golpe ao time Klose, que foi expulso. Vitória por 1 x 0, com direito a um pênalti defendido por Stojkovic

A Alemanha não perdia um jogo na fase de grupos da Copa do Mundo desde 1986. Faz tempo… Tanto que a Iugoslávia ainda estava no mapa.

Foto: Fifa

One Reply to “Blitz, Iugoslávia e Alemanha Ocidental”

  1. Pingback: Tweets that mention http://blogs.diariodepernambuco.com.br/esportes/?p=22589utm_sourcepingback -- Topsy.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*