Aumenta a ilusão

Alcides Gigghia, autor do gol do título mundial de 1950, no Maracanã

O atacante Luis Suárez abriu o placar contra a Coreia do Sul com apenas 8 minutos numa chuvosa Port Elizabeth, neste sábado.

Era o Uruguai em vantagem nas oitavas de final. Caminho aberto para ficar entre as oito melhores seleções da Copa do Mundo de 2010.

Algo muito distante do atual cenário do fútbol charrúa. Combalido há décadas. Tanto que o maior jornal do Uruguai, o El País, colocou logo a seguinte manchete no site:

Suárez adelanta a Uruguay y aumenta la ilusión

A Coreia do Sul chegou ao empate, mas o mesmo Suárez, autor de 74 gols em 97 jogos pelo holandês Ajax, marcou um golaço ( “golazo”) e cravou o já histórico 2 x 1.

E o mesmo El Pais mudou o título para Gigante la celeste. A ilusão começa a ficar real…

A Celeste foi a última das 32 seleções a se classificar para o Mundial da África. Lá, caiu em uma chave dificílima. Passou. Foi para as oitavas após 20 anos. Passou. Agora, chega às quartas de final, algo que não acontecia desde 1970, quando acabou em 4º.

E chega bem. Na raça. E com técnica. Finalmente um “time”, e não apenas um bando.

Glória em 1930 e 1950. E em 2010?

Não reconheceu o senhor acima, com a Taça Jules Rimet? É Alcides Ghiggia, que marcou o gol do Maracanazo há 60 anos… E não foi uma ilusão. Não mesmo.

2 Replies to “Aumenta a ilusão”

  1. Um título, ou pelo menos uma semi-final seria muito bom para reerguer o futebol uruguaio. Pela consistencia do time, não me surpreenderei se a taça for para Montevidéu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*