Gana de fazer história

Copa do Mundo de 2010: Gana 2 x 1 EUA

Camarões em 1990, Senegal em 2002 e Gana em 2010.

A República de Gana é uma pequena nação localizada na África Ocidental e que tem como litoral o Golfo da Guiné. Faz divisa com Burkina Faso, Togo e Costa do Marfim. Apesar das dimensões reduzidas, a população (pobre) é de 23 milhões de habitantes. A sua capital é Acra, possivelmente um dos lugares mais alegres do mundo neste sábado.

A seleção do país fez história.

Jogando contra o aplicado time dos EUA, Gana – vestida com o seu uniforme incomum – venceu por 2 x 1 e deu mais um passo no Mundial de 2010. Chegou às quartas de final e igualou o recorde do continente, mas com uma diferença e tanto: Gana conseguiu isso em plena edição sul-africana, unindo todos os povos.

Esta é a sua segunda participação numa Copa. Na primeira, há quatro anos, Gana já havia se classificado às oitavas de final. De cara, pegou “apenas” o Brasil. Perdeu por 3 x 0, com direito ao 15º gol do Fenômeno nos Mundiais. De certa forma, o time africano já estava na história da Copa, mas como coadjuvante, naturalmente…

Em Rustemburgo, a seleção, que detém o troféu de campeã mundial sub-20, assumiu o papel principal do futebol da África. Os africanos continuam na África.

Foto: Fifa

3 Replies to “Gana de fazer história”

  1. Sinceramente, estava torcendo pelos norte-americanos… um futebol solidário e sem estrelas. Ao longo dos anos, o futebol deles está em plena evolução, apresentando organização tática, bem diferente no início dos anos 90, que praticamente era chutão da zaga para o ataque, inexistindo meio campo.

  2. Pingback: Tweets that mention http://blogs.diariodepernambuco.com.br/esportes/?p=23222utm_sourcepingback -- Topsy.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*