A construção de um favorito

Brasil x Chile; Robinho x ValdíviaComo é de praxe, o Brasil chegou como favorito na Copa de 2010. Algo que sempre ocorre a cada quatro anos, numa análise “macro”, levando em conta todo o Mundial. Em alguns jogos, essa opinião é mais latente, com um favoritismo absoluto. E é inegável que esse é o cenário de Brasil x Chile, nesta segunda.

A Seleção vai encarar um freguezaço histórico em Joanesburgo. Desde 1916 foram 65 jogos, com 46 vitórias da Canarinha e apenas sete de La Roja. A situação é ainda mais favorável sob o comando de Dunga. Foram cinco jogos e cinco goleadas, com 20 gols a favor.

Pronto. Esses são alguns números que mostram a disparidade do confronto. Isso sem falar nas duas vitórias brasileiras em jogos eliminatórios do Mundial (1962 e 1998).

E como esquecer que o Chile terá nada menos que três desfalques no Ellis Park, enquanto o Brasil deverá ter a volta de Kaká e Robinho? O Chile costuma jogar aberto. Mas logo contra uma equipe conhecida pela contundência do contra-ataque?

No domingo, Alemanha e Argentina confirmaram o favoritismo e já estão entre os oito melhores do mundo. Nos últimos quatro anos, o time verde e amarelo só não ficou neste patamar uma vez, em 1990, quando o agora técnico Maradona passou pelo agora treinador Dunga, antes de tocar para o atacante Caniggia, que passou por Taffarel e marcou o gol dos hermanos. Faz tempo, hein? Pois é.

Para o Chile, a missão de vencer todos essas estatísticas. Parece impossível. Até seria, caso o esporte não fosse o futebol…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*