Divisão exata

Aeroporto Internacional dos Gurarapes, no Recife

De especulação a realidade…

Durante o lançamento do logotipo oficial da Copa de Mundo de 2014, em 8 de julho, o comitê organizador anunciou uma decisão curiosa sobre a competição.

O Mundial do Brasil será dividido em quatro regiões, numa tentativa de evitar o caos aéreo durante a competição. Segundo estudos, a “nossa” Copa deverá atrair cerca de 3,7 mihões de turistas, sendo 600 mil gringos.

No mesmo dia, o blog publicou um post especulando essa possível divisão, a partir de uma boa discussão que rolou na resenha da editoria de Esportes do Diario de Pernambuco (veja AQUI). Para elaborar as quatro subregiões, levamos em consideração os aspectos econômico, esportivo, político e de logística.

Confira a lista das regiões abaixo. A mesma divisão foi confirmada pela revista VEJA.

1) Recife (Cidade da Copa), Natal (Arena das Dunas) e Fortaleza (Castelão)
2)
Manaus (Arena Amazônica), Cuiabá (Verdão) e Brasília (Estádio Nacional)
3)
Porto Alegre (Beira-Rio), Curitiba (Arena da Baixada) e São Paulo (sem estádio)
4)
Rio de Janeiro (Maracanã), Salvador (Fonte Nova) e Belo Horizonte (Mineirão)

Fortaleza e Natal estão entre os destinos com o maior número de passageiros a partir do Aeroporto Internacional dos Guararapes. Segundo o Anuário de Transporte Aéreo de 2008, Fortaleza ficou em 4º lugar, com 165 mil passageiros. Natal vem uma posição depois, com 107 mil. Esses números vão ter que aumentar bastante durante a Copa…

Logotipo oficial da Copa do Mundo de 2014Distâncias aéreas a partir do Recife:

254 km – Natal
629 km – Fortaleza
675 km – Salvador
1.640 km – Belo Horizonte
1.657 km – Brasília
1.874 km – Rio de Janeiro
2.129 km – São Paulo
2.453 km – Cuiabá
2.459 km – Curitiba
2.834 km – Manaus
2.977 km – Porto Alegre

Se a lógica continuar exata, dois grupos (oito seleções) deverão jogar na nossa subregião. Sugestão para os cabeças-de-chave?

7 Replies to “Divisão exata”

  1. Levando em consideração a História do Brasil:

    Brasil e Holanda -> Recife, Natal e Fortaleza
    Portugal e Espanha -> Salvador, Rio e BH
    Itália e Alemanha -> POA, São Paulo e Curitiba
    Argentina e França -> nas cidades restantes Brasília, Manaus e Campo Grande

  2. Obrigado EASN! Chamar os pernambucanos de argentinos do NE é um grande elogio, mas preferimos ser brasileiros mesmo.

    Até porque o Recife ressucitou a Seleção Brasileira na Copa América de 1989 e nas Eliminatórias de 1993, além de ter recebido o jogo de despedida para a Copa de 1994 como recompensa pelo apoio prestado. Coincidentemente este jogo foi Brasil 2×0 Argentina.

    Pelo fato de Sebastião Lazaroni não ter convocado o atacante Charles do Bahia, a torcida baiana hostilizou a Seleção durante os três primeiros jogos em Salvador daquela Copa América de 1989.

    Sorte do Brasil que o último jogo da primeira fase contra o Paraguai estava marcado para o Recife. Foi aí que os pernambucanos mostraram como é que se recebe e se apóia uma Seleção Brasileira.

    O Brasil estava quase eliminado, mas a vinda a Pernambuco deu um novo gás e o time brasileiro incentivado pela torcida pernambucana conseguiu a classificação para a fase final no Rio vencendo os paraguaios po 2×0.

    Sem dúvida que os pernambucanos são BRASILEIROS antes de serem PERNAMBUCANOS.

    Já os baianos em primeiro lugar são BAIANOS, depois BRASILEIROS.
    Os cearenses também, em primeiro lugar são CEARENSES, depois BRASILEIROS.

    Enquanto os pernambucanos em primeiro lugar são BRASILEIROS, depois PERNAMBUCANOS.

  3. Acho mais legal a holanda ser cabeça de chave aqui…pra alimentar a velha ilusão pernambucana que teria sido melhor com os holandeses do que com os portugueses…

  4. Quando o Brasil foi escolhido sede desse evento, nos prometeram que junto com evento teríamos avanços em termos de infra-estrutura. Pois bem, fomos escolhidos há 3 anos (embora já soubéssemos antes ,visto que éramos candidatos únicos) mas temos, atualmente, 9 estádios na prancheta e quase nada em obra de infra-estrutura. Esse “jeitinho”  que estão dando é o atestado de incompetencia em relação a infraestrutura pois nossos aeroportos continuarão arcaicos e nossas estradas ridículas em 2014 . Podem até falar que é pelo fato do Brasil ser um país continental mas isso não é argumento visto que em 94 o Brasil fez 2 jogos em São Francisco e 1 em Detroit na 1° fase. Como eles sabem que não vão garantir a infraestrutura ao país então aparecem com o sofisma de que somos continentais.
    Quanto a pergunta : Acho que nada mais justo termos a Argentina como cabeça de chave em Pernambuco ( argentinos do Nordeste) . O outro poderia ser a Espanha.

  5. Precisamos de investimentos em estrutura e segurança nos aeroportos para 2014, mas não pode ser esquecido de investir na qualificação de  profissionais para operar os Cindactas. Fiz o trecho POA-CWB durante a Copa do Mundo de 2010. Atraso de voo na ida e na volta, os aeroportos Salgado Filho e Afonso Pena não estavam operando pois as condições climáticas não permitiam. Sabe-se que o governo federal adquiriu um equipamento que permite decolar e pousar com neblina e chuva (motivos que geralmente fecham os aeroportos da região sul no inverno) mas não existe profissional qualificado para opera-lo.

  6. Pingback: Tweets that mention Divisão exata | Blog de Esportes -- Topsy.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*