Em Abu Dhabi. Mas com a taça?

Estádio Volcano, nova casa do Chivas de Guadalajara

Mais um gringo no caminho do Brasil rumo ao título da Libertadores. Em 2010, o adversário de língua espanhola será o milionário Chivas, de Guadalajara.

Após empatar em casa, o time buscou uma vitória na raça sobre a Universidad do Chile, na noite desta terça. Um triunfo por 2 x 0 em pleno estádio Nacional, em Santiago.

O Chivas será o adversário ideal de São Paulo ou Internacional.

Como o clube mexicano é convidado, a vaga no Mundial de Clubes, nos Emirados Árabes, já está garantida para o Brasil, pois a Conmebol só pode indicar times sul-americanos para a disputa. Decisão bem polêmica.

Chamam os mexicanos para a festa. Mas na hora de cortar o bolo, são expulsos.

De fato, o título da Taça Libertadores da América parece perto do Brasil. Porém, a história mostra que essa última fase tem sido mortal para o nosso futebol.

Taça Libertadores da AméricaNas últimas seis finais contra estangeiros foram seis vice-campeonatos. E, pasmem, todos essas decisões aconteceram no Brasil! E nos estádios mais tradicionais do país.

O último que se deu bem foi o Palmeiras, contra o Deportivo Cali, no Palesta Itália. Conquista em 1999. Depois…

2000 – Boca Juniors (Morumbi, Palmeiras)
2002 – Olimpia (Pacaembu, São Caetano)
2003 – Boca Juniors (Morumbi, Santos)
2007 – Boca Juniors (Olímpico, Grêmio)
2008 – LDU (Maracanã, Fluminense)
2009 – Estudiantes (Mineirão, Cruzeiro)

Vale lembrar que a final da maior competição continental foi genuinamente brasileira em 2005 e 2006. Na primeira, o São Paulo bateu o Atlético-PR. Na segunda, o mesmo Tricolor sucumbiu diante do Internacional.

Na quinta, tricolores e colorados voltam a se enfrentar, no Morumbi. Se o jogo já teria um peso gigante, agora ele se tornou incalculável. Vale a vaga direta no Mundial.

O passaporte para viagem ao Oriente Médio está carimbado.

Mas será que dessa vez a Libertadores ficará no Brasil ou vamos ouvir de novamente, em nosso quintal, o grito desaforado de “campeón”? A conferir.

Se São Paulo ou Inter perderem a Libertadores, o título mundial será discutível?

11 Replies to “Em Abu Dhabi. Mas com a taça?”

  1. Exatamente, Marcelo.

    Chivas ou qualquer outro clube mexicano, já que o México não faz parte do quadro de filiados da Conmebol. Apenas times da Conmebol poderiam ser indicados para o Mundial de clubes.

    Os times do México podem até levantar a Libertadores, mas ir ao Mundial, precisavam vencer a “Libertadores” deles, no caso, a Liga dos Campeões da Concacaf (Américas do Norte e Central).

  2. não manjo muito de muito de futebol muito menos de libertadores.

    Então se o Chivas não fosse convidado e fosse campeão da Libertadores. o Vice é que ia para o Mundial?

  3. O regulamento faz “lei” na competição. O que ele não veda, como a final entre filiados a mesma confederação,  é permitido.  Sendo assim, São Paulo e Internacional teriam legitimidade para serem campeões mundiais.
     

  4. Exatamente… eu tinha quase certeza que o Chivas tinha sido um dos dois times. Eles não tem culpa do problema que aconteceu ano passado… mas podem ser campeões fazendo apenas 8 jogos. Isso é estranho.
    Outra coisa: como funciona esse ‘convite’ da Fifa para os times da Concacaf?

  5. Flávio,

    Os mexicanos Chivas e San Luis haviam se classificado para as oitavas de final da Libertadores de 2009, mas com a gripe suína, os outros clubes se negaram a viajar para o México. A Conmebol retirou os dois times da última edição, garantindo vaga neste ano. E os dois clubes já entraram nas oitavas de final…

    Se for Chivas x SPFC seria uma ironia daquelas, pois o São Paulo foi quem mais lutou para não enfrentar os mexicanos em 2009.

  6. Considerando o que foi dito, que o Corinthians participou do Mundial como representante do país sede e que o Chivas entra também como convidado, acho que seria legítimo se observarmos apenas o Mundial. O problema é a Libertadores. O México fica numa situação difícil, pois o futebol da Concacaf é fraco e por isso eles participam da Libertadores. Mas a própria Conmebol faz pouco caso disso. A instituição não fortalece o futebol na região como deveria, já que a própria Sulamericana é desvalorizada por quase todos os times. Enquanto não resolverem unificar as Américas no plano do futebol, vai ser sempre essa confusão. O futebol americano tá se fortalecendo, o mexicano então nem se fala. Acho que já é tempo de pensar em juntar as duas confederações, tanto a nível de seleções (Eliminatórias, Copa América, etc…) quanto a nível de times (Libertadores, Sulamericana). Aí acabaria com esse tipo de polêmica.
    Cássio, você que é mais entendido… o Chivas foi um dos mexicanos prejudicados pela gripe suína ano passado e que por isso teve acesso direto ao mata-mata da Libertadores esse ano?

  7. Washington,

    Será uma conquista legítima. A taça será a mesma que Fernandão levantou para o Internacional em 2006, na última vez em que um clube da Conmebol foi campeão do mundo.

    Mas que é estranho é. O Corinthians foi como representante do país-sede. Isso acontece hoje em dia. Haverá um time dos Emirados Árabes na disputa!

  8. Cássio, de forma alguma. Passaram pela Libertadores… não venceram, mais existia uma condição de ingressar ao Mundial, que é o Chivas, representante da Concacaf que está participando a convite. Bem diferente do mundial do Corinthians, que participou através de um arrumadinho, com a justificativa de ter sido o último campeão brasileiro.

  9. Pingback: Tweets that mention Em Abu Dhabi. Mas com a taça? | Blog de Esportes -- Topsy.com

  10. Complementando o post:

    O Atlético de Madri é o único time vice-campeão continental que ganhou o Mundial.

    Em 1974.

    Perdeu de 1×0 do Independiente, em Avellaneda, e ganhou por 2 x 0, em Madri.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*