Definindo o “torcedor”

Torcedor mirim da Holanda...O post “80 mil razões” se transformou em um bom debate sobre as torcidas pernambucanas, com comentários sobre qual era a maior, a mais presente, a mais fiel… Confira AQUI.

O tema acabou dando a ideia para a nova enquete do blog.

Muitos dizem que torcedor de um clube de futebol é aquele que roda a catraca. Outros tantos dizem que qualquer pessoa tem o direito de torcer, mesmo sem participar ativamente da vida do seu clube do coração.

Então… Vamos ver o que os internautas aqui do blog acham. Coloquei cinco opções na enquete. Veja em qual delas vocês se encaixa.

Na sua opinião, o que é preciso para ser reconhecido como um “torcedor”?

  • Tem que acompanhar ao vivo todos os jogos do time, no estádio ou via rádio/TV/web
  • É necessário ter pelo menos uma camisa da equipe. E usá-la de vez em quando
  • Saber o ano da última conquista, as cores e o grito de guerra
  • Basta gostar apenas de um clube, mesmo que não o frequente muito
  • É preciso ser sócio. Em dia

Participe! A enquete está no lado direito do blog…

3 Replies to “Definindo o “torcedor””

  1. Pedro Ricardo,
    Preste atenção nas opções… Uma delas é:
    Tem que acompanhar ao vivo quase todos os jogos do time, no estádio ou via rádio/TV/web
    Condiz com o que você acha que define um torcedor, não?
    Simpatizante/torcedor, na minha opinião é a mesma coisa. Acho que é enquete tem justamente esse gancho: acabar com esse senso comum de que um torcedor vale mais do que o outro.

  2. Cássio,
    Acho que nenhuma dessas opções condizem com o que é necessário para se considerar torcedor.
     
    Temos dois tipos de torcedores. Aquele que simpatiza e aquele que realmente torce pelo time.
     
    O simpatizante tem a camisa, assisto um jogo ou outro sob influencia dos amigos, mas pouco conhece a história e pouco se emociona com o time.
    Já o torcedor é aquele que faz questão de falar do seu time, de acompanhar, ir pro estádio, sem ligar para a situação em que o povo se encontra.
     
    Torcedor que vai pra Libertadores (porque é “chique”) é diferente daquele torcedor que comparece em uma quarta divisão, por exemplo

  3. é uma questão um tanto quanto abstrata. Acho que todas hipóteses compõem uma categoria de torcedor. Comecei a acompanhar o Sport em 96 e com os meus doze anos não podia ir a ilha sozinho, uma vez que eu era o unico rubro-negro na família, e por conseguinte nenhum parente me deu alguma camisa, logo me enquadrava na opção 4. Hoje tenho dinheiro, tempo e idade pra ir a ilha e sou sócio em dia, e sempre que o Sport lança o seu padrão preto, vou la na loja oficial e compro. Torcedor  “pé de radio” é torcedor do mesmo jeito. Veste a camisa e o populariza o clube tanto quantos os sócio, e na hora de um patrocínio, entram na conta. Além de comprarem jornal e darem audiência aos meios de comunicação que transmitem e comentam sobre o seu time. Ou seja, de uma forma indireta eles contribuem para o orçamento do clube.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*