Futebol pernambucano em miúdos

Futebol e Cidadania

As torcidas uniformizadas tornaram-se um grande problema do futebol brasileiro nos últimos anos. Um problema “macro”, bem além do raio de atuação dos clubes. É algo que congrega polícia, políticas públicas e justiça.

No estado, temos o Juizado Especial do Torcedor (Jetep), que atua junto ao Ministério Público de Pernambuco (MPPE) no combate à violência no futebol. O órgão lançou o vídeo institucional “Futebol e Cidania” (saiba mais AQUI). Abaixo, veja 10 minutos do vídeo, que também está sendo distribuído em DVD, inclusive para o blog.

A peça foi (bem) desenvolvida pela Ateliê Produções, com direção de Cezar Maia, com direito a legendas em português e inglês. Descrição oficial do vídeo:

“O vídeo sobre o futebol pernambucano traz depoimentos de promotores de Justiça, delegados, juízes e diversos torcedores. Além da explicação sobre os detalhes do Estatuto do Torcedor, a responsabilidade de torcidas, times, dirigentes e até jogadores, o filme ressalta a beleza do futebol, resgata a magia da bola em campo, que as vezes, fica obscurecida pela violência.”

O tema relacionado às torcidas organizadas já havia sido abordado recentemente em outro post no blog, também com vídeo (confira AQUI).

One Reply to “Futebol pernambucano em miúdos”

  1. Todo tipo de trabalho pra banir a violência dentro e fora dos Estádios é  válido e importante. Agora, querer rotular as TORCIDAS UNIFORMIZADAS já é outra coisa diferente….
    Na hora que um torcedor qualquer que tiver com a camisa simples do CLUBE praticando arruaça, o clube será punido? Não!
    Na hora que um policial militar colocar o cavalo por cima do torcedor do nada, coisa que eu já presenciei, a PM será punida? Não!
    Por que na hora que um “torcedor” que tiver com a camisa de uma TORCIDA ORGANIZADA tiver bagunçando, vandalizando, qualquer “ando” que seja o delito, a TORCIDA ORGANIZADA será punida? É assim que tá nas novas regras que saíram… http://www.diariodepernambuco.com.br/2010/07/09/brasil6_0.asp
    Eu acho que cada um que responda por seus atos a não ser que num determinado grupo preso aprontando tiver provas de que algum membro é da DIRETORIA da TO. Há casos que já escutei que tem meliantes que botam a camisa das 03 TO’s daqui. Eles escolhem qual colocar só pra ir perturbar dentro da TO ou rivalizar com as outras… Acho que generalizar não é certo, assim como não achei certo tirar o álcool dos Estádios…..o camarada já chega bebum, se quiser……
     

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*