A alfinetada

Seu Madruga e Seu Barriga

Festa de gala no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

Presença maciça da torcida do Fluminense, o grande campeão do ano.

Cerimônia para a entrega oficial da taça de campeão brasileiro, com intervalos para homenagens especiais. Numa dessas, o presidente do Corinthians, Andrés Sanchez, subiu no palco. Motivo? Os 100 anos do Timão.

Aproveitando a oportunidade de falar no palco, o dirigente levantou uma polêmica.

“…Você ser rebaixado, como o meu time já foi, é doloroso. Mas é um orgulho voltar para a Primeira pela porta da frente…”

O dirigente não conseguiu terminar o discurso, pois a vaia da torcida do Flu foi enorme.

De fato, o Flu não tem um histórico dos melhores neste sentido. Rebaixado na Série A de 1996, o clube virou a mesa e jogou a elite em 1997. Caiu de novo. Na Série B de 1998, novo rebaixamento. Em 1999, ganhou a Terceirona… Em 2000, porém, o clube foi beneficiado com a criação da Copa João Havelange e foi alçado ao módulo principal.

A verdade é que Sanchez falou o que muitos queriam há um bom tempo…

16 Replies to “A alfinetada”

  1. O titulo de 1987 deve sim ser lembrado e comemorado pelo Sport , sua torcida e diretoria. É um feito , independente das discussões. Ponto final.

    O que não pode é o Sport estar transformando 1987 no 1950  do futebol uruguaio. A cada derrota , a cada Copa não ida , eles se lembravam de 1950. O passado dominou o futebol uruguaio , que deixou de rivalizar com Brasil e Argentina e chegou a perder terreno para Equador , Colombia , Chile e Paraguai.

    O Sport está flertando com esse caminho perigoso. Ano passado , enquanto perdiamos de todo mundo no brasileirão , a nossa diretoria ( temos uma ? ) começou a desviar o foco da ridicula campanha para a polemica envolvendo o ano de 1987 , já que o Flamengo estava lutando pelo titulo. Nas ultimas cinco ou seis rodadas do brasileirão , quando as chances de titulo do Flamengo passaram a ser reais , o nosso “presidente” , ao inves de cuidar da nossa casa , passava a ocupar seu tempo para reviver essa polemica de 1987. E grande parte da imprensa e dos torcedores embarcaram na onda dele , fazendo com que ele conseguisse alcançar o seu objeitvo , de mudar o foco da raiva dos torcedores do Sport para o suposto sexto titulo nacional do Flamengo.

    Uma das coisas que mais me deixa preucupado é quando vejo um dirigente dizer que “O Sport sofre perdas financeiras e comerciais quando se diz que o Flamengo é hexacampeão”.

    Na boa , que perdas ???

    Me provem que o valor do nosso patrocinio está abaixo da nossa realidade porque parte da imprensa diz que , há quase duas década e meia atrás , o campeão brasileiro foi o Flamengo.

    Me provem que ganhamos mais dinheiro nessa terrivel primeira década do século 21 , por termos jogado 5 das dez edições do brasileirão na série B.

    Quero que me provem que o Sport perde mais dinheiro não sendo chamado de campeão brasileiro de 1987 do que por jogar apenas 3 das ultimas 10 edições do brasileirão na elite.

    Vamos parar com essa babaquice. O titulo está lá , na nossa sede e pronto. Acho lamentavel , triste mesmo , vermos 1987 ser usado para maquiar o péssimo momento que o Sport vive há uma década.

    Se vocês pensarem bem , com a razão e não a emoção , hoje o Atlético PR ocupou o espaço que sempre foi disputado por Sport e Bahia no futebol brasileiro , o do tal décimo terceiro integrante do G13. Em Curitiba , eles trabalham e pronto. O resultado é que eles estão jogando a série A , de forma consecutiva , desde 1996 , fato só repetido por Flamengo , São Paulo , Santos , Inter e Cruzeiro. Foram campeões brasileiros , vice e chegaram outras três vezes entre os seis primeiros nesse periodo. Além disso , foram vices da Libertadores , semifinalistas da Sul-Americana e campeões do torneio que dava vaga a Libertadores em 1999. Além disso , refizeram um estádio e possuem um CT de ponta. E estão faturando cerca de R$ 60 milhões por ano , sem dividas.

    É ai que o Sport , a sua diretoria , tem que olhar , tem que se preucupar.

    Clube grande , ou que deseja ser um , tem que olhar para si , se voltar para as suas conquistas e ponto final.

  2. GOIAS E SANTA CRUZ FORAO CAMPEOES DE  1999 DA SERIE B
    QUEM CAIU EM 1999 ?
     
    COMO O SÃO CAETANO  CONSEGUIU SER VICE CAMPEAO BRASILERO SE ELE NAO SUBIU PARA A SERIE A ?

  3. Eu também conheço um outro time que foi resgatado da Série C no tapetão, mas é melhor não falar o nome dele, senão alguns mais SENSÍVEIS ficarão chateados…

  4. Ninguém aqui vive do título de 1987. Mas se necessário, a gente o defende com unhas e dentes. Este foi um dos nossos 2 títulos mais importantes, mas não é o único. E já estamos pensando nos próximos…
    Perceba que quem trouxe o tema “1987” à tona foi o tricobarbiano EASNO, no que foi refutado pelos colegas rubro-negros Paulo e Rony Melo e por mim, e depois você entrou na história.
    Ninguém estava nem falando em 1987, mas quando vem um tricobarbiano falando besteira tem que ter algum rubro-negro pra colocar ordem na casa e dar uma de “museu” pra meninada que não sabe do que está falando.
    Saudações hegemônicas e clássicas,
    Guilherme de Aquino 87/08

  5. não estou blefando.e não sou museu feito vossa senhoria!se voce quiser viver disso,lamento!nem o Bahia vive do titulo de 1988!nosso futebol com essa mentalidade,não merece ser o q um dia foi.

  6. Desculpe, Leonardo-PE, mas você deve ser muito novo ou então está blefando não pesquisou direito. O módulo amarelo, jogado pelo Sport, contava sim com alguns dos melhores times de futebol do Brasil na época. Exemplos:

    – Guarani: vice-campeão de brasileiro de 86, com a melhor campanha
    – Inter-SP: a equipe então campeã paulista (é isso mesmo, o campeão paulista não era o São Paulo, o Palmeiras, o Corinthians ou o Santos)
    – Bangu: vice-campeão brasileiro de 85
    – América-RJ: 4o colocado do campeonato de 86
    – vários outros

    Só um tricobarbiano, um autêntico insano ou alguém que não conhece a história do futebol para dizer que o Sport jogou contra times de 2a linha. Só para constar, dos 20 clubes melhores colocados em 1986, 12 ficaram no módulo verde em 1987 e 8 no módulo verde. Entre os 4 melhores colocados de 1986, 2 eram do módulo verde e 2 do módulo amarelo.

    Ademais, havia vários times no módulo amarelo, Sport incluído, que tinham DIREITO a jogar a primeira divisão, e por isso jogaram. Se você for questionar o título de 1987 do Sport pelos adversários contra quem jogou, vamos também jogar no lixo o título de vários outros times, como o brasileiro de 83 do Flamedo, em que jogou contra, dentre outros clubes, Moto Clube, Rio Negro-AM, Paysandu, Tirandentes-PI, Americano-RJ…

    Isso não é argumento que se sustente. O que vale é o regulamento. Apesar de pegar umas babas dessas, o Flamedo é o legítimo campeão de 83.

    Então, caro Leonardo-PE, me desculpe mas não estou me apegando ao que a imprensa de PE falou não. Eu fiz o que você diz ter feito mas não fez: eu vivi e pesquisei tudo sobre o campeonato de 1987.

    Quanto a poucos reconhecerem esse título, isso é outra mentira cabeluda. Em pesquisa recente do carioquíssimo e insuspeito (pois flamenguista, como todos sabem) jornal Lance, 66% dos pesquisados numa amostra de mais de 8.000 pessoas disseram achar que o título de 87 é do Sport, enquanto somente 34% consideraram o título como do Flamedo.

    Então, meu caro, não é só a CBF que reconhece o título do Sport. Some também a ela a FIFA, o STJ e 66% dos brasileiros.

    Saudações hegemônicas e clássicas do verdadeiro campeão de 87,

    Guilherme de Aquino 87/08

  7. até quando a torcida do Sport vai viver desse título de 1987 q até hoje,poucos reconhecem,apesar da CBF ter dito em rede nacional q é do clube de recife a taça?cansa!cansa e irrita ao mesmo tempo.o q o ESAN falou,não tem nada de asno!o problema é q muitos ainda se apegam a uma imprensa atrasada de rádio,feito a nossa!por que esse”torcedores”não pesquisam melhor sobre esse assunto?fiz a minha parte.pesquisei!um”campeão”jogando com os clubes de 2a linha do Brasil,não considero campeão.considero sim a Copa Do Brasil de 2008!esse ninguem tasca mesmo!mas,nosso futebol vive desse atraso.por essas e outras,está na segundona do Brasil!

  8. Prezados,
    Não dêem trela pro EASNO. Está na cara que ele só quer provocar sem conhecer a história de fato. O Sport jogou o regulamento que foi aprovado por todos os times da primeira divisão (módulo amarelo + módulo verde). E foi campeão de fato e de direito.
    Portanto, não há o que discutir com as tricobarbies invejosas. A elas, caso tenham dúvidas, recomendo darem uma olhada no website cujo link deixo.
    Saudações hegemônicas e clássicas,
    Guilherme de Aquino 87/08

  9. Pingback: Tweets that mention A alfinetada | Blog de Esportes -- Topsy.com

  10. Em 1987, quiseram melar o campeonato brasileiro, mudando regulamento no meio da competição. Mas o Sport foi firme e seguiu à risca as regras do jogo. Por isso o Leão é considerado Campeão Brasileiro da 1ª divisão DE FATO E DE DIREITO. Título referendado pela CBF, Conmebol, FIFA, STJD, STJ, STF. Campeão moral, representante legal do Brasil na Libertadores junto com o Guarani (vice campeão da série A em 86 e 87).
    O resto é inveja.

  11. Tenho orgulho da história do Sport, um time ficha limpa de verdade. Nunca se envolveu em viradas de mesa, nem arrumadinho, nem resultado combinado. Nas duas vezes que subiu de divisão, foi campeão em 1990 e vice em 2006. Orgulho de Pernambuco, orgulho de um povo que representa a maior torcida do Nordeste.

  12. Concordo EASN que no Brasil tudo é possível, mas qual foi este episódio que vc relatou? procuro na história e nas estórias dos brasileirões e não acho.

  13. E ele mentiu ? Mas, num país onde transformam campeão de segunda divisão divisão em campeão Brasileiro, tudo é possível.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*