Clássico da Metrópole

Caruaru

Recife? Não… Caruaru!

A cidade acaba de chegar à expressiva marca de 300 mil habitantes.

Começa a ganhar um ar de metrópole.

Edifícios de 20 andares, shoppings, parque industrial aquecido… Desenvolvimento.

A 130 quilômetros do Recife, a Capital do Agreste foi “aproximada” pela duplicação da rodovia BR-232, há uma década.

Porém, o seu futebol se desenvolveu de forma modesta no período. Até agora.

Além do Porto, que já havia sido vice-campeão estadual em 1997 e 1998, somente mais um vice, com o Central, em 2007.

O Alvinegro e a sua torcida cada vez mais fiel, com uma média acima de 8 mil pessoas no Lacerdão. Uma fidelização mesmo sem grandes conquistas.

O Tricolor e a sua estrutura impressionante, com um centro de treinamento que é candidato a campo oficial de treino da Copa do Mundo de 2014.

Em 2011, uma reviravolta incrível na cidade. No gramado.

Em 12 jogos disputados pelos times locais no Campeonato Pernambucano, são 10 vitórias, 1 empate e apenas 1 derrota, com 18 gols marcados e apenas 7 sofridos.

A Patativa é vice-líder com 88% de aproveitamento, enquanto o Gavião está logo atrás, em 3º lugar, com outro ótimo índice, 83%.

Rivais que crescem juntos. Ambos treinam no CT do Porto e jogam no estádio do Central. Surreal, caso único no país. O acordo de três anos deverá ser prorrogado.

Neste domingo, a hora do choque, com o Clássico Matuto, no Lacerdão, às 16h.

São quase 17 anos de história e 37  confrontos entre os pássaros no Estadual.

Retrospecto: 15 vitórias do Porto, 12 vitórias do Central e 10 empates.

Seja lá qual for o resultado, a dupla continuará no G4 até o fim da rodada. Caruaru continuará crescendo… Quem sabe até o dia em que um deles conquiste o título.

8 Replies to “Clássico da Metrópole”

  1. sensacional Cassio, mesmo vc sendo amapaense vc realmente mostra que pernambuco esta no seu coraçao, vc fala da cidade de caruaru como um pernambucano nato que quer ver seu estado para frente, estou frequentando  o seu blog a um mes e ele é muito bom, parabens.
    falando do post, é sensacional, reflete bem a cidade de caruaru, lider do interior de PE, na minha opiniao caruaru ja deveria ter uma regiao metropolitana ha alguns anos, neste mes estava vendo o crescimento surpreendente de caruaru nos ultimos anos e vi que uma vereadora estava com um projeto de transformar a cidade numa regiao metropolitana, fiquei muito feliz pois caruaru deveria ter regiao metropolitana ha muito tempo, depois disto arrumei um tempinho para ver qual a populaçao da regiao metropolitana de caruaru futuramente e nas minhas contas vai ficar entre 800 a 900 mil habitantes, ENORME, achava que era bem menos.
    o pessoal que comanda os esportes em PE ja deveria ter um projeto para fazer um belo estadio de volei na cidade para caruaru ter um time na primeira divisao do volei nacional, sei que antes tem que passar pela liga nacional mais com um bom projeto da para colocar um time (feminino ou masculino) na superliga principal, um ginasio no centro da cidade de caruaru para 7.000 pessoas com o que ha de mais moderno, seria otimo para o estado inteiro. a equipe teria o nome pernambuco/patrocinio, os dois nomes, por exemplo: pernambuco unimed.
    eu nem sou de caruaru, sou de recife mas caruaru tbm esta no meu coraçao.

  2. Maravilhosa Graça!!!
    Parabens pela excelente matéria.
    Sim.
    Tanto Caruaru, como Porto e
    principalmente o Central, precisam de um
    olhar mais imparcial dos cronistas Pernambucanos.
    Abraço alvinegro.

  3. Clássico Metrópole é Santa Cruz x Náutico, quando eles jogam os frequentadores da “Metrópole” vão em peso.

  4. Pela tradição quase centenário que tem o Central e pela estrutura que possui o Porto, ambos os clubes eram para estar figurando no pior das hipóteses na Série C do Brasileiro.

  5. Parabéns pela matéria, Cassio. Esses dois times realmente estão dando orgulho aos caruaruenses e estão crescendo à todo vapor junto com a cidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*