Veja bem a calculadora de 2014

Arena Pernambuco. Crédito: Odebrecht/divulgação

Nesta semana, a revista VEJA traz em sua manchete o atraso nos estádios brasileiros para cumprir o cronograma da Copa do Mundo de 2014 (veja AQUI).

Mas, na visão deste blog, vem com um erro grave na base dos cálculos…

Segundo a publicação, a final do Mundial, por exemplo, será realizada apenas em “2038”, segundo critérios matemáticos da reportagem.

Está no texto: “A reportagem comparou o orçamento previsto para a reforma ou construção de cada arena com o valor que foi investido nelas até agora. Em outras palavras, analisou a execução orçamentária estádio por estádio”.

A Arena Pernambuco tem um orçamento oficial de R$ 532 milhões. Lá, já foram investidos R$ 60 milhões. Segundo a VEJA, caso a obra local siga no ritmo atual, o estádio só ficará pronto em dezembro de 2015.

Aí está o problema na edição da revista com a maior tiragem de exemplares do país.

O próprio texto diz que seria preciso aumentar o gasto mensal em 72% para concluir a empreitada no tempo necessário.

Mas quem falou que o gasto mensal é estático? Na matéria, ninguém. Nenhuma obra é executada de maneira linear. Isso inclui edifícios, estaleiro, estádios, rodovias etc.

Desde que a obra começou, em 30 de julho de 2010, é gradual a evolução na carga de trabalho, principalmente no efetivo. De 18 operários, o projeto já chegou a 620. O gasto mensal de abril deste ano não foi o mesmo de agosto passado, sem a terraplenagem.

Em janeiro de 2012, o pico da obra, estão previstos 1.800 trabalhadores. Ou seja, não é difícil imaginar que o gasto mensal aumentará. No efetivo, o crescimento será de 190%.

O atraso existe e em todos os setores da Copa, como estádios, aeroportos e mobilidade urbana. Não precisa de cálculos mirabolantes para se chegar a essa conclusão…

Veja o hotsite do Diario sobre a evolução da Area Pernambuco AQUI.

20 Replies to “Veja bem a calculadora de 2014”

  1. Nós paulistas já percebemos a intenção de um dos maiores corruptos do planeta Ricardo Teixeira. Ele quer a abertura da copa, o encerramento, o quartel da mídia, os holofotes, todos para o Hell de Janeiro. Lá a corrupção come solta. Exemplo disso foi o Pan que custou 10 vezes mais que o valor inicial. Para as Olimpíadas vão fazer tudo de novo. Nem os tijolos vão aproveitar.
    Portanto, os paulistas não devem participar dessa bandalheira. SÃO PAULO NÃO PRECISA DA COPA.
    Quando um paulista fala em separação do Brasil, não é por causa do Nordeste e sim por essa corrupção típica de pais subdesenvolvido.

  2. É uma boa essa copa ser um fiaco mesmo!!! Assim, dá para tulmutuar ainda mais o Governo do PT, com a ajuda da VEJA, FOLHA, JORNAL NACIONAL, etc..

  3. Claro q não Alexsandro.vossa senhoria não entendeu o q este q vos fala quis dizer!mas,concordo com o final.quem vai ficar no lucro é a FIFA!

  4. Querem dizer que elite de estado administrado por “esquerdista” é boazinha ? A elite pernambucana , um bando de herdeiro de um sistema canavieiro, é boazinha só porque o governador se diz socialista ? Só a elite de São Paulo é safada ?
    O fato é que estão atrasando as obras para meterem a mão na grana. O legado que essa copa trará será a privatização dos lucros e socialização dos prejuízos!

  5. sabe quem pode salvar São Paulo:o nosso Lula!explico:como o governador não vai dar os 370 milhões de reais restantes,o ex presidente,está articulando para fornecer essa grana.a”Elite”de São Paulo não quer a copa-2014,pois teme”q traga legado”.ou seja:eles apostam no”quanto PIOR,Melhor”!eu apoio essa negativa do Governador de São Paulo.não era pra ter copa no Brasil(opinião pessoal).mas,vamos nós!

  6. Leonardo, acho que não é bem assim.

    Governo algum abriria mão de um evento altamente benéfico (ou maléfico, depende..) para ambições políticas.

    SP fora da Copa? esqueça! SP estará na copa sim! Como Pernambuco e os demais estados contemplados (poderá haver corte de sedes, mas não Recife. Recife atualmente é o centro financeiro do Nordeste. Não estará fora!).

    Não teremos estádios “MEGA-ULTRA-SUPER-BLASTER” como os apresentados nos projetos (no Autocad tudo fica lindo..risos!). Mas teremos bons estádios.

    Mas, não tenhamos dúvidas: TUDO SERÁ SUPERFATURADO!

    Fazer o quê??

  7. é isso mesmo amigo!se vossa senhoria for dar uma passadinha nos blogs esportivos de São Paulo(leia-se vitor birner,juca kfouri,mauro cezar pereira etc.)o teor da conversa é essa!tem tambem o conversa afiada de Paulo Henrique Amorim,q já falou sobre isso.não é loucura minha!

  8. que conversa é essa que os paulistas não querem a Copa por lá, Leonardo-pe? Pode explicar melhor??

  9. Alberto lima:é o q venho dizendo aqui sobre essa copa.as obras estão atrasadissimas.e digo mais:São Paulo e mais algumas cidades(Recife q abra o olho),vão ficar de fora dessa copa.por que não tem estrutura para isso.se bem q em São Paulo,a elite,o PSDB,e a imprensa não querem a copa lá.tanto é q as obras do”fielzão”foram paralisadas!voltando a nossa terrinha,como é q o governador de Pernambuco diz q está”25% concluida”a infra-estrutura e a obra do estádio?pra agradar Rico Teixeira?q Mico!

  10. Senhores, as obras estão atrasadas sim!

    Não se trata apenas de comparativos de cronogramas e orçamentos.
    Trata-se, também, de comparativos com outras obras feitas em Mundiais.
    Tem que ser muito inocente pra não perceber que esse atraso é proposital, visando desvio de dinheiro público!

    As obras estão atrasadas, e não é só aqui em Recife!  

    No mais, acho que está na hora de parar com esse mania de perseguição pelo PSDB!

    A culpa é do Brasil!

    A Fifa sabe que estão atrasadas as obras. Entretanto ela está em processo de eleição do presidente que deve ser novamente o Blatter. Esperem ele se eleger, e verão a postura da Fifa completamete diferente, e com uma severidade bem maior!

    Jornais internacionais de economia também sabem desse atraso, especialista em construções sabem disso também. E aí? São do PSDB?

    Só quem não sabe mesmo é o Brasil e o cabeça oca do ministro dos esportes!       

    Mas, se serve de consolo, vamos ter a tão sonhada Copa! Dez vezes mais cara, é verdade, mas teremos! 

    Agora, já imaginaram esse horror de dinheiro sendo usado na saúde e educação de Pernambuco e no Brasil??

    Nossa!!  Educação?? Saúde??…Nem pensar!!!…Eu quero é futebol!!

    “pão e circo”!!…Nós merecemos…!   

  11. De um estado que tem no governador um dos principais aliados do PT, não era de se esperar que a VEJA falasse coisa boa…

    Também, não é de se surpreender que a matéria tenha feito um cálculo amador de propósito só para “queimar´´ o governo, na teoria, de esquerda.

    Por isso que essa revista está perdendo a credibilidade, por fazer reportagens tendenciosas que não disfarçam a sua linha ideológica no campo da política…

  12. e aí,culpa nossa tambem.sabe por que:por que a gente endeusa e endeusou essa gente não só da”Revista Veja”.esqueça essa tal de”mobilidade urbana”.vão fazer um Belo”Remendo”!Aeroporto:o nosso está apto para Receber Turistas.trabalha com uma capacidade Baixa.eu(q não sou BABACA),sei q Recife vai Receber no Máximo 3 jogos dessa Copa.e só vão vir pra cá,os países de menor tradição futebolistica.os”sem torcida”!

  13. O critério utilizado é ao mínimo RIDÍCULO. Prá saber se uma obra está em atraso não era só pegar o cronograma de execução planejado e comparar com o efetivamente realizado? Tão simples…mas não…eles quiseram simplificar mais ainda e fazer a conta de divir o valor total da obra pelo valor já gasto…e achar em quantos meses estariam prontos…sem comentários prá um jornalismo desse nível.

  14. Cassio,
    PQP essa reportagem da VEJA deveria ser usada na faculdade de Engenharia, Negócios e Jornalismo, como não fazer um trabalho, sem utilizar critérios.
     

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*