1987 chegou ao Olimpo

Zeus

Complexo do começo ao fim, longo, arrastado, cansativo.

O episódio do título brasileiro de 1987 ainda rende. É, possivelmente, a competição de futebol mais polêmica da história em relação ao desfecho, sempre mutável.

Já teve de tudo. Julgamento nas esferas esportiva e cível, caso transitado em julgado, reviravolta com resolução administrativa da CBF, nova ação judicial e revogação.

Nesse tempo todo, o caso chegou a bater na porta da Fifa, em 1988, quando o então secretário-geral da Fifa Joseph Blatter viajou ao Rio de Janeiro e deu um ultimato à CBF, ordenando a indicação do Sport à Libertadores.

Em breve, a sede da entidade, em Zurique, na Suíça, poderá receber novamente a papelada do conturbado Brasileirão. Após a nova ação leonina na Justiça Federal, ainda que sobre o mesmo conjunto de papéis do caso encerrado em 16 de abril de 2001, a diretoria do Flamengo já divulgou que pretende levar o impasse à corte da Fifa.

Nas regras da entidade, é proibida qualquer interferência da justiça comum para discutir o mérito esportivo. Entre as punições mais severas – ainda que não tenha sido aplicada -, a desfiliação, da entidade ou do clube. A punição de praxe: dois anos sem jogar.

A Fifa passou a tomar atitudes deste porte com mais ímpeto na década de 1990. Até a entidade se pronunciar de novo, o caso ainda deverá continuar lento, sem fim.

Mas vamos a uma hipotética dúvida para o torcedor do Sport, em último caso…

Caso o preço para ter de uma vez por todas a exclusividade do título brasileiro de 1987 fosse sofrer a punição da Fifa, qual opção você escolheria:

1) Ficaria dois anos sem jogar, contabilizando dois rebaixamentos. Caso consiga o acesso este ano, o clube voltaria em janeiro de 2014 na Série C.

2) Recuaria e tiraria a ação contra a resolução 02/2011 da CBF, aceitando a divisão oficial do título nacional.

Comente sobre tal hipótese, que, acredite, não deve ser descartada…

47 Replies to “1987 chegou ao Olimpo”

  1. 87 é nosso!
     
    se o sport for punido o flamengo também será.
     
    ficar dois anos sem jogar não é nada em comparação a perder a honra.
     
    e daí se cair? a gente sobe de novo e pronto.

  2. Fernando Imundão do Arruda (comentário 37),

    Você está enganado. 

    Pesquisa de 2009 do carioquíssimo jornal Lance (e, portanto, totalmente parcial ao Flamedo e sua corja) demonstrou que 66% da população brasileira considera o título brasileiro de 1987 como sendo do Sport Club do Recife. Estes são aqueles que estão a favor da legalidade, do cumprimento de contratos, da ética e da justiça.

    E 34% da população acha que o título é do Flamedo. São aqueles a favor do jeitinho, do golpe, aqueles que são contra a democracia e francamente antiéticos.

    Não coincidentemente, estes números representam razoavelmente bem a divisão entre as torcidas. Senão, vejamos:

    Dentro dos 34%, você pode encontrar os aproximadamente 33% da grande, iludida e manipulada torcida flamedista e os aproximadamente 1% da declinante, invejosa e infame torcida tricobarbiana, a 2a torcida de PE, da qual você faz parte.

    Os outros 66% da população brasileira são compostos pela torcida do Sport Club do Recife (em sua minoria) e de praticamente todos os torcedores dos outros times do Brasil (em sua maioria), que se põem contra o golpe que o Flamedo vez por outra quer dar (mas que nunca consegue). Estão todos cansados das artimanhas e sacanagens do rubro-negro carioca, que só leva paulada na cabeça mas não se cansa de dar uma de escroque.

    Para comprovar facilmente este fato, basta navegar por grandes blogs de esporte quando há discussões sobre 1987 (pegue o do Juca Kfouri, flamenguista, por exemplo). Naturalmente a maior parte das pessoas apóia o Sport em sua luta contra as falácias e as mentiras. Sejam palmeirenses, corintianos, atleticanos mineiros e paranaenses, colorados, gremistas, vascaínos, são-paulinos, botafoguenses, coxas-brancas, cruzeirenses, tricolores cariocas, rubros-negros baianos, entre muitos outros. A proporção de 66%/34% ou 2 pra 1 aparece muito claramente.

    Basta saber ler, o que no seu caso, pode ser difícil.

    Saudações hegemônicas e clássicas do campeão de 87,

    Guilherme de Aquino 87/08

  3. EASN:kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.Pois É(14:00):assino embaixo.e quantas vezes vossa senhoria pedir!

  4. “O FUTEBOL BRASILEIRO SÓ SERÁ ORGANIZADO E HONESTO NO DIA QUE O BANDIDO RICARDO TEIXEIRA SAIR DA CBF. EU NAO SEI PORQUE AIDA NAO ABRIRAM UMA CPI PARA INVESTIGAR ELE.”

    Se trocarmos brasileiro por pernambucano e Ricardo Teixeira por Bode rouco, o comentário do junior cavalcanti se aplica perfeitamente a realidade local!!!!

  5. não duvido que no fim o FLAmídia ganhe essa
    dinheiro é tudo infelizmente se sobressai sobre a justiça como exemplo o novo código penal Brasileiro que estipula fiança pra homicídio, assim como o caso de 87 a justiça é vergonhosa

  6. É só falar de 1987 que vem uma chuva de comentários. E o mais impressionante é que a maioria dos torcedores do XIPÓ preferem passar 2 anos sem atividade, ser rebaixado para a Série D para ficar com o título de Campeão Brasileiro de 1987. Isso é que é mediocridade…Também pudera, como um timeco desse nunca terá condições de conquistar esse título em campo, vale qualquer coisa para “conquistar” esse título, mesmo que seja nos tribunais, só para ter o gostinho de esfregar na cara dos rivais e do Bahia, sim, para não ficar atrás do tricolor baiano na hora de se discutir quem é o maior clube do Nordeste, haja visto que o Bahia é Bi-Campeão Brasileiro (em campo). No mais, e ainda acham ruim quando o XIPÓ é motivo de chacota no Sul do país, e os espertalhões aproveitam esse fato para se fazerem de coitadinhos, que são perseguidos, só para insulflar a torcida local. Cá entre nós, acho que fazem isso de propósito: falam de 1987 só para ter um clima de comoção entre os torcedores para desviar a atenção deles e não perceber que o futebol pernambucano está caindo pelas tabelas, acho até que eles querem que continue essa celeuma de 1987 por muito tempo, assim continuam mamando nas tetas do Futebol-PE por muito tempo sem ser importunados.

  7. Estou de acordo o meu Sport jamais deve esquecer a luta em que travou estes anos todo nao acredito que va ser penalizado quem deve ser penalizado e o flamerda e a CBF vamos ate o fim, nem que seja o último meu suspiro da minha vida o meu Sport jamais deve retirar nada.

  8. e como sempre aparecem os”limpinhos”.claro,pra falar mal da casa dos outros.se esquecendo da sua.q Rico Teixeira vai sair da CBF em 2014,depois da copa é praticamente certo.mas,e o nosso”Bode Rouco”?esqueci,ele”defende”os interesses do futebol de pernambuco.20 anos de FPF e nosso futebol só andou para trás.tirando 2008/09(q foi o q”salvou” um pouco),não se dá para aproveitar nad!

  9. SOMOS  CAMPEÕES
    O RESTO SE  LASQUE  DE RAIVA, INVEJA ,OU MESQUINHA ASSIM
    PELO SPORT TUDO
     

  10. Cássio,

    novamente, o Título Denorex?

    Será que ainda não se percebeu que, tirante os ilhéus-retirantes, ninguém que conheça, mesmo que seja só um pouco, o futebol brasileiro poderá acreditar num título tão legítimo quanto uma nota de 3 reais?

    Quem ganhou dentro de campo foi o Flamengo.

    Mais de 20 anos se passaram e a mentira ainda teima em ser repetida? Isso é coisa típica da turma da ilha-da-fantasia…

    Conta outra!

    Rarará.

    Um abraço, Fernando Arruda.

  11. O FUTEBOL BRASILEIRO SÓ SERÁ ORGANIZADO E HONESTO NO DIA QUE O BANDIDO RICARDO TEIXEIRA SAIR DA CBF. EU NAO SEI PORQUE AIDA NAO ABRIRAM UMA CPI PARA INVESTIGAR ELE.

    FUTEBOL CORRUPTOOOOO!!!!

  12. a torcida do sport nao aceita de maneira alguma dividir oque é nosso de direito…se o flaglobo recorrer a fifa ela tbm tem qu ser punida ja que o mesmo entrou na justiça comum…resumindo:prefiro 2 anos fora à concordar com essa nojeira de divisao de titulo.      PELO SPORT TUDOOOOOOOO!!!!!!!!!!

  13. Só as barbies msm que comemoram o hexa, deve ser pq não tem mais nada pra falar… Tem time aê que é deca e nem comenta!!!

    Deviam comemorar por ser o único time a perder pra outro que jogava com apenas 7 jogadores!!! huahuahua

    E e tivermos que ir pra C ou D, tem problema não…

    Assim seremos o único time do Brasil a ser campeão das série A, B, C e D.

    Coitado do Santinha, não ia ficar com nada!!! hehehe

  14. O flamengo so é considerado grande porque compra tudo e todos. Esse negocio de o flamengo e a fifa é negocio de time pequeno é o que o flamengo é time pequeno.O flamengo que mais um titulo no roubo esse eles não vão conseguir porque o legitimo campeão de 1987 é o SPORT CLUB DO RECIFE e ponto final.

  15. Senhor Luiz Cesar, parabens pelo seu vice campeoanato em um titulo brasileiro jogando contra  grandes equipes, nós (SPORT RECIFE) somos CAMPEÕES BRASILEIROS DA COPA DO BRASIL, também jogando contra grandes equipes do futebol brasileiro. Não morremos na praia como é hábito dos senhores alvirubros aflitos.

  16. Acho que Flamengo mais uma vez vai passar vergonha,pois a própria FIFA,a Conmebol,já tem desde 1987 homologado o titulo ao SPORT,assim como também ganhamos em todas as Instâncias Juridicas do Brasil. O que agente ver é que somente a Globo que sustenta esse titulo do Flamengo.O Sport não precisa ter medo de nada,pois além de todos os documentos favoráveis a sua causa,quem está na briga também é o São Paulo,que não quer perder sua exclusividade de Primeiro Hexa Brasileiro.
    Então,torcedores da galinha preta,chorou,miou…SPORT CAMPEÃO DE 1987 E CREUUUUU!!!

  17. Pra o sport ser campeao tem que terminar a partida contra o guarani ,que estava em 11 x 11 nos penaltis.Esta tudo errado,nos penaltis tem que sair um ganhador.Sport Campeao brasileiro só sobre patins.

  18. Niko falou muitíssimo bem, até a parte que aceita dividir o título, a partir daí discordo completamente. Pela nossa dignidade e pela pequeníssima moralidade que existe no futebol, eu ficaria 2 anos sem jogar, sim.

    Mas isso não vai acontecer, tenho certeza. Se não, foi o que o Niko falou: o flamengo também terá que ser punido.

  19. Essas barbies são ridículas, vivem mesmo de passado e sempre mortas de inveja do Sport. Que é que elas tem de entrar nesta discussão? aqui é briga de cachorro grande, velho, é briga de campeões brasileiros! Os vices não devem nem se meter! pra que? nacionalmente falando, o que é  que as barbies tem? um vice campeonato quando? essa que está postando aqui (luis cesar), por acaso viu? eu vi o Sport ser campeão dentro da Ilha do Retiro, ganhando de 1×0 para o Guarani de Campinas. O Flabosta teve medo de jogar, não cumpriu o regulamento, é justo que fique de fora. O Sport foi a campo, esperou, como ninguém apareceu para jogar ganhou de Wx0. Porque contestar? não é o regulamento? e antes de começar a competição o Flabosta também não assinou? então, qual é a dúvida monte de abestados, desiludidos, invejosos? 

  20. Não são somente dois anos, a punição vale enquanto o time não tira a ação da justiça comum. Então, se o Sport não tirar, ficaria sem jogar para sempre.
    Aí é óbvio que não vale a pena. Nem ficar 2 anos sem jogar, isso deixaria o time numa crise financeiras sem precedentes, tendo que jogar pernambucano para se classificar para a serie d, e por aí vai.
    Vejo a questão como curiosidade, nenhum dirigente ou pessoa séria, com contas a pagar, com responsabilidade para cumprir contratos, sequer cogitaria tirar o Sport de campo por 2 anos (e eu acho que é até mais)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*