Neymar escreve uma nova ordem. Fica peixe, Real Madrid!

Neymar, Pato e Ganso, craques da Seleção Brasileira. Foto: Fifa/divulgação

Por Lucas Fitipaldi*

O Real Madrid quer Neymar já. Mas Neymar quer esperar. A obsessão do clube espanhol pelo craque revela um cenário até então desconhecido. Jamais um jogador atuando no Brasil chamou tanto a atenção da imprensa estrangeira.

Por consequência, jamais o futebol brasileiro (aqui, não me refiro à Seleção) conseguiu penetrar com tanta força na mídia de fora. Por ser tão inusitada nestes tempos mercantilistas do futebol, a postura de Neymar incomoda. Aos gringos. Em nada a nós brasileiros. A disposição do Real Madrid em pagar a multa rescisória (45 milhões de euros) não parece tão suficiente para Neymar quanto o “ser feliz” neste momento.

Logicamente, ninguém é bobo. A felicidade no Santos também tem muito a ver com o momento econômico do Brasil. O salário europeu que recebe na Vila, desde a renovação de contrato, pouco antes de recusar a proposta de outro gigante, o Chelsea, faz o garoto e os que estão à sua volta sentirem-se valorizados. Mas, rendimentos financeiros à parte, ninguém pode negar: fazer o poderoso Real Madrid esperar é novidade.

Hoje, a transferência de Neymar depende única e exclusivamente da vontade dele. E, ao menos por enquanto, ela parece não ter preço. O que faz a cúpula do Real mendigar. Implorar. Em vez de balançar o rabinho e sair correndo atrás do novo dono diante da primeira proposta tentadora, Neymar inverteu a ordem das coisas.

Brigar com o clube do coração, forçar uma saída, nem pensar! Ao bater o pé e reafirmar o desejo de permanecer no Santos, pelo menos até a disputa do Mundial, o menino Ney pode estar criando um novo modelo. A forma como os poderosos europeus enxergam o futebol brasileiro é simples e rasteira: um quintal farto de exploração que se oferece sempre em qualquer circunstância em troca de “plata”.

Se conseguir mudar essa mentalidade, resistindo outra vez às investidas do explorador estrangeiro, a postura de Neymar pode vir a se tornar um marco. Ainda que a transferência seja inevitável dentro de um futuro breve, seis meses podem valer por vários anos, décadas talvez. Está em jogo uma valorização ainda maior das próximas gerações, e, principalmente, mais respeito aos clubes brasileiros.

A postura adotada também serve de espelho para Paulo Henrique Ganso, que parece bem mais inclinado a cruzar o Atlântico. São apenas seis meses de espera. O tão sonhado confronto com o Barcelona os aguarda de braços abertos. Ficarei na torcida.

Obs: “O Real Madrid quer Neymar já” foi a manchete estampada no site do jornal Marca na última sexta-feira. Adivinha quem tomou conta da capa na versão impressa?

* Lucas Fitipaldi é repórter do Diario de Pernambuco e colaborador do blog

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*